Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review do 10260 Downtown Diner

por baixinho, em 04.11.19

Tema: Creator Expert / Modular Buildings

Ano de Edição: 2018

Número de Peças/Minifigs: 2480/6 

Preço LEGO®: 169.99€ (149.99€ na Alemanha)

Link Brickset: https://brickset.com/sets/10260-1/Downtown-Diner

 

Quando o Café Corner surgiu em 2007 o mundo AFOL deu um salto e uns meses depois deu um outro com o aparecimento, primeiro, do Market Street e, depois, do Green Grocer, o que confirmou que seria uma série de sets para continuar.

As série foi afinando e agora os AFOLs já sabem que um novo modular ficará disponível a cada 1 de Janeiro. Enquanto ainda não se conhece o próximo set da série, vou recuar praticamente dois anos e analisar o Downtown Diner, conjunto que teve alguma contestação devido ao seu estilo bem vincado.

10260 Downtown Diner (3)

Em termos de peças temos um jeitoso PPP de quase sete cêntimos, bastante atraente para os dias de hoje. Fora peças impressas, existem neste momento apenas três peças exclusivas para este conjunto, as 6213790, 6221720 e 6213793. Mas não dou grande destaque a estas peças já que penso que a utilidade torna-se duvidosa devido à cor. Sim, eu sou daqueles que não ficou grandemente entusiasmado com o regresso do teal (bright bluish green para a LEGO). Sim, é mais uma cor na palete da LEGO mas preferia outras cores não tão berrantes ou até mesmo o regresso do sand-red. Existem várias outras peças relativamente raras ou incomuns, mas a maior parte são ou em teal ou em ros. :/

10260 Downtown Diner (4)

No entanto mesmo se não dermos importância a estas cores, restam-nos imensas peças bastante úteis e de fácil utilização. Bricks, plates, tiles, janelas, jumpers, paíneis transparentes, etc.  Tudo útil para construirmos edifícios e não só!

10260 Downtown Diner (6)

A construção é dividida em cinco fases ao longo das duzentas páginas de apenas um livro de instruções. A primeira e segunda fase dedicam-se ao rés-do-chão. Depois de uma parte inicial um pouco chata já que se limita a assentar tiles, as coisas começam a animar-se com a decoração interior do restaurante. Algumas técnicas mais ousadas animam essa fase já que temos SNOT qb e várias utilizações originais de peças. Gostei particularmente de duas longas secções em SNOT que encima a fachada do rés-do-chão. A terceira fase dedica-se inteiramente ao primeiro andar onde temos um pequeno ginásio que pessoalmente achei parco em interiores. Nada que comprometa o valor do conjunto mas vejo como uma oportunidade desperdiçada. As escadas exteriores, as janelas pequenas construídas ao contrário, a frente em SNOT são, para mim, os pontos mais interessantes desta fase. O segundo e último andar ocupa a quarta fase da construção do set. É um estúdio musical um pouco mais decorado que o andar inferior, mas se calhar não tão interessante em termos de técnicas. Continuam as janelas ao contrário e a fachada em SNOT, mas nada que chegue perto daquelas escadas exteriores da fase anterior. A última fase é dedicada ao terraço do edifício (começo a sentir saudades de telhados nesta série) e ao automóvel. Apesar de umas cornijas interessantes, o terraço não deixa grandes lembranças. O automóvel pode ter vindo directamente de Cuba, mas apesar de algumas soluções interessantes, não me conseguiu entusiasmar.

10260 Downtown Diner (11)

No geral o edifício tem linhas que lhe dão um ar único entre os modulares o que o tornam irrepreensível em termos de exterior. Quanto aos interiores é desequilibrado já que o rés-do-chão é perfeito, o primeiro andar é fraco e o segundo é assim-assim.

As Peças 9/10 (bom PPP e boa variedade, algumas cores difíceis de utilizar noutros contextos)

A Construção 10/10 (deliciosa, sem grandes partes chatas e com algum pontos brilhantes)

O Desenho 9/10 (exterior original e irrepreensível, interiores desequilibrados)

Jogabilidade 9/10 (o habitual nesta série, fica bem em qualquer prateleira de um AFOL)

10260 Downtown Diner (7)

10260 Downtown Diner (8)

10260 Downtown Diner (9)

O grande motivo de contestação a este conjunto, o estilo representado, é para mim o seu ponto forte. Torna-o original, destacando-se dos restantes edifícios da série. Quanto a técnicas cumpre a premissa da série de ser um festival de ousadias :)

Conclusão 9/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds