Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review: LEGO 10283 NASA Space Shuttle Discovery

por baixinho, em 30.07.21

10283 NASA Space Shuttle Discovery (1)

Tema: Creator Expert/18+

Ano de Edição: 2021

Número de Peças/Minifigs:1793/8

Preço LEGO®: 180€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/10283-1/NASA-Space-Shuttle-Discovery

 

Adoro a temática da exploração espacial e a LEGO ultimamente tem preenchido perfeitamente esse tema com belíssimos sets. Nas prateleiras virtuais consegue-se facilmente encontrar o meu adorado 10266 NASA Apollo 11 Lunar Lander de 2019, o soberbo 21309/92176 NASA Apollo Saturn V de 2017/20 e o bastante detalhado 31231 International Space Station de 2020. Agora podemos juntar ao grupo este 10283 que à primeira vista tem tudo para fazer um brilharete em qualquer prateleira. Sim, sinto também que falta representar outras entidades neste feito da humanidade que é a exploração espacial, mas hoje vou falar apenas deste set.

10283 NASA Space Shuttle Discovery (2)

Ao abrir (e podem ver isso no habitual vídeo que coloco no fim do artigo) a caixa dá para perceber que o volume de peças é considerável e que se pode esperar um grande conjunto. O manual vem acompanhado por duas folhas de autocolantes e uma de plástico. Pela primeira vez em muitos, muitos anos, decidi colar os autocolantes. Apenas os colei no fim e olhando para o trabalho, questiono-me se não deveria ter ficado quieto. O PPP das peças é razoável (10 cêntimos) já que a presença de várias peças impressas, exclusivas e de algum volume pode justificá-lo. Noto que várias peças exclusivas são deveras interessantes, Posso referir a 73825 em azul, 76798 em branco e a única 76797 em branco. No entanto este conjunto não se limita a peças raras, a peças brancas e a peças pretas. Surpreendentemente há um lote considerável de peças em olive green, nomeadamente plates, que ficam todas escondidas. Sim, dá vontade, como refiro no vídeo, de substituí-las todas por outras cores mais comuns já que estas peças são excelentes para landscaping. Yeps, este set é um verdadeiro pack de plates em olive green.

10283 NASA Space Shuttle Discovery (4)

As 320 páginas do livro de instruções são de fundo negro. Tematicamente tem a sua lógica e apesar de não gostar muito da ideia, neste caso até não provocou grandes problemas. A verdade é que o fundo negro atrapalha em cores como os castanhos e azuis escuros (já que as peças pretas estão delineadas com uma linha branca) e neste set essas cores não estão presentes. Como acontece em alguns sets 18+, este livro de instruções vem recheado de apontamentos “did you know…”. Além de se perceber melhor algumas curiosidades deste veículo espacial, melhora imenso a experiência de construção. Claro que depois de construir tive que andar a ler alguns artigos sobre a história dos vaivéns norte-americanos para saciar a curiosidade despertada não só pela construção mas também por estes apontamentos.

A construção é dividida em dezassete fases, sendo as três primeiras dedicadas ao Hubble, o que faz com que muitas vezes me esqueça deste telescópio que é uma maravilha da engenharia. Apesar de haver uma ou outra fase mais extensa, a maior parte delas são relativamente curtas. Pessoalmente não é algo que me afecte muito, no entanto acredito que para muita gente torne a construção mais agradável assim. A construção é extremamente variada em termos de técnicas, não só na utilização de SNOT para efeitos estéticos e estruturais, passando pelos gadgets para movimentar o trem de aterragem e os flaps/ailerons, chegando à forma como se obtêm os ângulos oblíquos característicos deste veículo icónico. Aliás, são talvez estas linhas oblíquas que proporcionam os momentos mais interessantes na construção onde tem pormenores deliciosos de, por exemplo, tiles invertidas ou secções entaladas entre outras peças. Durante a construção estranhei alguns detalhes, por exemplo a presença de cinzento escuro na fuselagem, no entanto ao verificar nas imagens do veículo real dei conta que realmente aquelas secções são daquela cor. Obtive o mesmo resultado com os outros detalhes estranhos que fui encontrando.

10283 NASA Space Shuttle Discovery (5)

Estes detalhes estranhos mostram que o trabalho foi executado de forma muito competente e que de alguma forma tira os vaivéns lançados anteriormente pela LEGO para um nível muito inferior. A réplica é tão boa que acredito que a LEGO ainda vai demorar uns bons anos a voltar a este veículo, pelo menos nesta escala. Além disso, a dimensão torna este set perfeito para chamar a atenção numa qualquer divisão da casa. Apesar de claramente secundário, devo referir também que o Hubble está perfeito e que a fuselagem prateada lhe dá um aspecto único.

10283 NASA Space Shuttle Discovery (9)

Como referi acima, neste set tive a ousadia de colar os autocolantes. Sinto que fora os autocolantes das placas informativas, não ganhei muito com a sua aplicação. Além de que a aplicação dos autocolantes prateados do interior do compartimento de carga causaram-me vários calafrios e que continuo a achar que ficaram todos tortos...

10283 NASA Space Shuttle Discovery (7)

Em termos de jogabilidade temos a presença de alguns gadgets interessantes, mas acho que o que interessa mesmo é se fica bem exposto. 

Fica.

As Peças 9/10 (excelente escolha apesar de que poderia ser um pouco mais barato)

A Construção 10/10 (uma experiência cheia de bons momentos)

O Desenho 10/10 (uma excelente réplica)

Jogabilidade 10/10 (imponentemente lindo e com alguns gadgets interessantes)

10283 NASA Space Shuttle Discovery (6)

O vaivém espacial é, sem dúvida alguma, um dos maiores ícones de uma geração. A LEGO fez um excelente trabalho com esta reprodução onde alia uma grande presença em qualquer prateleira com uma experiência de construção muito interessante. É um set incontornável.

Conclusão 10/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds