Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Referência: 6241
Nome: Loot Island - A Ilha do Tesouro
Tema: Pirates
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 142
Preço LEGO®:19,95€
Preço por peça: 14 cêntimos
Dados de compra: MiniÂncora, Março de 2009
Instruções: Livro com
Autocolantes: Não
Minifigs: 3
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim
As peças
Quando comecei a fazer o review deste set, o PPP assustou-me logo. 14 cêntimos apontava logo para um set licenciado e dos mais caros. Mas depois com o tempo saber que o facto de o PPP deste ano ser bem mais elevado que nos anos anteriores, leva a considerar este PPP não tão escandaloso.
Quanto às peças, a “ilha” em tan chama logo a atenção. Pessoalmente gosto da peça e acho que só peca por só se poder “encaixar” horizontalmente com outra igual. Gostei do pormenor de ter sido preparada para ser colocada em cima de uma baseplate. De resto este conjunto apesar de pequeno possui uma boa variedade de peças. Temos vegetação, slopes altas e bricks em cinza para pedras, castanhos e tan e uma boa variedade de acessórios.
Os minifigs cumprem a função e o náufrago está muito bem conseguido.
A construção
Depois de se montar as minifiguras, crocodilo e baú a fase seguinte passa por construir o bote. Neste caso são utizadas umas plates 2x2 round que ainda não descobri a razão. A primeira parte a ser construída na ilha é a parte superior e de seguida é a vez do cais. Nenhum passo difícil e tudo bem ilustrado portanto nada a apontar negativamente.
O desenho
A peça-ilha apesar de grande e de utilização difícil noutros contextos é de longe a “alma” deste conjunto. A suas curvas suaves emprestam um aspecto único à ilha e no meu entender muito bem conseguido. No topo da ilha temos uma rocha/prisão/esconderijo que apesar da técnica das slopes altas para fazer as rochas perde com uma porta no mínimo estranhamente concebida. A caveira no topo não acrescenta nada e poderia ter sido melhor substituída por outras peças básicas. O cais tem uma ar bem caótico e o acrescento da catapulta é mesmo só desculpada pela necessidade de equipar os piratas com alguma defesa equiparável ao canhão do soldado.
Claro que colocar um canhão numa pequena embarcação é demasiado fantasioso, ter um náufrago numa ilha tão pequena tão povoada é também no mínimo esquisito, mas isso tudo se compreende na necessidade de injectar jogabilidade no conjunto.
Achei deveras estranhos os cornos na extremidade do cais…
Jogabilidade
Para um set em que a maior parte dele é estático, a jogabilidade até é bem alta. Temos duas facções (soldado e piratas) e um terceira bem independente, o crocodilo. O topo da ilha poderá funcionar como esconderijo do tesouro bem como prisão. A catapulta apesar de fantasiosa acrescenta um ponto nesta característica. Este conjunto acho que só peca porque o único gadget é mesmo a catapulta.
O problema é que este tipo de jogabilidade e a falta de gadgets não acrescenta nada ao que já foi feito há mais de 10 anos atrás..
Outros
Mais uma vez saliento a banda desenhada em que só apontoa estranheza de ter sido colocada mais ou menos a meio do livro de instruções.
Conclusão
Acho que poderiam mudar tudo por cima da baseplate/ilha que ela ainda continuaria a ser o ponto chave deste set. Muito do valor deste conjunto tem mesmo que ver com ela e como pessoalmente até gosto dela isso é um ponto a favor. O resto basicamente cumpre e não foge nada do que seria de esperar.
Brickset: 6241
Inventário Peeron: 6241
*Mais tarde posto imagens
LBaixinho