Referência: 7048
Nome: Barco de Guerra Troll
Tema: Castle
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 493
Preço LEGO®:69,95 €
Preço por peça: 14,2 cêntimos
Dados de compra: MiniÂncora, Março de 2008
Instruções: Dois livros a4, um com 48 páginas e outro com 32
Autocolantes: Não
Minifigs: 9 – 1 cavaleiro, 1 anão, 6 guerreiros troll e 1 troll gigante
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim
As peças 14,2 cêntimos por peça! Invulgarmente alto para um conjunto de um tema não licenciado. Mas olhando bem para o conjunto temos algumas peças especiais e grandes. As peças que compõe o casco do barco, os mastros, dois barquitos, as peças do dragão e do troll gigante. Mesmo assim, não sei se o PPP é justificado.
A nível de minifigs temos 9. Um cavaleiro retirado dos sets castelo do ano passado; um anão com uma combinação capacete e barba que não existe em nenhum dos outros sets, apesar de as peças já existirem nestas cores; um troll gigante igual ao do conjunto
7038; 6 guerreiros trolls, um deles com armadura e capacete noutra cor e havendo dois tipos de torsos, três de cada. Só o anão e um dos trolls é que não possuem arma, apesar de existir algumas na construção que poderão ser utilizadas por eles. Existem 4 escudos do trolls na embarcação que poderão ser também utilizados.
Existe também o dragão, que pelo que me parece só difere dos lançados no ano passado pela cabeça e cores. Gosto bastante mais dele que as versões bionicle que existiam no tema Vikings. Eu sei que assim fica a ser de mono-utilização, mas também é verdade que não estou a ver os miúdos a fazerem alguma coisa com as peças que compunham os dragões vikings. Só peca por ser demasiado grande. De salientar o pormenor das garras posteriores que são diferentes e assim “agarram” peças diferentes.
A salientar também as peças em castanho-escuro, em variedade e quantidade interessante. Parece-me que esta será uma cor que não se limitará a algumas peças como aconteceu com tantas outras.
Uma boa novidade é a nova porta para celas. Possui uma moldura que é utilizada em outras situações e que me parece um pouco frágil. Substitui bem a anterior que era enorme.
Estranhei que uma das peças a mais fosse um remo...
De qualquer modo, acho que fiquei desolado ao abrir a caixa e depois de retirar as peças soltas (velas e peças grandes) ter ficado com somente 4 saquetas.
A construçãoSimples mas com alguns pontos desconcertantes. O rato e a clava aparecem na primeira saqueta para só serem colocados na construção muitos passos à frente. Existe também um passo que mostra uma peça que só é colocada no passo seguinte. Outro ponto e que já acontecia no 7038 é o livro de instruções mostrarem a colocação das mãos dos trolls gigantes e elas já virem montadas. Isto no
7036 já não acontece, as mãos vem separadas dos braços.
De resto é uma construção simples dividida em 4 saquetas. As três primeiras fazem parte do primeiro livro. Todas elas são de fácil seguimento.
O desenho O barco de guerra até está melhor conseguido do que esperava. A popa era um ponto que me preocupava e até está feita de forma interessante. Gosto do aspecto geral, da forma e do tamanho.. mas acho que ainda lhe falta muito. Podiam ter colocado mais detalhes e mais alto para o tamanho que tem. Se o segundo aspecto poderia mexer no preço final, acho que o primeiro poderia ser concretizado sem custos de maior. Por exemplo o castelo é de uma pobreza extrema, nem a roda do leme possui, quanto mais sala dos mapas ou algo parecido. O resto do navio não é elevado, como acontece com o
7018, o que dá a sensação de vazio. A proa do navio está boa.. só falta agora uma embarcação dos “bons” para ser abalroada

Um pormenor que me desiludiu imenso foi a inclusão de duas “lanchas”. Ambas sem remos e com uma forma de se agarrarem ao navio um pouco “esquisita”. Pormenor este que achei completamente deslocado e que em nada beneficia o conjunto.
O dragão e o cavaleiro cumprem a sua função e pouco melhor se poderia fazer, limitado que se estava aos dragões do ano anterior.
No geral achei um desenho pobre para o preço sugerido
Jogabilidade Duas facções e o objectivo de uma delas é libertarem um prisioneiro. Além disso temos a balista para defender a embarcação. Ok que já foi vista em outros sets mas cumpre a sua função. Temos também dois (!) locais de aprisionar os minifigs. Uma rede pendurada no mastro traseiro e uma cela a meio do navio. Dá para retirar o tecto do castelo da popa para revelar um insignificante rato (!). A inclusão de duas “lanchas”poderia ter aumentado a jogabilidade... mas parecem-me demasiado deslocadas para serem uma característica positiva. A quantidade de minifigs também ajuda, mas além disso temos pouco mais. Comparado com os conjuntos imediatamente mais baratos da linha (
7036 e
7037), a jogabilidade é relativamente pobre.
Conclusão Se este set tivesse um preço mais razoável ou mais peças muito provavelmente a minha opinião seria bem diferente. A concretização de uma ideia interessante foi fraca, o que tenho pena. A LEGO poderia ter feito esquecer a falta do tema piratas com este set, mas assim não só o não fez como até fico com receios a um possível lançamento de sets piratas...
No geral temos o ponto favorável nos minifigs, tamanho do navio e algumas peças interessantes. Temos o contra do PPP elevado, de um desenho “despido” e fraco e alguma falta de jogabilidade.

Brickset:
7048Inventário Peeron:
7048