Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review: LEGO 10278 Police Station

por baixinho, em 21.12.20

10278 Police Station 01

Tema: Creator Expert - Modular  Buildings

Ano de Edição: 2021

Número de Peças/Minifigs: 2923/5

Preço LEGO®: 179.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/10278-1/Police-Station

 

Poderia começar alertando para a importância que a série de sets de modulares tem hoje em dia para o hobby LEGO, mas acho que já falei tanto nisso que não iria acrescentar nada de novo. Vou abreviar a introdução para dizer apenas que fiquei ultra-curioso mal soube que o modular de 2021 iria ser uma esquadra de polícia. Como é que iria ser? Seguiria a linha dos anteriores modulares ou iria avançar para algo mais próximo do que a LEGO costuma fazer nas linhas correntes?

10278 Police Station 02

Na sexta-feira negra o mistério ficou resolvido e a curiosidade passou para o “vale ou não a pena”?

10278 Police Station 03

O set chegou-me às mãos numa altura complicada em termos de disponibilidade. Demorei uns quatro dias até poder começar a construí-lo, tarefa que foi dividida em três alturas diferentes ao longo de dois dias e que resultou na longa-metragem que pode ser vista no final deste artigo. Vídeo que demorou praticamente um dia a editar. Levei ainda mais tempo a escrever este artigo...

A construção desenrola-se ao longo de catorze fases num livro de instruções com mais de trezentas páginas. As primeiras seis fases são dedicadas ao rés-do-chão, da sétima à décima fase dedica-mo-nos ao primeiro andar, da décima-primeira à décima-terceira ficamos com o segundo andar e a última fase é para fazer o terraço central e mais uns detalhes nos exteriores. O livro continua a ser com o fundo desagradavelmente negro mas traz uma novidade (pelo menos para mim). Em algumas páginas traz pequenos comentários, alguns sobre as personagens, outros sobre técnicas utilizadas e outro sobre uma referência a outro conjunto. É uma característica bastante interessante mas ainda tímida. Espero sinceramente que esta faceta seja desenvolvida no futuro. Ahh, antes que perguntem. Os sacos ainda são vulgares de plástico.

10278 Police Station 04

Apesar de ter construído um pouco à pressão, gostei da experiência. Não tem muitos pontos wow, mas também não há propriamente pontos monótonos já que as paredes vão-se levantando de forma intercalada com a construção dos mais variados pormenores. Fiquei algo intrigado é por haver passos com imensa variedade e quantidade de peças mas nada que afecte a experiência de construção. Apesar de não haver grandes pontos wow de técnicas de construção nunca vistas, a verdade é que até se utiliza técnicas simples para efeitos bestiais. E isso também provoca uma boa experiência de construção. Gostei particularmente das escadas (yeps, tão simples e tão bom), dos esquinas da esquadra, da fachada do primeiro andar da doçaria e do variado mobiliário que preenche os vários cantos dos edifícios. Fiquei surpreso com alguns pormenores que na altura da construção não conhecia. Primeiro o túnel que apesar de ser um pormenor que pouco acrescenta ao edifício em si, dá alguma piada e possibilidade de histórias. Adorei o detalhe que as paredes interiores estão rebaixadas facilitando assim não só o acesso mas também a visualização dos detalhes. Estranhamente não afecta nada a aparência geral dos andares. Achei a ideia da inserção de um arquivo de provas excelente, apesar da execução ter sido algo esquisita. É que para acedermos, metade das provas ficam na nossa mão junto com o telhado. Mas esquisito mesmo é a forma como os minifigs acedem ao único apartamento do conjunto…

10278 Police Station 10

Mas continuando com os interiores. Pode dizer-se que não estão vazios, mas mesmo assim acho que estão longe de estarem preenchidos. É que as imagens de séries e filmes da época remetem-me para imensos papéis, dossiers, cadeiras, secretárias, estantes espalhados por todos os cantos das esquadras. Existe mobiliário e até outros detalhes, mas algo bem longe daquilo que o meu imaginário pedia. Claro que se calhar estou a ser demasiado exigente, já que não me lembro de a LEGO alguma vez fazer algo como estou a dizer. O interior do apartamento está bastante frugal e o da doçaria está impecável. Não me perguntem como é o interior do quiosque, já que acho que a ideia é mesmo nem entrar lá,

10278 Police Station 11

O design da fachada central é soberbo. São várias as características que me agradam. Primeiro o facto da esquadra ter uma fachada sóbria e realista; segundo por ser secundada por dois elementos (quiosque e doçaria) que ajudam com que a esquadra sobressaia; terceiro, a escadaria reforça o aspecto institucional do edifício e ajuda também a destacá-lo dos restantes; quarto, detalhes como as esquinas, a vegetação, as cores, as janelas e decorações fazem com que não exista monotonia na construção; por fim devo salientar que a presença de vários detalhes que exigem técnicas avançadas de construção compõem uma fachada interessante para os AFOLs mais exigentes. A presença de um edifício anexo à esquadra que contêm a quarto do prisioneiro, a salinha de fotografias e o arquivo de provas (R/C, 1º andar e 2º andar respectivamente) é uma solução nada convencional, no entanto acho que até fica bem.

10278 Police Station 05

O calcanhar de Aquiles de alguns modulares são as traseiras (como aconteceu no modular anterior). Neste não são propriamente excelentes mas podiam ter sido algo melhores. A presença dos dois edifícios laterais ajudam a quebrar a sensação de monotonia do edifício central. E sim, aquelas peças cinzentas ali perdidas irritam um bocado. 

10278 Police Station 12

Se calhar também na secção do desenho devo apontar mais duas falhas, se é que são falhas. Há a sensação que faltam impressões ou autocolantes em alguns locais e falta também pelo menos um minifig (um civil ou mesmo um detective à paisana) para a proporção da dimensão da construção/número de minifigs, ficar mais composta.

10278 Police Station 17

Em termos de peças é um festival de coisinhas interessantes e úteis. Claro que ser um edifício com quase 3000 peças ajuda na questão das peças úteis, mas a verdade é que entre peças básicas e peças mais específicas como janelas, elementos decorativos, plantas, etc, a distribuição é como eu gosto. Ou seja, temos uma abundância de peças básicas e fáceis de utilizar bastante bem secundada (humm, outra vez esta palavra) por elementos mais específicos. Além disso deve ser referido a presença de peças (moldes) novas. Uma que é com certeza uma novidade que é o arco invertido que aparece tanto na fachada como nas paredes interiores e outra que é uma novidade para mim que é a barra (3L?) com studs abertos nas pontas. Esta última aparece também num set Ninjago que analisei há uns dias mas que construi depois deste. O foco vai para o arco invertido que, com certeza, vai servir para… sim, ornamentos em edifícios. Mas também prevejo a utilização em conjunto com a slope invertida curva 1x2x2/3 em cor diferente para criar padrões em, por exemplo, paredes. Há muitas outras peças para destacar, mas penso que é mais simples que vejam nos vídeos “Abrir e Montar” e “Analisar” que se encontram no fim desta análise.

10278 Police Station 16

A jogabilidade destes conjuntos pode ser limitada à simples exposição ou à possibilidade de criação de MOCs com as suas peças. No entanto, e como já se viu em alguns modulares, há uma história latente na construção e minifigs potenciada pelas imagens da caixa e livro de instruções. Claro que a existência desta história obrigou à existência de algumas particularidades na construção, algumas delas verdadeiramente deliciosas como é o caso do túnel. Mas mesmo havendo esta história latente, o conjunto oferece possibilidades de muitas outras histórias e, pessoalmente, creio que é o modular com mais potencial dos últimos anos.

As Peças 9/10 (festival de peças)

A Construção 9/10(sem muitos momentos wow, mas deliciosa do princípio ao fim)

O Desenho 9/10 (fachada impressionante, interiores interessantes e traseiras ok)

Jogabilidade 9/10 (tudo o que se precisa para uma boa história)

10278 Police Station 18

Não é um modular perfeito, no entanto é com certeza o melhor dos últimos anos. Fachada irrepreensível, interiores interessantes são características acompanhadas por um bom potencial de criação de histórias.

Conclusão 9/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds