Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: LEGO 21324 123 Sesame Street

por baixinho, em 22.10.20

Tema: Ideas

Ano de Edição: 2020

Número de Peças/Minifigs:1368/6

Preço LEGO®: ??€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/21324-1/123-Sesame-Street

 

Não, quando era pequeno nunca fui grande fã da série. Provavelmente porque quando deu em Portugal já não fazia propriamente parte do público alvo e mesmo quando era transmitido em Espanha (yeps, viver praticamente na raia fazia com que visse muitos canais espanhóis) nunca me despertou o interesse. No entanto é uma série de TV incontornável tanto a nível de entretenimento, como na educação e na formação de valores. Não é perfeita, mas a sua longevidade mostra que conseguiu adaptar-se bem aos vários e rápidos períodos que assistiu. Portanto o conjunto LEGO teria tudo para me passar ao lado se não fosse aquele grande edifício que tem tudo para possuir várias peças e técnicas interessantes. Será que vale a pena para um AFOL que não é fã da série?

Como tem sido hábito nos últimos meses, podem ver dois vídeos no meu canal de Youtube dedicados a este set, o Abrir e Montar e o Analisar. Ambos também estão no final deste artigo.

Na altura que escrevo esta análise a página do Brickset dedicada a este set está praticamente vazia. Apesar de conhecer o número de peças (1368), não conheço o PVP do conjunto mas acredito que o PPP resultante irá estar um pouco acima dos 10 cêntimos. Para um produto licenciado não é propriamente caro principalmente se pensarmos que temos vários moldes exclusivos (minifigs) para este set. Sim, não é hábito tecer grandes comentários sobre os minifigs, mas neste caso tenho mesmo que deixar uma palavrinha ou duas. É que apesar de não conhecer muito bem os personagens (principalmente os nomes), a verdade é que os minifigs além de imediatamente reconhecíveis estão bastante proporcionais (ok, há ali um que deveria ser extremamente magro mas ninguém repara nisso) o que por vezes não é conseguido muito bem. As impressões são simples mas bem conseguidas, mesmo nas cabeças. 

Em termos de peças é um autêntico festival para todos os gostos onde há várias peças novas, recentes e/ou raras. Quase que merece um artigo apenas dedicado a estas peças já que várias são, para mim, uma completa novidade. Não o vou fazer o artigo, mas tirei algumas fotografias às peças interessantes, que podem ser vistas abaixo.

Mas as peças deste conjunto não valem apenas pelas raridades e novidades. Devo destacar a quantidade apreciável de peças básicas (bricks, plates, tiles) em cores tão agradáveis como tan e dark flesh. Ahh, sem esquecer a quantidade interessante de peças que permitem SNOT (vá, bricks e plates com studs de lado). Tudo isto faz com que este conjunto seja muito interessante a nível de peças.. Isto se não fugir muito ao PPP que estou a prever.

A construção é dividida em seis fases que percorrem um enorme livro de instruções com 256 páginas. Como é hábito nestes conjuntos 18+, o livro é tem fundo negro o que não é propriamente facilitador do acto de construir (sim, peças castanhas escuras ficam próximas do invisível), a capa e contracapa são interessantes e as primeiras páginas são ocupadas com alguns textos e fotografias sobre o tema do set.  O desenrolar da construção é bastante fluído onde existem vários pormenores que fazem com que não notemos o levantar do edifício. Sim, existe uma outra altura em que repetimos alguns passos (por exemplo as janelas), no entanto são relativamente rápidos para sequer serem notados. Destaco a construção dos vários pequenos componentes que embelezam os dois edifícios como, por exemplo, a banheira, as duas camas iguais que ficam no primeiro andar, os sofás, a televisão, a escada de incêndio, o canteiro de flores e a até a escadaria para a porta do edifício principal. Sim, poderia falar dessa porta mas penso que o resultado não é propriamente o melhor. É também questionável a ausência da janela por cima dessa porta já que em todas as imagens que consultei, bem como no projecto original, essa janela existe.

Nada que ofusque este set em termos de desenho. É que fora o pormenor (yah, pequeno pormenor mesmo) da falta da janela, exteriormente o edifício está mesmo parecido. Claro que o projecto original é mais fiel, mas também é gigantesco. O mesmo se passa com os interiores que conseguem retratar de forma simples o cenário de algumas aventuras da série. Pode ser questionável terem optado por um edifício sem a parede traseira (tipo casa de bonecas), mas penso que para este caso seria um custo desnecessário ter essa parede. O pequeno edifício da loja/sala do Monstro das Bolachas (sim, tive que googlar para não me enganar no nome) está cheio de pequenos detalhes que o tornam quase um MO.. set à parte. Se ao ver a fotografia da caixa ainda me perguntei a real necessidade deste pequeno acrescento. Depois de construir o set dou-lhe o devido valor e até penso que ajuda a compor já que não deixa o edifício principal isolado. Aquele passeio recortado é que me parece bastante interessante. Será que funciona com as estradas/ruas LEGO que vãos sair no próximo ano?

Quanto à jogabilidade.. Isto é um set 18+, depois de construído só serve para ser exposto. Nah, estava a brincar. O conjunto apesar de ser dirigido para, não sei bem porquê, um público adulto, a verdade é que contém vários detalhes jogáveis. Os interiores estão bem recheados para servirem de um bom cenário de histórias da turma habitual desta série, o exterior tem espaço para umas boas aventuras e a presença dos principais personagens são mais que suficientes. 

As Peças 10/10 (muita variedade mas também muitas para construção)

A Construção 9/10 (fluída onde não se pára de construir detalhes)

O Desenho 8/10 (excelente apesar de uma outra opção questionável)

Jogabilidade 9/10 (excelente efeito em exposição e com boas possibilidades de cenário de histórias)

Este é um conjunto que mostra que a LEGO não sabe fazer sets fracos. Teria tudo para me causar um bocejo, no entanto a experiência de construção é mesmo agradável e interessante. Além disso é um autêntico festival de peças!

Conclusão 9/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:05



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog