Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review do 7048 – Barco de Guerra Troll

por baixinho, em 24.03.08
Referência: 7048
Nome: Barco de Guerra Troll
Tema: Castle
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 493
Preço LEGO®:69,95 €
Preço por peça: 14,2 cêntimos
Dados de compra: MiniÂncora, Março de 2008
Instruções: Dois livros a4, um com 48 páginas e outro com 32
Autocolantes: Não
Minifigs: 9 – 1 cavaleiro, 1 anão, 6 guerreiros troll e 1 troll gigante
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim




 
As peças
14,2 cêntimos por peça! Invulgarmente alto para um conjunto de um tema não licenciado. Mas olhando bem para o conjunto temos algumas peças especiais e grandes. As peças que compõe o casco do barco, os mastros, dois barquitos, as peças do dragão e do troll gigante. Mesmo assim, não sei se o PPP é justificado.
A nível de minifigs temos 9. Um cavaleiro retirado dos sets castelo do ano passado; um anão com uma combinação capacete e barba que não existe em nenhum dos outros sets, apesar de as peças já existirem nestas cores; um troll gigante igual ao do conjunto 7038; 6 guerreiros trolls, um deles com armadura e capacete noutra cor e havendo dois tipos de torsos, três de cada. Só o anão e um dos trolls é que não possuem arma, apesar de existir algumas na construção que poderão ser utilizadas por eles. Existem 4 escudos do trolls na embarcação que poderão ser também utilizados.
Existe também o dragão, que pelo que me parece só difere dos lançados no ano passado pela cabeça e cores. Gosto bastante mais dele que as versões bionicle que existiam no tema Vikings. Eu sei que assim fica a ser de mono-utilização, mas também é verdade que não estou a ver os miúdos a fazerem alguma coisa com as peças que compunham os dragões vikings. Só peca por ser demasiado grande. De salientar o pormenor das garras posteriores que são diferentes e assim “agarram” peças diferentes.
A salientar também as peças em castanho-escuro, em variedade e quantidade interessante. Parece-me que esta será uma cor que não se limitará a algumas peças como aconteceu com tantas outras.
Uma boa novidade é a nova porta para celas. Possui uma moldura que é utilizada em outras situações e que me parece um pouco frágil. Substitui bem a anterior que era enorme.
Estranhei que uma das peças a mais fosse um remo...
De qualquer modo, acho que fiquei desolado ao abrir a caixa e depois de retirar as peças soltas (velas e peças grandes) ter ficado com somente 4 saquetas.


A construção
Simples mas com alguns pontos desconcertantes. O rato e a clava aparecem na primeira saqueta para só serem colocados na construção muitos passos à frente. Existe também um passo que mostra uma peça que só é colocada no passo seguinte. Outro ponto e que já acontecia no 7038 é o livro de instruções mostrarem a colocação das mãos dos trolls gigantes e elas já virem montadas. Isto no 7036 já não acontece, as mãos vem separadas dos braços.
De resto é uma construção simples dividida em 4 saquetas. As três primeiras fazem parte do primeiro livro. Todas elas são de fácil seguimento.


O desenho
O barco de guerra até está melhor conseguido do que esperava. A popa era um ponto que me preocupava e até está feita de forma interessante. Gosto do aspecto geral, da forma e do tamanho.. mas acho que ainda lhe falta muito. Podiam ter colocado mais detalhes e mais alto para o tamanho que tem. Se o segundo aspecto poderia mexer no preço final, acho que o primeiro poderia ser concretizado sem custos de maior. Por exemplo o castelo é de uma pobreza extrema, nem a roda do leme possui, quanto mais sala dos mapas ou algo parecido. O resto do navio não é elevado, como acontece com o 7018, o que dá a sensação de vazio. A proa do navio está boa.. só falta agora uma embarcação dos “bons” para ser abalroada Smiley
Um pormenor que me desiludiu imenso foi a inclusão de duas “lanchas”. Ambas sem remos e com uma forma de se agarrarem ao navio um pouco “esquisita”. Pormenor este que achei completamente deslocado e que em nada beneficia o conjunto.
O dragão e o cavaleiro cumprem a sua função e pouco melhor se poderia fazer, limitado que se estava aos dragões do ano anterior.
No geral achei um desenho pobre para o preço sugerido


Jogabilidade
Duas facções e o objectivo de uma delas é libertarem um prisioneiro. Além disso temos a balista para defender a embarcação. Ok que já foi vista em outros sets mas cumpre a sua função. Temos também dois (!) locais de aprisionar os minifigs. Uma rede pendurada no mastro traseiro e uma cela a meio do navio. Dá para retirar o tecto do castelo da popa para revelar um insignificante rato (!). A inclusão de duas “lanchas”poderia ter aumentado a jogabilidade... mas parecem-me demasiado deslocadas para serem uma característica positiva. A quantidade de minifigs também ajuda, mas além disso temos pouco mais. Comparado com os conjuntos imediatamente mais baratos da linha (7036 e 7037), a jogabilidade é relativamente pobre.


Conclusão
Se este set tivesse um preço mais razoável ou mais peças muito provavelmente a minha opinião seria bem diferente. A concretização de uma ideia interessante foi fraca, o que tenho pena. A LEGO poderia ter feito esquecer a falta do tema piratas com este set, mas assim não só o não fez como até fico com receios a um possível lançamento de sets piratas...
No geral temos o ponto favorável nos minifigs, tamanho do navio e algumas peças interessantes. Temos o contra do PPP elevado, de um desenho “despido” e fraco e alguma falta de jogabilidade.


Brickset: 7048
Inventário Peeron: 7048

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:05


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds