Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Speed Champions
Ano de Edição: 2024
Número de Peças/Minifigs: 245/1
Preço LEGO®: 27€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/76919-1/2023-McLaren-Formula-1-Car
Olha, um Speed Champions diferente do habitual. Será que vale a pena?
Nesta segunda encarnação do tema onde os carros andam nos 8-wide, apenas temos um Fórmula 1 Mercedes em 2022 e outro Aston Martin de 2024, ambos em conjuntos acompanhados de outro veículo. Este último tem imensas parecenças com o set que estou a analisar hoje.
Já passaram décadas de quando acompanhava com muita atenção o ano do campeonato de F1, mas ainda consigo apreciar alguma da beleza destas máquinas. Depois de construído, a primeira coisa que me salta à vista é que o veículo está completamente fora de escala, sendo muito grande para o minifig que lá está dentro. Arrisco a dizer que a inclusão da minifigura destrói a percepção de escala do veículo.
Em termos de construção fiquei novamente com a sensação que existem peças fabricadas de propósito para conseguirem determinados efeitos especificamente para estes sets. Com isto que fique claro que não sou contra o aparecimento de novas peças, o problema para mim está na exagerada quantidade de peças novas por ano e a especificidade de muitas delas que as tornam inúteis para além daquilo para que foram desenhadas.
De alguma forma é refrescante construir este Formula 1 em relação aos demais Speed Champions. É quebrada o habitual padrão e até conseguimos ver algumas técnicas rebuscadas. Por isso considero a experiência bem interessante que é afectada a todos os níveis pela quantidade absurda de autocolantes. Para terem a noção do ridículo, há peças impressas que levam autocolantes!! Poderá haver uma justificação para este acontecimento, mas nenhum me ocorre, já que a marca em questão (Chrome) aparece impressa noutras peças.
O resultado final é impecável em termos de LEGO (mesmo descontando que há algumas peças que parece que foram feitas para estes modelos em particular). Como refiro acima, há o problema da escala, mas desaparecendo com o minifig (que vá lá se saber porquê, traz uma ferramenta), o caso fica resolvido.
Quanto às peças há algumas interessantes, outras inutilizáveis (por serem impressas ou por se colarem os autocolantes) mas no geral fica a sensação que 27 euros é demasiado para o com que se fica.
Concluindo, temos um belíssimo set que representa relativamente bem o original, mas que é desproporcionado se pensarmos na escala minifig. Algo caro para as peças que oferece.
Conclusão 7/10