Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review do 60229 Rocket Assembly & Transport

por baixinho, em 27.07.19

Tema: City

Ano de Edição: 2019

Número de Peças/Minifigs: 1055/8

Preço LEGO®: 139.99€ (129.99€ na Alemanha)

Link Brickset: https://brickset.com/sets/60229-1/Rocket-Assembly-Transport

 

Chegamos então ao maior conjunto desta série. São 1055 peças e 8 minifiguras a 140 euros. Sim, o PPP  de mais de 13 cêntimos não é nada simpático. No entanto há que referir que a caixa fica bem recheada e onde duvido que coubesse mais algum saco de peças. Além das peças temos que referir os 6 (!) livros de instruções.

Quanto às peças destaco as que aparecem nas imagens mais a 31592/35168 que segundo o Brickset são, nestas cores, exclusivas deste conjunto. Não devo esquecer os bem úteis 56 segmentos de lagarta, a dezena e meia de tiles 2x4 em LBG e azul ou os 7 lingotes de prata. Também temos 16 unidades da 35313, mas ainda não sei bem o que poderei fazer com isso.

Quanto aos 8 minifigs o grande destaque vai para o robô. A distribuição acompanha um pouco o resto da série onde temos uma boa percentagem de astronautas e uma quantidade maior de pessoal de terra. Por acaso tive o azar da cara de um dos minifigs estar danificada e mesmo sabendo que bastaria um telefonema ou preencher um formulário para a LEGO enviar-me uma nova, decidi não o fazer.

A construção decorre ao longo de 11 fases que atravessam os 6 livros que referi acima. Livros que vão crescendo de dimensão ao longo das fases. A primeiro livro (1ª fase) dedica-se a um pequeno edifício de controlo, robô, rover e um (muito) pequeno cenário lunar/marciano. O robô, como referi acima, está espectacular, o rover está bastante interessante e o gadget da antena e ecrã é bem engraçado. Apenas fiquei curioso porque é que raios o pé direito da porta é atravessado por uma autêntica viga.

60229 Rocket Assembly & Transport (3)

O segundo livro (corresponde à segunda fase) dedica-se apenas à carrinha que cumpre a função sem brilhar. Talvez devesse destacar o braço mecânico que é semelhante ao encontrado no 60225 (review aqui).

60229 Rocket Assembly & Transport (13)

O terceiro livro (sim, terceira fase) já é mais substancial e muito melhor do que estava à espera. A garagem/hangar está bem mais preenchido do que parece à primeira vista e com pormenores interessantes. Gostei das portas, do braço mecânico, do elevador e da disposição geral. Fiquei desiludido por não haver local para guardar todas as ferramentas. Destaco também o detalhe da utilização da peça 30157 numa situação não habitual. Como não costumo fazer carros, é uma peça que inevitavelmente vai-se acumulando.

60229 Rocket Assembly & Transport (12)

Para o quarto livro (sim, adivinharam, quarta fase) temos o portal/grua (?) que apesar de ter uma estrutura aparentemente frágil comporta-se bastante bem para a função que foi desenhado. Não conhecia este fio com uma bolinha na ponta (desenho já de 2016) e fiquei agradado com a ideia e a sua qualidade. Fiquei também agradado com alguma preocupação estética nesta estrutura que, pensava eu, não se daria a esses detalhes.

60229 Rocket Assembly & Transport (2)

Para o quinto livro (agora das fases 5 a 8) vamos construir o gigantesco transportador do foguetão. Adorei as rodas centrais para obrigar as lagartas funcionarem, o pormenor de colocar dois segmentos de recta dos novos carris (mais dois para a colecção!), o piscar de olhos que é colocar algumas peças “espaciais” no chassis e o aspecto robusto mas ao mesmo tempo simples.

60229 Rocket Assembly & Transport (4)

O último livro dedica-se às três últimas fases que abarcam a construção do foguetão. Devo salientar que acho o foguetão bem mais interessante do que estava à espera, tanto a nível de construção como desenho. A ideia de estar dividido em três secções, ter uma dimensão considerável, ter espaço para o rover e os dois astronautas e um aspecto bem moderno fazem com que seja um brinquedo bem interessante, A construção do conjunto num todo é bastante agradável e variada. Dá também a sensação de história já que percorremos (ok, de modo simplificado) as várias fases do lançamento de uma missão espacial.

60229 Rocket Assembly & Transport (5)

É mesmo neste pormenor que está o âmago e ponto forte deste conjunto. Devemos olhá-lo como uma história que tem o princípio, meio e fim numa só caixa. Por isso considero-o excelente a nível de jogabilidade. Não é apenas um foguetão e as suas aventuras espaciais. Temos também a possibilidade de brincar com a forma como foi projectado, construído, testado, etc.

As Peças 6/10 (as essenciais mas sem grandes destaques e um PPP alto)

A Construção 8/10 (agradável e que de alguma forma cria uma história)

O Desenho 8/10 (alguns bons pormenores)

Jogabilidade 10/10 (o próprio conjunto pode ser visto como uma história)

60229 Rocket Assembly & Transport (6)

Apesar de não ter avaliado de forma muito positiva as peças do conjunto, não me parece que esta característica seja de grande importância se tivermos em conta o volume. O conjunto é bom principalmente pela forma como possibilita histórias e brincadeiras à volta do tema da exploração espacial com uma construção competente e que até possui alguns brilharetes.

Conclusão 8/10


(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds