Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review do 60226 Mars Research Shuttle

por baixinho, em 27.06.19

60226 Mars Research Shuttle (6)

Tema: City

Ano de Edição: 2019

Número de Peças/Minifigs: 273/2 

Preço LEGO®: 29.99€ (os mesmos 29.99€ na Alemanha)

Link Brickset: https://brickset.com/sets/60226-1/Mars-Research-Shuttle

 

Os Space Shuttle já foram tantas vezes representados em conjuntos LEGO que já mereciam um artigo como os que fazia para a MOGazine. O seu aparecimento no início dos anos 80 (ou final dos anos 70 para os mais atentos) fez com que transformasse o imaginário mundial para este estilo de naves espaciais. Aliás, para os filmes e séries que queiram ser credíveis, sair fora deste formato e esquema de cores é quase sempre uma ousadia e um risco de não serem reconhecíveis quanto à função. Por isso nada de estranhar quando a LEGO num tema deste género inclua pelo menos um shuttle deste género e, como é o caso deste ano, até transporte o estilo e formato para as outras naves espaciais mais pequenas.

Se começarmos a análise pelas peças, podemos não gostar muito do Preço Por Peça (PPP) próximo dos 11 cêntimos. Algo caro para um conjunto que não é licenciado. Apesar de relativamente caro, a variedade de peças é relativamente interessante e a isso ajuda a inclusão de um rover.

As peças que mais me chamaram a atenção são as que aparecem nestas fotografias. Apenas a 18671 em laranja é exclusiva, mas várias são incomuns e apenas aparecem em conjuntos deste tema. No entanto e ao ver as todas peças espalhadas em cima da mesa nota-se que será algo difícil construir fora do tema, já que várias são relativamente específicas tanto no formato como na cor.

Os minifigs são dois astronautas, um com fato branco e viseira dourada e outro laranja com viseira azul transparente. Julgo que isto significa que o primeiro está preparado para EVA* em vácuo e o segundo na superfície de Marte. Continuo a gostar bastante de ambas as impressões.

A construção está dividida em três fases cada uma com o seu livro de instruções. A primeira dedicada ao rover e drones e a segunda e terceira ao shuttle. A construção é simples e linear sem grandes surpresas. Só aponto o pormenor de se colocar dois painéis 35391 que depois são simplesmente tapados por outras peças. Fiquei também com a sensação que alguns espaços do shuttle poderiam ser melhor aproveitados para criar jogabilidade no interior.

60226 Mars Research Shuttle (4)Mas talvez esse detalhe tenha mais que ver com o desenho do que propriamente a ver com a construção.

No desenho os pequenos drones brilham, já que são facilmente reconhecíveis tanto quanto à função apesar da simplicidade. Aliás, um deles até aponta para um mistério quanto a um artefacto numa rocha de Marte e que pode sugerir outro tipo de aventuras para este conjunto. Pena esse artefacto ser um autocolante... O rover é enorme e até nos faz perguntar porque é que não tem lugar para um tripulante. O shuttle tem, como indiquei acima, um formato perfeitamente reconhecível apesar de algumas alterações significativas ao que estamos habituados. Gosto no geral apesar de ter alguns pormenores que não me agradaram tanto. Refiro-me a um aspecto demasiado achatado (outra vez) quando visto de perfil, a não terem dividido completamente os dois compartimentos interiores (algo que gastaria duas ou três peças) e que até leva o interior a ficar com ar de inacabado, às “rodinhas” ridículas e por fim ao piloto ficar algo desenquadrado com o windscreen. Windscreen que, por outro lado, adoro e que me parece que vai ser obrigatório para uma série de MOCs que adoraria construir. E sim, existe outro noutro conjunto do tema. Também devo reconhecer que apesar de ter falado negativamente do interior, até gosto do ar arrumado que ele tem com os vários componentes.

60226 Mars Research Shuttle (8)Quanto à jogabilidade acho que este conjunto é excelente já que a presença do rover e dos drones complementam de forma perfeita o shuttle. Só se fica com pena de o rover não caber dentro do shuttle. O apelo à exploração é evidente e é um conjunto que mesmo sozinho irá com certeza proporcionar umas boas horas de brincadeira.. Mesmo sem a presença de um conflito evidente. Devo referir que existe um item no conjunto que pode bem passar por armamento…

60226 Mars Research Shuttle (7)

 

As Peças 7/10 (necessita de mais peças para ter um PPP aceitável)

A Construção 8/10 (nada a salientar)

O Desenho 8/10 (vários pontos positivos e outros negativos)

Jogabilidade 10/10 (apelativo com várias alternativas de brincadeira)

 

No geral parece uma versão modernizada do nosso querido Space Shuttle com vários pontos interessantes mas com outros que poderiam ter uma melhoria substancial com poucos recursos. Excelente na jogabilidade.

 

Conclusão 8/10

 

* consegui utilizar esta sigla!!! 


(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds