Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Creator Expert
Ano de Edição: 2020
Número de Peças/Minifigs: 2504/5
Preço LEGO®: 159.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/10270-1/Bookshop
Todos os anos a LEGO lança um novo modular, um acontecimento seguido por milhares de AFOLs tornando esta linha talvez a mais prestigiada da empresa. Este ano foi a vez de uma pequena livraria acompanhada por uma casa de chá sendo edifícios independentes em bases 16*32, ou seja, um set duplo à semelhança do que tinha acontecido em 2011 com o 10218 Pet Shop e em 2007 com o 10190 Market Street. Mas a reacção dos fãs não foi nada unânime. Se por um lado ambos edifícios são extremamente bonitos, por outro lado são relativamente pequenos e a traseira é extremamente pobre. Mas estas características não são suficientes para avaliar este set, um trabalho do designer estreante nesta linha, Wes Talbott.
Comecemos pelas peças que ficam com um PPP próximo de uns agradáveis 6.4 cêntimos. As peças exclusivas (capa do livro, número da porta, tiles do letreiro da livraria, cabelo da mulher e o camaleão) não são propriamente capazes de criar furor, no entanto temos alguns lotes de peças interessantes. Bem interessantes. Sejam os incomuns bricks em Bright Bluish Green (o famoso teal) ou os mais comuns bricks em Medium Nougat (dark flesh) ou até a quantidade de peças em cores mais vulgares como o tan, azul escuro, cinzento claro, vermelho escuro ou castanho. Cores com um número de peças apreciável que fazem com que sejam mais fáceis de utilizar. Foras as peças exclusivas impressas, não temos peças deste ano. As peças mais recentes são do ano passado onde destaco duas unidades em preto da 41682 plate 2x2 com plate 1x2 na vertical e as muitas (60 em cinzento claro, 4 em laranja e 7 em preto) da ornamental 49307. Destaco também as peças para a vegetação, as janelas em branco (que fazem sempre falta) e em teal e os vários microfones (4 em preto e 2 em cinzento claro + extras) sem qualquer impressão que são óptimos para efeitos ornamentais. Por fim devo salientar a distribuição do tipo e quantidade de peças que me parece excelente para construir originalmente sem recorrer a outros sets.
Gosto das minifigs mas num set deste género parecem-me sempre algo secundárias.
A construção é dividida em dois livros (um para cada casa) e envolve oito fases, quatro para cada edifício. Como é habitual nos modulares, o começo de cada casa é, no meu entender, o mais monótono já que se limita a colocar as tiles na baseplate e a delimitar a área do edifício. Após isso começa o interesse ao começarmos a fachada, pormenores no interior e as necessárias, e por vezes desinteressantes, paredes. Enquanto o primeiro edifício tem uma construção mais interessante no interior (escadas em caracol que não são propriamente uma novidade, mobiliário da livraria, o desproporcionado sofá e a vulgar cama) o segundo edifício brilha com a fachada (escadas exteriores de acesso à porta principal, as cenas triangulares em cima das portas e janelas e que não sei o nome, a janela proeminente e o telhado que afinal não resulta tão bem como parece). Apesar da construção ser relativamente interessante, fora as escadas exteriores do segundo edifício não tive nenhum momento wow, algo que aconteceu várias vezes nos dois modulares anteriores (10260 Downtown Diner e 10264 Corner Garage). Há uma boa aplicação das técnicas para efeitos visuais, principalmente nas fachadas, mas fora as escadas exteriores não consegui sentir o estar a construir algo para depois ficar maravilhado em como tudo encaixa, tudo bate certo.
No entanto em termos de design, as fachadas dos edifícios são extremamente bonitas, os interiores vão desde os excelentes (ambos os rés-do-chão) aos parcos (porão do segundo edifício) com algumas escolhas duvidosas (camas e gigantesco sofá). Poderia omitir as traseiras, mas são tão ridículas que evidentemente não tiveram o trabalho que mereciam. É que visualmente descompensam tanto os edifícios que são claramente um ponto negativo. Um pouco mais de trabalho teria com certeza um resultado imensamente positivo.
Quanto à jogabilidade posso avaliar três aspectos. Primeiro a re-usabilidade das peças, que me parece bastante boa já que tem uma variedade e distribuição (entre peças mais básicas e mais específicas) interessante. Em segundo a forma como o set encaixa noutros conjuntos do tema para efeitos de exposição, aspecto que me parece excelente. Por fim a jogabilidade mais clássica, ou seja se o conteúdo é capaz de gerar brincadeiras e histórias o que neste caso parece-me também excelente.
As Peças 8/10 (distribuição interessante mas sem surpreender)
A Construção 7/10 (poucos momentos wow)
O Desenho 7/10 (aquelas traseiras afundam qualquer coisa)
Jogabilidade 9/10 (brinca-se, expõem-se e pode servir para criar construções originais)
É sem dúvida alguma um modular muito bonito... Se não o virarmos para ver as traseiras. A construção possui alguns momentos interessantes, mas não tantos como se poderia esperar num set deste tema.
É um set acima da média e que ficará bem em conjuntos com os restantes modulares. No entanto não é um state of art em termos de técnicas de construção como outros do tema.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)