Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: xtra
Ano de Edição: 2019
Número de Peças/Minifigs: 24/-
Preço LEGO®: 3.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/31084-1/Pirate-Roller-Coaster
Recebi esta quarta-feira uma encomenda diferente, três pequenos polybags de um tema que aos poucos está a ganhar o seu espaço. O tema Xtra pode parecer um pouco anacrónico já que é composto por sets constituídos por peças extra (sim, há os playmates mas isso é outra história), coisa que qualquer um pode resolver com recurso ao mercado paralelo tipo BrickLink, através de compras nas lojas especializadas que podem ser encontradas um pouco por todo lado e principalmente em eventos que expõem construções LEGO, ou mesmo através do próprio site da LEGO. No entanto é impossível não olhar para estes sets e pensar "se estiver a construir neste tema, isto até dá jeito.. aliás, até dá jeito ter várias unidades". Mais, ainda pensaremos mais assim se formos uns putos com recursos (seja peças LEGO seja dinheiro) limitados.
O conteúdo é variado mas sempre dentro do tema, o mar. Temos algumas coisas modernas como a prancha de surf e a bóia e coisas mais antigas como o baú e o mapa. São vinte e quatro peças (mais oito extra) na generalidade bem úteis. O único problema que noto é mesmo que em alguns casos (por exemplo o tubarão) podem tornar desinteressante a comprar de várias unidades deste set. Outro problema que deve ser referido é mesmo o PPP (mais de dezasseis cêntimos), algo nada atraente que torna um conjunto de peças extra.
Dos seis polybags Xtra lançados até agora este parece-me ser o que tem as peças mais desconexas entre si. Não quer dizer que isto seja claramente um ponto fraco, mas penso que diminuí um pouco a utilidade conjunta das peças, característica essa que até é interessante nos restantes conjuntos do tema. O preço e a escolha de algumas peças diminui o interesse de adquirir várias unidades do set, algo que também não acontece com os outros conjuntos do tema.
Por fim podemos ver que a presença de uma prancha e de uma bóia até tem lógica com alguns sets City que saíram nos últimos temas. Mas a presença de um mapa e baú poderia até clamar por sets Piratas no fosse o caso que até podem ser utilizados em City num contexto de mergulhadores exploradores.
Conclusão 7/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)