Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review do 75218 X-wing Starfighter

por baixinho, em 20.05.19

75218 X-wing Starfighter (8)

Tema: Star Wars

Ano de Edição: 2018

Número de Peças/Minifigs: 731/4

Preço LEGO®: 109.99€ (99.99€ na Alemanha)

Link Brickset: https://brickset.com/sets/75218-1/X-wing-Starfighter

 

Da mesma forma que se pergunta ao pessoal mais velho onde estava quando foi o 25 de Abril, da mesma forma que se pergunta ao pessoal mais geek onde viu pela primeira vez o primeiro filme Star Wars. No meu caso tinha 10 anos e foi na escola durante a festa de natal. O efeito foi tão grande que andei durante meses a fazer a minhas interpretações em LEGO tanto das naves como das aventuras. Das três naves que durante o filme marcaram de forma indelével o meu jovem cérebro (Millennium Falcon, TIE Fighter e X-Wing), esta foi aquela que mais me atraiu. Um formato relativamente convencional (para a altura) com uma silhueta que a distinguia do resto tornando-a assim ao mesmo tempo única e vulgar. Foi provavelmente também esta nave que mais me ajudou a regressar ao LEGO em 1999 quando vi a 7140 nos catálogos LEGO.

Comprei essa, comprei a seguinte, várias unidades, tive várias em micro-escala e cheguei até a fazer alterações. Umas foram para peças, outras para a Comunidade 0937 e com o lançamento desta no ano passado lá senti falta de ter uma em casa.

75218 X-wing Starfighter (1)

Daí que este review siga um alinhamento diferente do habitual. Neste set reconheço que o que me interessava mais era o desenho. É um objecto para ter e expor em que a construção, peças e funcionalidades não me interessam tanto. E o desenho enche-me as medidas. Não, não é um UCS. Nem queria que fosse um UCS. É um brinquedo onde as limitações são as necessárias mas sem deixar de ser um retrato bastante fiel do original. Onde as superfícies e as formas acompanham na perfeição as nossas memórias e apelam tanto para a nostalgia quando a vemos meia escondida na estante como para pegar nela e fazer um tímido swooosh.

Sim, o cockpit abre, o armamento dispara, as minifigs sentam, o trem de aterragem frontal recolhe, mas nada bate à necessidade imperiosa de as asas abrirem e fecharem. Em pleno voo. Tudo poderia ser ignorado e esquecido, mas as asas não. Claro que o mecanismo não é original deste conjunto e tem sido melhorado nas várias encarnações que esta nave teve na LEGO. É simples, funcional e preciso. Tudo o que preciso para que funcione de forma perfeita a meio de um rápido swooosh.

75218 X-wing Starfighter (4)

A construção é uma mistura de sentimentos. O deleite dos greeblies na traseira, a simplicidade da solução para a frente afunilada, o clack do mecanismo que suporta as asas, a monotonia de quatro asas super parecidas e, por fim, a ânsia de ter tudo acabado para o primeiro swooosh.

Quanto às peças, sim temos as peças muito úteis, as peças raras, os minifigs com os habituais pormenores exclusivos, as peças technic que ninguém quer saber, aquele windscreen delicioso e até aquelas peças que coçamos a cabeça para tentar sequer imaginar o que fazer com elas. Mas no fim de tudo isso não interessa já que o que queremos é fazer um grandioso swooosh!

 

As Peças 10/10 (as necessárias)

A Construção 9/10 (com técnicas interessantes)

O Desenho 10/10 (a mistura perfeita entre modelismo e brinquedo)

Jogabilidade 10/10 (swooosh)

75218 X-wing Starfighter (7)

Eu sei que o nostalgismo pode ter-me perturbado a análise, mas o que se pode querer de uma nave mítica como esta?

Que fique perfeita na estante e que nos proporcione o mais belo swooosh.

Conclusão 10/10

75218 X-wing Starfighter (11)


(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds