Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: LEGO 21325 Medieval Blacksmith

por baixinho, em 08.04.21

21325 Medieval Blacksmith 1

Tema: Ideas

Ano de Edição: 2021

Número de Peças/Minifigs:2164/4

Preço LEGO®: 159.99€ (149.99 na Alemanha)

Link Brickset: https://brickset.com/sets/21325-1/Medieval-Blacksmith

 

Um ideas com um tema clássico?

Então é um set que obrigatoriamente entra na wishlist de qualquer AFOL nostálgico dos anos 80. Yeps, e eu não sou excepção.

21325 Medieval Blacksmith 2

Já no ano passado a LEGO lançou um ideias icónico com esta temática, o 21322 Pirates of Barracuda Bay (review aqui), portanto a LEGO lançar este, pode ser a confirmação de uma direcção. Mas vamos deixar as previsões de lado e tentar perceber se a LEGO fez ou não um bom trabalho com este set.

21325 Medieval Blacksmith 3

Devo iniciar dizendo que não esperava que este projecto chegasse aos 10 000 apoiantes como também não esperava que a LEGO decidisse editá-lo (yeps, e até o escrevi aqui). Portanto fiquei surpreso com a decisão da LEGO lançar este projecto e isso aumentou a minha curiosidade quanto ao set. Sei que quando apareceram as primeiras imagens as reacções foram mistas e que muita gente acusou a LEGO de desvirtuar o projecto original ao retirar muitos detalhes (?). Antes mesmo de ter o conjunto já não concordava muito com essa visão já que o que muitos chamavam de “detalhes” era apenas o ruído criado por muitas peças do telhado e das paredes. Aliás, as imagens que vi deste conjunto até agradavam-me mais que as do projecto original. Vamos ver então se fiquei com a mesma impressão depois de o montar.

21325 Medieval Blacksmith 4

Ao abrir o manual fiquei agradavelmente admirado com a referência aos anteriores ferreiros (apesar de achar que também poderiam ter referido a presença de um ferreiro no 10193) e em especial ao 3739 (ainda tenho um fechado!!!) que é um marco para a história do hobby LEGO já que basta dizer que faz parte do sub-tema My Own Creation. Yeps, MOC! No entanto o início do livro de instruções mostra que o designer foi o Wes Talbott que apesar de ter desenhado sets bem interessantes, não fiquei muito impressionado com o trabalho dele com o modular de 2020, o 10270 Bookshop.

21325 Medieval Blacksmith 5

O livro tem 240 páginas e divide a construção através de 14 fases. As primeiras cinco são reservadas à construção do terreno, oficina e árvore. Fora a árvore, a construção é muito convencional, sem grandes técnicas ou peças em utilizações inovadoras. No entanto e neste caso não consigo ver isto propriamente como um defeito já que a construção é rica em detalhes, utiliza de forma muito inteligente e atraente a combinação de cores e não momentos monótonos de elevação de paredes sem qualquer pormenor. Aliás, provavelmente o momento mais bocejante foi a construção das folhas das árvores já que tem uma, pequena, secção que é repetida oito vezes. Como em outros sets LEGO, a ausência de técnicas arrojadas não quer dizer que a experiência de construção é má ou desinspirada. Nesta secção adorei a árvore, a forja e os interiores detalhados. As paredes de pedra tem um efeito muito interessante e, pessoalmente, penso que ficam muito mais giras que o projecto original. Sim, a forja é iluminada quando pressionamos o fole, mas isso diverte nas primeiras três vezes que o fazemos e depois cai no esquecimento e assim daqui a uns anos temos mais uma pilha no mundo que teve uma vida inútil.

21325 Medieval Blacksmith 6

Nas três fases seguintes construímos o primeiro andar que é composto pela cozinha e zona de refeições. Ao contrário do projecto original, Wes decidiu (e bem) separar a zona de refeições do quarto de dormir já que levou esta última secção para o piso superior, o sótão. Voltando à cozinha, mais uma vez não há grandes momentos wow mas no fim temos uma secção credível, bela e com uma distribuição de elementos bastante agradável. Poderei dizer que as cadeiras são algo grandes, mas são simples, dão uma nova utilização aos machados e ficam bastante bem  :). Como no andar inferior, a chaminé é um componente que não só faz a ligação interior/exterior como liga verticalmente todas as secções do set.

21325 Medieval Blacksmith 7

As cinco fases seguintes (da nona à décima terceira) temos a construção do sótão em primeiro lugar e em segundo, do telhado. No sótão a atracção vai para os interiores que apesar de não serem extremamente detalhados, tem alguns pormenores deliciosos. O original tapete (que me fez perguntar se não foi uma manobra arriscada para o actual estado do politicamente correcto), a enorme e sobriamente detalhada cama e a zona de escrita com aquele esquisitíssimo “túnel” para a janela. Adorei a forma simples mas eficiente do suporte do telhado e, já agora, o próprio telhado. A forma de construção é relativamente simples e com um truque nada original para o tornar côncavo. No entanto o efeito é simplesmente bestial e quase que posso afirmar que é a imagem de marca deste set. Por fim temos a décima quarta fase que é inteiramente dedicada à construção da carroça que não compromete mas também não deslumbra.

21325 Medieval Blacksmith 8

No fim temos um um resultado extremamente bonito e que acho bem mais interessante, credível e harmonioso que o projecto original. Wes fez aqui um excelente trabalho ao pegar numa ideia base (estão lá imensos elementos do original) e transformar não só num produto realizável pelos parâmetros da LEGO como melhorá-lo não só tornando a experiência de construção agradável mas também numa bela construção LEGO para termos exposta e, quiçá, acompanhar com MOCs.

21325 Medieval Blacksmith 9

Vamos agora às peças. Há que dizer uma coisa que penso que é perceptível no vídeo de unboxing e speedbuilding que fiz e que está no fim deste artigo. Babei-me todo com as peças já que praticamente a totalidade delas encaixam sem qualquer problema em vários dos meus MOCs, passados ou futuros. Para mim e mais do que ter peças raras que por vezes são inúteis nas minhas mãos, é interessante ver as peças de um set e ter a noção que facilmente as posso utilizar nas minhas construções. Afinal é para isso mesmo que as peças LEGO servem. Nisso este set é simplesmente excelente e por isso pouco ligo ao PPP (que de qualquer forma é bom) ou à presença ou não de peças exclusivas.

21325 Medieval Blacksmith 10

Ahh, os minifigs são lindos e até gosto da irrealidade das moças guerreiras.

21325 Medieval Blacksmith 11

As Peças 10/10 (100% a pedir para serem utilizadas em MOCs)

A Construção 9/10 (agradável e bem clássica)

O Desenho 10/10 (credível e harmoniosa)

Jogabilidade 9/10 (fica excelentemente bem quando em exposição e pede MOCs a acompanhar)

21325 Medieval Blacksmith 12

Este é daqueles sets Ideas em que a concretização da LEGO é bem superior e interessante do que o projecto. Acho-o excelente e o único pecado é que não tem outras habitações para o acompanhar.

Conclusão 10/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:51



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog