As peçasSão quatro mil deliciosas peças com um
PPPwiki bem jeitoso. Ok, custa sensivelmente metade do ordenado mínimo, mas são tantas peças que um AFOL (
MOCador) médio terá por onde se divertir durante meses. O Jamie teve o cuidado de colocar muitas preciosidades sobre a forma de peças muito recentes em cores interessantes, tornando este conjunto bastante atractivo para actualizar o stock. Não é só na questão da variedade, mas também na quantidade bem generosa de peças interessantes.
São várias as peças exclusivas (apesar de pensar que todas ou quase todas serão utilizadas noutros
sets brevemente) e ainda mais as várias peças raras que apenas aparecem em mais um ou dois conjuntos. Das peças invulgares, destaco pela quantidade as 50 unidades da
2877 e 20 unidades da
3004 em
sand blue. De notar também várias peças com impressões exclusivas, como a
26603pb001 que irá fazer as delícias de muitos fãs.
Building the LEGO set 10255 Assembly Square by
Luis Baixinho, on Flickr
A construçãoSão várias horas não só a levantar as paredes, mas também a aprender vários truques e técnicas interessantes. Sim, existem vários pontos que são monótonos, mas estão relativamente bem espalhados pela construção e não a conseguem tornar chata. Aliás, a forma como vamos rodando pelos edifícios, por levantar paredes, construir mobiliário e por aí a fora torna a construção relativamente agradável. Por vezes até aliciantes conforme vamos descobrindo o resultado de peças que no início até parecem questionáveis da forma como são colocadas e depois servem para conseguir algo interessante.
Building the LEGO set 10255 Assembly Square by
Luis Baixinho, on Flickr
O desenhoO resultado final é excelente, mas não perfeito. Existem vários pontos onde as opções escolhidas não são as melhores e que mesmo a desculpa das restrições de orçamento (até mais na variedade que na quantidade de peças) não responde. Por exemplo um ponto menos bom que me saltou à vista foi o desfasamento entre os pés-direito de alguns pisos.
Claro que se compreende a variação das cores no exterior de algumas paredes, o compromisso de colocar escadas e passagens nas zonas mais inusitadas e até a falta de
tiles no chão dos interiores. Até podemos dizer que existe algo de
lego nestes compromissos todos. Adorei a escala reduzida dos espaços interiores e, tendo em conta outros
sets, até da proporção global.
Building the LEGO set 10255 Assembly Square by
Luis Baixinho, on Flickr
JogabilidadeMesmo tendo em conta que este conjunto é especialmente direccionado para os adultos coleccionadores, está recheado de pequenos pormenores que proporcionam oportunidades de criar um quotidiano citadino muito interessante. É fácil de imaginar o dia-a-dia destes personagens, da interacção entre eles e até do aparecimento de potenciais outros participantes.
Muita desta jogabilidade é proporcionada pela enorme quantidade e variedade de móveis e instrumentos colocados estrategicamente nos interiores das habitações.
Com certeza que será um delícia ver e ouvir uma criança a criar histórias com este conjunto.
Building the LEGO set 10255 Assembly Square by
Luis Baixinho, on Flickr
OutrosTemos caixas especiais para aquela coisa laranja cheia de buracos que saiu no ano passado, este
set não merecia algo do género?
ConclusãoSem dúvida alguma estamos perante um grande conjunto recheado de peças interessantes e onde a construção além de agradável é estimulante quanto a várias técnicas utilizadas. O resultado final é vistoso sem sair da norma criada há 10 anos atrás com o
10182 Café Corner. É, com certeza, obrigatório para qualquer AFOL coleccionador.
Terminando, além de uma homenagem aos modulares anteriores, este conjunto é uma verdadeira homenagem aos brinquedos de construção.