Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review do 10264 Corner Garage

por baixinho, em 19.02.19

Tema: Creator Expert

Ano de Edição: 2019

Número de Peças/Minifigs: 2569/6

Preço LEGO®: 199.99 € (179.99€ na Alemanha)

Link Brickset: https://brickset.com/sets/10264-1/Corner-Garage

 

O lançamento anual dos modulares causa sempre uma grande expectativa junto dos AFOLs. Este é o décimo-quarto (sim, também conto com o Market Street) e acredito que o interesse tem se mantido nestes últimos anos.

Pareceu-me que a reacção às primeiras imagens deste conjunto foi mista, muito talvez pelo estilo do prédio não ser dado a grandes ornamentos e/ou detalhes. Pessoalmente fiquei agradado tanto pelo tema retratado (um posto de combustível) como pela grande fachada na diagonal, bem diferente do que a LEGO tinha feito até agora.

Mas os modulares não vivem apenas da beleza do edifício, mas também das técnicas de construção que utiliza (muitas vezes inovadoras e extremas) e das peças que traz (muitas vezes raras e em grandes quantidades).

10264 Corner Garage (5)

Em relação à série, pessoalmente estive muito entusiasmado com os primeiros três modulares (que os tive) e depois o interesse esmoreceu. Voltei a entusiasmar-me com a série com o Parisian Restaurant, já que além de ser esteticamente bonito, estava recheado de peças novas e técnicas interessantes. Neste momento considero os modulares o state of art da LEGO tanto nas peças utilizadas como nas técnicas. Obrigatório para quem gosta de estar ao corrente em termos de LEGO.

Mas voltando ao Corner Garage e começando pelas peças, mesmo tendo em conta o PVP português, o PPP é interessante já que fica próximo dos 7,8 cêntimos. Segundo o Brickset, são várias as peças exclusivas, algumas delas até em quantidades apreciáveis. No entanto acredito que num dos casos seja devido a alteração da referência LEGO (portanto não uma peça nova) e outras vão ser peças que irão aparecer, possivelmente de forma comum, noutros sets. No entanto algumas delas são muito bem-vindas, como são o caso da window 2x2 em verde escuro e da window 2x3 em sand blue.

Mas um conjunto com mais de 2500 peças não vive apenas das peças exclusivas. A presença de peças em dark orange (nomeadamente bricks 1x?) é notória e extremamente interessante. Arrisco a dizer que suficiente para ficar com um stock satisfatório desta cor. Depois tenho que realçar alguns bricks em dark green, a presença em três cores e numa quantidade apreciável da minha amada plate 1x2 rounded, vários tiles recortados com quantidades e cores interessante e, por fim, as novas folhas (32607) e flores (24866).

10264 Corner Garage (6)

A construção está dividida em seis fases, as primeiras três dedicadas ao rés-do-chão e veículo, a quarta ao segundo andar, a quinta ao terceiro andar e sexta e última ao terraço. Como nos últimos modulares, os minifigs vão aparecendo em cada uma das fases e já não é novidade que deixaram de ter o sorriso clássico. A construção, como é hábito neste tipo de sets, é intercalada entre fases mais monótonas como é o levantamento das paredes ou a colocação de um número por vezes grande de peças iguais, e fases mais interessantes onde conseguimos um detalhe original ou nos apercebemos porque afinal tínhamos colocado aquelas peças naqueles locais estranhos uns passos atrás. Aliás, arrisco novamente a dizer que construir um modular é das experiências mais satisfatórias enquanto construção de sets LEGO e este Corner Garage, apesar de não ser excelente, está em linha com que a série nos habituou.

Penso que o design é o melhor possível tendo em conta o estilo de edifício escolhido. Apesar do aspecto um bocado austero da fachada, existem alguns pormenores que fazem com que valha a pena olhar duas vezes. As janelas (principalmente as do lado direito e as do veterinário), a cornija e, principalmente, a sugestão que o posto de gasolina é posterior à construção do edifício e obrigou a remodelações na fachada do rés-do-chão. O próprio posto de abastecimento é um pequeno tesouro bem secundado por um veículo de reboque extremamente interessante.

10264 Corner Garage (2)

Não considero que os interiores sejam interessantes, mas também não desiludem. Existem vários pormenores interessantes (aquário, mesa de trabalho do veterinário, parede interior na diagonal no veterinário, quarto de banho, televisão e os vários sofás) apesar de me parecerem que todos andares estão um pouco vazios e mereciam umas tiles no chão, nem que seja a representarem alguns tapetes.

10264 Corner Garage (4)

Apesar de o conjunto ter alguns gadgets e estar pensado para ser “brincado”, não consigo olhar para ele propriamente como um brinquedo com o propósito último de estar nas mãos dos mais novos. Bem, no meu caso o Artur anda sempre de volta dele, mas neste caso ele sabe que não é para desmontar.. Pelo menos para já.

De notar que apesar de questionar a pertinência da existência de alguns gadgets, como o portão e a plataforma elevatória de automóveis, reconheço que a sua introdução está realizada de forma interessante e praticamente não afecta o aspecto exterior do edifício.

 

As Peças 10/10 (uma verdadeira cornucópia de peças apetitosas)

A Construção 9/10 (não é a experiência perfeita, mas não deixa de ser muito boa)

O Desenho 8/10 (talvez aqui o problema não seja tanto o desenho do modelo mas a escolha do próprio modelo)

Jogabilidade -/10 (acredito que na maior parte dos casos é um parâmetro que não se aplica nestes sets)

 

Não é o melhor dos modulares mas está longe de ser o mais fraco. Consegue cumprir na questão das peças interessantes e técnicas avançadas e é um pouco vítima do modelo de edifício escolhido. No entanto penso que é uma adição de mais valia à série de modulares, já que nem todos os edifícios tem que ser belezas arquitectónicas.

Obrigatório para quem gosta de modulares (claro) e muito interessante para quem gosta estar em cima das novidades LEGO.

Conclusão 9/10


(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds