Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Referência: 6240
Nome: Kraken Attackin’
Tema: Pirates
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 78
Preço LEGO®:9.95€
Preço por peça: 12.7 cêntimos de euro
Dados de compra: Miniâncora, Março de 2009
Instruções: Pequeno livro de 24 páginas
Autocolantes:Não
Minifigs: Dois
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim do livro de instruções
As peças
Um PPP de 12,7 cêntimos para um set não licenciado poderá parecer alto, mas há que lembrar que em 2009 os PPP dispararam. A peça que chama mais a atenção neste conjunto é a brick round 2x2 em castanho por ter 23 unidades (quase que um terço do total de peças). Como é uma peça de relativa fácil utilização, até nem fiquei muito desapontado. Como as cores predominantes são o Tan e o Castanho, faz deste set deveras interessante para alguns temas. Como acessórios temos uma espingarda, um remo, duas pedras preciosas, um sabre e uma luneta. Tudo peças comuns neste tema. Os animais são o polvo em dark-red (exclusivo deste set) e um dos novos papagaios multi-coloridos.
A construção
A construção é relativamente simples e fácil de prosseguir. A Leila construiu metade da jangada e não sentiu dificuldades de maior.
O desenho
Sinto-me um pouco dividido quanto ao desenho deste conjunto. Por um lado acho que a jangada em si está muito bem conseguida. A forma como colocaram os bricks round e a meio uma área em plates está perfeita. O mal está no que colocaram por cima. Começa pela quantidade de coisas que fazem com que seja difícil de utilizar como área aberta. Primeiro temos um poleiro para o papagaio que pouco acrescenta à jangada e que estaria melhor contextualizado no barco ou mesmo no forte. O remo para servir de leme já está melhor e por mim até é uma adição simpática. O pequeno mastro com o cesto no topo já é uma opção contestável. Se por um lado aumenta e bem a jogabilidade do conjunto, o facto é que a base ocupa imenso e muito provavelmente a opção de colocar umas velas rasgadas seria melhor tanto esteticamente como na veracidade.
Gostei da inclusão de um monstro com uma forma de um polvo e não uma pequena construção system/technic/bionicle como aconteceu nos Vikings.
Por fim, saliento um esquema de cores muito interessante tanto nas peças como no aspecto estético geral.
Jogabilidade
Não é difícil de adivinhar que o pretendido para este conjunto era a jangada. O problema seria encaixar uma outra facção sem estourar com a faixa de preço pretendida. A inclusão de um “monstro” em vez do esperado bote com soldado(s) foi no mínimo bem apanhada. Conseguiu manter a jogabilidade e saiu um pouco da monotonia do conflito piratas vs soldados. Neste caso a inclusão de um cesto de vigia em vez de umas velas rasgadas aumentou e bem a jogabilidade.. dá para imaginar uma boa luta naquelas escadas
Outros
A inclusão de uma pequena banda desenhada no livro de instruções apesar de não acrescentar nada ao set propriamente dito é um ponto bem interessante. Gosto bastante delas, acho-as bem dirigidas à faixa etária do set e bastante bem feitas tendo em conta que não podiam utilizar balões com falas.
Conclusão
Este conjunto foi apesar de tudo um dos que mais me agradou no tema. O cesto é um ponto que tanto funciona mal como bem, conforme a perspectiva de utilização do conjunto. Continuo a achar que o ponto mais fraco é mesmo a falta de espaço livre na jangada.
Brickset: 6240
Inventário Peeron: 6240
*Mais tarde posto imagens