Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Creator Expert
Ano de Edição: 2020
Número de Peças/Minifigs: 960/-
Preço LEGO®: 79.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/10271-1/Fiat-500
A LEGO anda a habituar mal o pessoal que gosta de automóveis, principalmente os históricos. É que desde 2014 (mais a 10220 Camper Van de 2011) deita cá para fora um por ano.
Este ano foi a altura de viajar para a Itália e “legolizar” um veículo muito popular no sul da Europa em meados do século passado. Sim, já tínhamos visto o Fiat 500 num projecto do Ideas, mas polémicas à parte, não era difícil de prever que a LEGO acabaria por fazê-lo.
Como não é difícil de prever que no futuro apareçam outros carros muito conhecidos…
As 960 peças dão um jeitoso PPP de 8,3 cêntimos que se torna ainda mais interessante se tivermos em conta que existem perto de quarenta (sim, quarenta) tipos de peças exclusivos deste set. Claro que quase todos são iterações de peças em cool yellow, a cor predominante deste conjunto. Posso dizer que fiquei admirado com muitas destas peças já que acredito que muitas ficarão exclusivas deste set a menos que este amarelo deslavado se torne numa cor muito utilizada noutros temas. Não vou enunciar cada uma delas mas posso dizer que para quem gosta desta cor, este set tornou-se essencial já que expandiu imenso a cor. Então se pensarmos que o Fiat Cinquecento nunca teve oficialmente esta cor, até podemos pensar que a LEGO está a fazer o gosto aos AFOLs ao expandi-la.
Há outras peças interessantes noutras cores, mas aí aconselho a dar uma vista de olhos no vídeo de montagem nos momentos em que abro os três conjuntos de saquetas.
A montagem do set é dividida em três fases que percorre as 144 páginas de um belíssimo livro de instruções. A primeira parte é dedicada ao veículo original e, pasme-se, está em Inglês e em Italiano! Depois de sabermos mais sobre o veículo e do desafio que foi torná-lo num modelo LEGO, começamos a primeira das três fases que é dedicada essencialmente ao chassis, parte traseira e motor. Na segunda fase ficamos com os belíssimos e ultra detalhados interiores e portas. Na última parte temos a frente, rodas, tejadilho e os acessórios de pintor.
A construção, como se pode visualizar no vídeo, é recheada de pontos interessantes, sejam na criação de belíssimos detalhes como levar a geometria LEGO a novos extremos.
Isso resulta num modelo perfeitamente reconhecível onde as curvas características do original são fielmente reproduzidas com peças LEGO resultando numa construção bastante próxima do verdadeiro. A tarefa demorou mais de hora e meia e posso dizer que foi tudo menos chata (atenção que no vídeo acelerei as partes onde não falo :)). De notar também que o modelo é relativamente pequeno e é lindo ver caber tanto pormenor num espaço tão pequeno.. Exactamente como o original.
Apesar de ter vários pontos jogáveis como as portas, tejadilho, apetrechos do pinto, roda sobressalente, etc, não considero a jogabilidade como um ponto essencial num modelo que é essencialmente para expor. Claro que o meu filho deu uma voltinhas com ele :)
As Peças 9/10 (interessante no geral e essencial para quem gosta de cool yellow)
A Construção 9/10 (intensa nos detalhes e truques)
O Desenho 10/10 (resultado excelente e bastante próximo do real)
Jogabilidade -/10 (não aplicável)
Pessoalmente acho que este set é um dos melhores do tema dos veículos históricos que a LEGO vem lançando nos últimos anos. Uma construção que proporciona uma experiência muito interessante que resulta num belíssimo carro que emula bastante bem o original.
Conclusão 9/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)