Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review do set 21109 - Exo Suit

por baixinho, em 09.08.14

Referência: 21109
Nome: Exo Suit
Tema: Ideas
Ano de Edição: 2014
Número de Peças: 321
Preço LEGO®: €34,49
Preço por peça: 10,7 cêntimos
Dados de compra: Shop@Home
Instruções: 1 livro de 88 páginas
Autocolantes: Não
Minifigs: Sim, 2
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim do livro de instruções


 
As peças
8/10
Desta vez começo pelas minifigs que, nesta cor, são exclusivas deste set. Há muito que os spacers sonhavam com minifigs espaciais em verde e o Mark Stafford não deixou de aproveitar esta oportunidade de presentear o pessoal. Valem por isso.
Em termos de peças, o PPPwiki parece demasiado alto para a quantidade de peças e para o tamanho médio delas. Aliás, a primeira impressão é que o volume das peças parece pequeno para o preço do set.
Há uma peça exclusiva (o 15395 em lbg que aposto irá sair noutros conjuntos em breve) e outras duas que apenas saem noutro conjunto (14769 em amarelo e o 2958 em lbg), as restantes são relativamente comuns. Todas as peças, inclusive as technic, podem ser consideradas muito úteis para construções que necessitem muito de greeblieswiki e pontos de articulação. No entanto a utilidade diminui imenso fora deste tema.


21109 Exo Suit (10)
by lbaixinho, on Flickr

A construção
10/10
A construção é simplesmente deliciosa. De saborear os vários momentos, mesmo tendo em conta que os membros são construídos em pares.
A primeira fase é a montagem das minifigs, base, barris e robô-tartaruga. De seguida é construído o torso, onde o SNOTwiki traseiro serve não só para abrilhantar uma zona que por norma é esquecida nos mechs da LEGO, mas também para dar uma estabilidade estrutural à zona. Os membros inferiores são montados em duplicado e apenas depois de se juntar ao torso é que são colocadas peças em espelho. Os braços são na sua maior parte montados em duplicados, ficando para o fim as garras que são montadas em espelho. No fim são acrescentados vários detalhes ao veículo.
Vale imenso não só pela técnicas, mas sim pela utilização de mil e uma peças pequenas em situações nada vulgares.


21109 Exo Suit (5)
by lbaixinho, on Flickr

O desenho
10/10
Por norma não aprecio construções onde o esqueleto technic apenas tem uma função estrutural e que depois desaparece debaixo de uma camada de peças system. Neste caso isso não acontece, visto que as peças technic também ajudam no aspeto final.
A quantidade e qualidade dos pormenores rementem-nos diretamente para os intricados MOCs que pululam a Internet. Dá a sensação que nada foi esquecido e que toda a peça foi pensada para fazer um efeito especial.
Existe alguma consternação em relação à utilização dos barris nos antebraços, no entanto acho que é um pormenor que se estranha e que depois se entranha. Fiquei mais descontente com o fato que o cotovelo tem uma articulação de mobilidade reduzida e não existe qualquer articulação no pulso. Aliás, acho que é mesmo no pulso que está uma das zonas mais frágeis do veículo.
No entanto nada disto atrapalha um aspeto que roça a perfeição.


21109 Exo Suit (9)
by lbaixinho, on Flickr

Jogabilidade
10/10
Dois minifigs (um deles apeado), um pequeno robô, um mech e.. aparentemente não há direito a qualquer inimigo. Aliás, o único armamento está na tartaruga. Mas depois de ver a minha filha a brincar com vários outros conjuntos, percebo que nem sempre é necessário o conflito, por vezes basta um bom conjunto que proporcione uma boa história para a brincadeira estar garantida.
O Exo-Suit convida a isso mesmo e a inclusão da segunda minifigura, da base e do robô-tartaruga confirma o valor na jogabilidade.

Outros
9/10
O livro e a caixa seguem as características dos conjuntos Architecture. O livro de instruções contém uma pequena introdução ao conjunto bem como uma pequena história. As instruções são acompanhadas por ocasionais imagens de detalhes do mech. O único senão é que não consigo gostar da imagem escolhida para o conjunto.


21109 Exo Suit (8)
by lbaixinho, on Flickr

Conclusão
9/10
Com certeza que este conjunto já ocupa um lugar na história da Comunidade AFOL. É o primeiro conjunto do projeto Cuusoo/Ideas que não é baseado num desenho pré-existente e além disso já praticamente fazia parte de um tema acarinhado por um grupo dentro da comunidade, o classic-space.
Não, não é perfeito. Provavelmente o principal defeito estará no preço que me parece elevado para o conjunto que é. No entanto é extremamente bonito e recheado de técnicas interessantes conseguindo ser bastante jogável e resistente. É também uma esperança para muita gente, a esperança que o tema LEGO Classic-Space retorne às prateleiras das lojas de brinquedos!

Mais imagens no Flickr

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:36


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds