Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Creator
Ano de Edição: 2018
Número de Peças/Minifigs: 923/5
Preço LEGO®: 89.99€ (79.99€ na Alemanha)
Link Brickset: https://brickset.com/sets/31084-1/Pirate-Roller-Coaster
Este é um dos sets que mais despertou a minha curiosidade neste ano e é com grande prazer que faço este review. Ter uma montanha-russa bem mais barata que a gigantesca 10261 e num tema que consegue propor mais que um modelo por set será potencialmente uma ideia muito boa. Vamos então saber se a LEGO conseguiu executá-la bem.
A caixa tem um tamanho apreciável para o preço (não vou entrar em delongas quanto ás diferenças de preços entre Portugal e a terra dos germânicos..) e depois de aberta verifica-se que está bem recheada. As peças são tantas que para facilitar a construção decidimos optar pela velha técnica de separá-las por pequenos recipientes de plástico. Não, não eram da Tupperware :)
O PPP é um pouco menor que 10 cêntimos, mas penso que deveremos ter em conta que os carris e os vagões não devem ser peças nada baratas. E algumas delas são exclusivas deste set. Pelo menos em Light Bluish Grey. Apenas tem mais uma peça exclusiva, o Brick Round 2x2 em azul claro com 37 unidades. Existem várias peças incomuns, mas penso que não vale a pena as destacar.
A variedade de peças é muito interessante. Primeiro temos as peças dos carris e vagões que podem ser úteis para muitas situações. O tema dos piratas e mar disponibiliza também muitas outras peças úteis. De notar que por ser um set Creator a quantidade de peças básicas é apreciável e, portanto, fáceis de utilizar noutra situações. De notar também o facto que não existem peças de um determinado tipo em demasia.
Pena não ter pelo menos uma recta.. :(
O livro de instruções (único para os três modelos) é gigantesco já que possui 324 páginas. A construção do modelo principal é simples mas relativamente longa. Começa pela construção da fortaleza e depois vai seguindo a montanha russa onde aparece o barco afundado, o monstro e a caveira. Como as secções vão intercalando-se com a parte dos carris (mais chata), a construção não se torna monótona.
O desenho é excelente. É brilhante a ideia de tornar uma montanha russa, que poderia ser monótona como a irmã mais velha, em algo temático. A escolha do tema dos piratas pode não ser a mais óbvia, mas funcionou bem. Além disso tiro o chapéu à LEGO pela utilização de um estilo muito próximos aos seus produtos dos anos 80 para a fortaleza. Enquanto a construía parecia que estava a ser transportado para a minha meninice. O barco, o monstro e a caveira também não podem ficar esquecidos, já que estão bem desenhados e criam a atmosfera certa.
Não, não é um conjunto motorizado, mas o Artur não sentiu qualquer falta para brincar durante uma semana inteira antes de eu o desfazer para peças. Compreendeu bem a forma como as personagens entravam para a atracção e como se processava toda a “viagem”. Os vagões deslizam de uma forma excelente e com mais alguns carris daria para fazer coisas bem interessantes.
Aliás, já que a ideia é tão boa, não me admiraria nada aparecerem MODs deste set, maiores e mais detalhados.
As Peças 9/10 (selecção excelente que só peca por não ter carris recta)
A Construção 9/10 (longa mas sem chegar a ser monótona)
O Desenho 10/10 (excelente a ideia de ser temática e muito bem executada)
Jogabilidade 10/10 (diversão garantida, mesmo não sendo motorizada)
Pode não ser imponente como o 10261, mas é sem dúvida alguma um excelente set com muita identidade própria onde se alia o tema dos piratas a uma atracção popular. Arrisco-me a dizer que é o melhor set LEGO de piratas dos últimos anos :)
Conclusão 10/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)