Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Referência: 7649
Nome: MT-201 Ultra-Drill Walker
Tema: Mars Mission
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 759
Preço LEGO®: 69,99€
Preço por peça: 9,2 cêntimos de euro
Dados de compra: Shop@Home em saldo
Instruções: 2 livros A4 com 48 páginas cada.
Autocolantes: 2 pequenas folhas
Minifigs: 2 + um alien grande
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim
As peças
9 cêntimos é um PPP um pouco acima da média para um conjunto não licenciado. Mas como comprei em promoção o PPP desceu para uns aceitáveis 6 cêntimos e meio.
Quanto a peças, a canópia grande é a que chama mais atenção. Nesta cor só existe neste set e noutras cores só existe em smoke num set Agents. Depois temos outras peças não tão comuns como as que compõem o tanque. Saliento a quantidade de slopes curvas e o facto interessante que tem 24 bricks 2x4 branco.
Os minifigs além da garrafa de oxigénio impressa nas costas, possuem uma mochila branca. O alien cumpre a função de servir de “mau”.
Noto que algumas peças brancas feitas em PC estão riscadas. Já começa a ser hábito e desta vez vou mesmo reclamar.
A construção
Está dividido em quatro fases e pessoalmente adoro esse pormenor. A mesa não era muito grande e assim pude fazer as coisas faseadamente sem ter a mesa completamente atulhada de peças e sem perder muito tempo a procurá-las.
A primeira fase é a construção dos minifigs e nave alienígena. Esta última não possui técnicas especiais e é de muito fácil montagem.
A segunda fase é a nave dos terrestres. A nave possui algum SNOT mas nada de assinalável. O pequeno hover também é de fácil construção e assemelha-se um pouco com os vendidos pela LEGO no início dos anos 80.
O corpo do Ultra-Drill é a terceira fase e é utilizado algum technic para aumentar a resistência do veículo e accionar a broca.
As patas compõem a quarta fase e são completamente idênticos. A construção é interessante e relativamente rápida, assim não há tempos para aborrecimentos.
Globalmente o set não é difícil de construir e acredito que se encaixe na faixa etária a que está indicado (8 aos 14 anos). Também é relativamente sólido e não recorre em exagero a peças technic. É fácil mover as pernas e não se quebram facilmente. Negativamente destaco que as patas não podem ser levantadas. Não é propriamente importante para a brincadeira mas torna impossível algumas poses.
O desenho
Só mesmo no fim é que consegui apreciar na totalidade este conjunto. O resultado separado de cada uma das fases foi um pouco decepcionante mas juntando todos os componentes do veículo terrestre o resultado fica simplesmente imponente.
O Ultra-Drill é composto por duas partes e na posição normal tem uns impressionantes 25 cm de comprimento, 32 cm de envergadura e 22 cm de altura. A parte principal é o veículo quadrúpede propriamente dito, com uma broca talvez demasiado grande e um habitáculo de operador num local um pouco esquisito. Só fica bem quando a broca fica em posição de funcionamento. A segunda parte é cockpit de pilotagem que está inserido numa nave que é destacável. Esta nave ainda contém um pequeno veículo no interior. O único problema que realço no desenho em geral é que esta nave é preciso ser retirada para a broca poder funcionar no chão.
O veículo está recheado de curvas suaves onde o ar “bulky” de uma construção LEGO desaparece por completo.
O elo mais fraco é mesmo a nave alienígena que é básica mas cumprindo a função.
Jogabilidade
Sem contar com o alienígena o conjunto já tem uma grande jogabilidade. Três veículos para várias aventuras e só peca por somente ter dois astronautas. A Leila fartou-se de brincar só com esta parte antes de pegar na nave preta. Aliás, mal reparou neste set esqueceu-se logo do 10193...
Combinando então as duas facções a jogabilidade entra no ponto mais elevado..
Conclusão
Este é mesmo um daqueles sets que só irei desmontar porque há algumas peças bem interessantes para uns MOCs. Se pudesse comprava outro só para o deixar montado e de vez em quando brincar com ele
Se desconfiava que era um grande set, ao acabar de montar fiquei com a certeza. É grande, é credível, é bonito, tem muita jogabilidade e por fim.. poderia estar junto dos melhores MOCs de espaço que não destoaria (isto claro que ignorando a nave alien)!
Brickset: 7649
Inventário Peeron: 7649