Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review do 21322 Pirates of Barracuda Bay

por baixinho, em 29.06.20

Tema: Ideas

Ano de Edição: 2020

Número de Peças/Minifigs: 2545/10

Preço LEGO®: 199.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/21322-1/Pirates-of-Barracuda-Bay

 

Quando a LEGO anunciou este conjunto no final do mês de Março deste ano as grandes surpresas foram a evidente referência aos conjuntos piratas do final dos anos 80 e a possibilidade de transformar os destroços do navio na ilha num barco completo. A dimensão aparente e a quantidade de peças temáticas são outros pontos que também não escaparam aos primeiros escrutínios. Começa a ser hábito os designers da LEGO tornarem um bom projecto do Ideas num set incontornável. Mas será que este conjunto gigantesco (e caro) vale mesmo a pena?

21322 Pirates of Barracuda Bay 19

O primeiro ponto que analiso são mesmo as peças e aí o conjunto tem um Preço Por Peça bastante simpático de perto de 8 cêntimos. Sim, um bom pedaço do sortido são peças básicas, mas há uma quantidade apreciável de peças específicas e até peças exclusivas. Destas últimas, além de minifigs e acessórios, destaco 1 unidade do barril em preto (6300358, que afinal também aparece no novo Mickey Mouse and Minnie Mouse), 1 unidade da plate round 6x6 em tan (6093862, que seria perfeita para as mesas da Livraria Lello), as 4 unidades da janelas novas 1x4x3 em amarelo (6316742), as 5 unidades brick 1x2 modified com tijolos em laranja escuro (6314383) e as 7 unidades da caixa 2x2 pequena em Medium Nougat (6312464). Isto tudo sem as velas e, volto a referir, as várias peças novas de minifigs. Há também uma quantidade apreciável de peças incomuns interessantes. Mas para isso aconselho a dar uma vista de olhos na longa metragem que é o filme da abertura e montagem do set que se encontra no fim deste artigo. No início de cada fase faço uma pequena apreciação das peças interessantes. Mas o conjunto não vive apenas de peças exclusivas ou semi-exclusivas. É sempre bom ver 22 unidades da tile 1x4 em castanho escuro, 17 unidades da slopes 45 2x2 facetada em canto em LBG (6034676), 16 unidades das folhas de palmeira em verde (6299808), 9 unidades da candeia (6227901), etc, etc. Temos peças em cores mais básicas mas também cores mais específicas onde os tons, como eu chamo, de terra (castanhos e tans) são predominantes. Os minifigs são versões renovadas de personagens antigas, o que pessoalmente considero uma aposta ganha.

21322 Pirates of Barracuda Bay 1

A construção é, no mínimo, entusiasmante. Demorei mais de uma semana a terminar (sim, não montei todos os dias e ainda tive um intervalo para montar o Mickey) e nunca me senti farto do conjunto. São 14 fases onde começamos pela parte direita da ilha, passamos para o casco central do barco, vamos para a parte esquerda da ilha e depois proa e popa. Temos secções mais estruturais, outras mais de detalhes, mas sempre com muita variedade. Temos também uma décima-quinta fase com algumas peças para a conversão dos destroços em barco. Não fiz essa secção mas é algo que tenciono fazer no futuro. Quanto a técnicas há detalhes para todos os gostos.

21322 Pirates of Barracuda Bay 6

O desenho final cumpre o propósito integralmente. Temos uma ilha de piratas repleta de locais e apetrechos, temos a referência aos conjuntos dos finais dos anos 80 tudo com as peças e técnicas a que estamos habituados a ver actualmente. Tudo isto num resultado de dimensões bem generosas.

21322 Pirates of Barracuda Bay 13

A jogabilidade cumpre, para mim, os três grandes parâmetros de jogabilidade de um conjunto LEGO deste género. Tem um sortido de peças excelente para novas construções, tem enorme potencial de brincadeira e fica bem em qualquer estante lá em casa.

As Peças 10/10 (excelente sortido pontuado por excelentes peças raras)

A Construção 9/10 (longa e longe de ser chata)

O Desenho 9/10 (anos 80 hoje!)

Jogabilidade 10/10 (peças, brincar e expor no máximo)

21322 Pirates of Barracuda Bay 21

Não, não o considero um set perfeito. No entanto é extremamente equilibrado nas suas características resultando naquilo que eu acho que deve ser um set LEGO temático. Muitas peças interessantes sem cair no exagero, bom playset recheado de potencialidades de aventuras com o bónus de ser 2 em 1, lindo e imponente para deixar qualquer um babado.

Conclusão 10/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:00



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog