Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review do 31231 International Space Station

por baixinho, em 03.04.20

21321 International Space Station 1

Tema: Ideas

Ano de Edição: 2020

Número de Peças/Minifigs: 864/2 (nanofigs) 

Preço LEGO®: 69.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/21321-1/International-Space-Station

 

Quando a LEGO noticiou que iria repescar este projecto fiquei bastante entusiasmado, mas o aparecimento das primeiras imagens não me convenceu muito (aqui). Qual será a minha opinião depois de montar e ter esta maravilha da humanidade em cima da mesa?

21321 International Space Station 4

Quanto a peças a primeira coisa a notar é que não há autocolantes! Sim, todas aquelas tiles (sejam os painéis solares, sejam as escotilhas) são impressas e confesso que quando me apercebi disso, comecei a salivar. Aquelas peças são mais que suficientes para um projecto que tenho em mente! Mesmo tendo em conta que a maior parte das peças são relativamente pequenas, o PPP é simpático já que está pouco acima dos 8 cêntimos. Apesar do Brickset não reportar peças exclusivas, isso não é verdade. O problema é que neste set o Brickset apenas tem cerca de 85% das peças inventariadas. Uma visita ao Bricklink desfaz as dúvidas e revela que são várias peças exclusivas e nem todas são versões impressas. Aqui estão algumas das mais interessantes: 4 unidades da 15535 tile round 2x2 with hole em branco; 2 unidades em branco e 16 unidades em cinzento escuro da deliciosa 24122; 10 unidades da extremamente interessante 4697b T pneumático em branco; 4 unidades em branco da 23443 bar holder with handle e, por fim, 2 unidades da intrigante 30361c em cinzento claro. Mas além das peças exclusivas e dos mais 100 painéis solares (impressos em três tipos de peças diferentes) temos muitas outras peças a salientar, por exemplo as 23 unidades da minha adorada 35480 plate 1x2 rounded em cinzento claro, as várias peças SNOT, os dois nanofigs astronautas e muitas outras pequenas peças nomeadamente aqueles que têm alguma espécie de barra ou clip

21321 International Space Station 5

A construção é dividida em seis fases num livro de 128 páginas. As primeiras 10 páginas dos livro são dedicadas, como vem sendo hábito, aos designers, ao Ideas e à Estação Espacial Internacional. Fiquei com pena que durante a construção não tivesse pequenos textos e imagens a explicar as secções que estávamos a construir. Ficaria encantado se tivesse algo parecido com o que aconteceu com 10266 NASA Apollo 11 Lunar Lander mas ainda mais detalhado. Penso que iria tornar a experiência de construção muito mais interessante e memorável. O meu filho Artur cuidou da construção da primeira fase (Space Shuttle, cápsula e satélites (?)) e eu das outras cinco fases. A segunda é dedicada apenas ao suporte e confesso que construir apenas com preto ou cinzento muito escuro não é lá das minhas experiências preferidas. As terceira, quarta e quinta fases são dedicadas ao grosso da estação espacial com vários pontos interessantes e bastante variada nas técnicas utilizadas. A última fase é dedicada apenas aos inúmeros painéis solares e é algo monótona já que compreende 8 secções iguais e cada uma delas tem duas partes idênticas.

21321 International Space Station 7

Depois da construção concluída temos um resultado impressionante e bestial. Ok, tenho que referir que são várias as secções que estão um pouco quadradonas, mas no meio de tanto painel solar, de tantas secções orientadas de forma diferente e de tantos pormenores deliciosos passam bem despercebidas. Aliás, fiquei mais desiludido com o suporte que me parece que poderia ter sido mais discreto e menos volumoso. De notar que o pequeno Space Shuttle apesar de lago estranho (tendo em conta que já é utilizado) está bastante bem construído.

21321 International Space Station 3

A jogabilidade é, como seria de esperar, reduzida. Mas o que se poderia esperar de um set que fica bem em qualquer prateleira?

As Peças 10/10 (muitas peças interessantes!)

A Construção 9/10 (só não a acho melhor porque poderia ter descrições)

O Desenho 9/10 (melhor do que o esperado)

Jogabilidade 8/10 (perfeito em qualquer prateleira)

21321 International Space Station 8

Este é dos poucos sets onde a minha indecisão quanto ao destino vai ao limite. Por um lado representa um feito da humanidade do qual sou fã e gosto muito do efeito final, por outro lado as peças são mesmo muito boas e iriam fazer a diferença no meu stock. Caso para dizer, a solução passa por ter um montado e 1 ou mais para peças :)

Conclusão 9/10


(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

21321 International Space Station 2

21321 International Space Station 6

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:30


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds