Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Referência: 6253
Nome: Shipwreck Hideout
Tema: Pirates
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 310
Preço LEGO®:39,95€
Preço por peça: 12,9 cêntimos de euro
Dados de compra: Shop@Home, Janeiro de 2009
Instruções: Livro com 76 páginas
Autocolantes: Não
Minifigs: 6 – 3 piratas, 2 soldados e um esqueleto
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim das instruções
As peças
Quase treze cêntimos de PPP num conjunto não licenciado não é lá muito animador, para mais tendo em conta que as peças grandes (mastro, ponte de corda e barco) são de difícil utilização fora do tema. No entanto a quantidade de peças em castanho e tan, o número de minifigs e peças incomun podem justificar o preço.
6 minifigs em que uma é um esqueleto, dois soldados e três piratas. O capitão só aparece em outros dois conjuntos (mais caros) e a pirata é exclusiva deste conjunto.
Saliento também que a nova cor dos canhões é, na minha opinião, muito melhor que a versão antiga!
A construção
Dividida em três fases/saquetas. A primeira compreende os minifigs e os destroços da embarcação. Os destroços são relativamente simples e destaco o facto de poder ser separado em duas partes e assim encaixados nas laterais do rochedo. A segunda fase é a parte de baixo do rochedo e inclui alguns “gadgets”, parece-me ser uma área que me parece um pouco inacabada. Nesta fase saliento a inclusão de slopes altas para representar o rochedo, exactamente como actualmente muitos AFOLs o fazem. A terceira fase inclui a cabana no topo do rochedo e a pequena construção com o mastro e ponte de corda.
A construção é relativamente simples, linear e sem recurso a técnicas avançadas.
O desenho
Os destroços são relativamente simples e não acrescentam muito ao já visto no conjunto 7776, que por acaso (ou talvez não) também era exclusivo de uma cadeia de lojas. O rochedo e a cabana tem alguns detalhes bem conseguidos, mas há partes que dá a sensação de não terem sido acabados. Nesta parte saliento a “gruta” no rochedo como uma área mal explorada e a distribuição e quantidade de vegetação no rochedo. Os gadgets no rochedo parecem-me algo forçados e pouco acrescentam ao conjunto a nível de jogabilidade.
A cabana está bem desenhada apesar de exígua.
A adição de uma ponte de corda e mastro de observação acrescentando algo mais que um rochedo e respectiva cabana é um ponto positivo. Adiciona-se o facto de a conexão entre as várias partes permitir jogar um pouco com a disposição do conjunto.
Jogabilidade
Ter duas (ou três) facções no mesmo conjunto é óptimo para quem começa no tema ou no mundo LEGO. Todas as facções estão bem equipadas para uma luta cheia de acção.
Destaco a possibilidade de separar os destroços do rochedo para criar outra disposição ao conjunto. O facto de a ponte de corda estar conectada ao rochedo através de uma turntable também ajuda a modificações à disposição do set. A inserção de alguns gadgets é interessante apesar de no meu entender serem deveras limitados e nada divertidos.
A integração com os restantes conjuntos do tema é boa e até pode servir de base (apesar de minúscula) para a facção dos piratas. Isto até aparecer uma em conjunto próprio.
Conclusão
Apesar de um desenho aparentemente descuidado o conjunto cumpre a função de servir de (mini)base para os piratas. O resultado apesar de atraente e de cores agradáveis é relativamente minúsculo e no fim fica mesmo a impressão de que podia ser bem maior. Os gadgets são, no meu entender, fracos e acho que atrapalham mais do que ajudam na jogabilidade.
Obrigatório para quem gosta de piratas, mas não acrescenta nada de especial como conjunto LEGO.
Brickset: 6253
Inventário Peeron: 6253