Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Referência: 9468
Nome: Vampyre Castle
Tema: Monster Fighters
Ano de Edição: 2012
Número de Peças: 949
Preço LEGO®: €99,99
Preço por peça: 10,5 cêntimos
Instruções: Sim, dois livros A4
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, 7
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim
As peças
10 cêntimos e meio de PPPwiki não é propriamente o melhor preço para um tema não licenciado, mas até nem é tão negativo tendo em conta a presença de minifigs com peças exclusivas do tema e em que a maior parte das peças são bastante úteis. De notar também a quantidade generosa de algumas peças bem úteis, como por exemplo as 62 unidades da 30136 Brick 1x2 Log, as 25 unidades da 98283 Brick 1x2 Masonry Profile e das 17 30044 Windows 1x2x2 ⅔ with Rounded Top. De notar a presença de dois Bat Monsters, exclusivos deste conjunto. O casal vampiro apesar de não ser exclusivo, não são propriamente figuras fáceis de encontrar.
9468 Vampyre Castle (3) by lbaixinho, on Flickr
A construção
A construção deste set foi em conjunto com a minha filha, portanto pode ter-me escapado algum detalhe interessante. A construção é dividida em 7 fases (4+3 nos livros) sendo as primeiras 4 completamente independentes (minifiguras mais carro, portão, torreão pequeno e torreão médio) e as últimas três compõem a parte principal do castelo. A construção é bastante agradável e com alguns pontos muito interessantes. Destaco a construção das janelas em diagonal no torreão médio e do gadget da torre mais alta.
9468 Vampyre Castle (14) by lbaixinho, on Flickr
O desenho
Se esquecermos o gadget mágico na torre principal e se o carro tivesse um estilo não tão aerodinâmico, diria que este castelo roça a perfeição. Capta perfeitamente o ambiente dos filmes sortunos de época com imensos detalhes que o tornam interessante visto de qualquer perspectiva.
Claro que foi feito para ser também um playset, portanto temos os inevitáveis gadgets e as traseiras abertas. Destaco positivamente a utilização de plates octogonais que possibilitam várias configurações ao castelo; o desenho assimétrico realista; o esquema de cores e por fim a qualidade de todas as minifigs.
Jogabilidade
A avaliação excelente deve-se às horas que a Leila brincou com este conjunto (apenas com a inclusão de mais 2 minifiguras) e, principalmente, com a utilização regular dos vários gadgets presentes. Destacam-se a porta que se transforma numa escadas, o habitual alçapão armadilha e o original canhão no carro que lança uma rede.
9468 Vampyre Castle (28) by lbaixinho, on Flickr
Conclusão
Este é um conjunto com um design bem conseguido e que surpreende por algumas técnicas de construção interessantes (bem mais que o colega 10228 Haunted House). A jogabilidade por norma é um fator que não me interessa, mas foi comprovadamente alcançada. O preço aconselhado pode não ser o melhor (atiraria para uns 89,99) mas é impecável para servir de base para construções deste género. Quem acha o 10228 obrigatório, deveria olhar com mais atenção para este.
Mais imagens no final desta pasta Flickr