Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Ideas
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs: 1074/-
Preço LEGO®: 100€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/21329-1/Fender-Stratocaster
Sou um grande apreciador de música e não me vejo sem ter uma banda sonora diária. O meu grupo preferido são os Pink Floyd, mas isso não me impediu de explorar imensos outros géneros e de sentir que ouço bastantes coisas diferentes. No entanto sou um leigo completo em termos de conhecimentos musicais, seja em teoria musical, seja em instrumentos. Sei que existem as Fender, as Stratocasters, as Telecasters, as Gibson Les Paul, etc e tal, mas apenas isso. Portanto, quando foi anunciado o lançamento deste set, o meu entusiasmo foi próximo do nulo. Mas sabendo que a minha filha adora guitarras eléctricas e que ficou entusiasmada com esta representação através de peças LEGO, lá tratei de arranjar este set para uma análise e depois decorar o quarto dela.
A primeira pergunta que me fiz foi: duas cores? Mas isso envolve a maior parte das peças da guitarra? A segunda foi: Amplificador? Acrescenta algo essencial ao modelo?
Temos várias peças exclusivas (a maior parte impressas) e incomuns o que até torna este conjunto interessante tendo em conta o seu PPP pouco acima dos 9 cêntimos. O destaque vai para a quantidade apreciável de peças (sejam plates, sejam bricks) que permitem o SNOT. No entanto, uma boa parte são pretas ou vermelhas, o que a meu ver diminui interesse. Claro que a coisa não se esgota aí, já que temos slopes curvas, bricks básicos e uma cornucópia de peças pequenas que fazem deste conjunto um insuspeito pack de peças. Nada que me chame grandemente a atenção, mas não deixa de ter uma boa variedade e selecção de peças.
A construção é.. Diferente. Primeiro temos um pequeno suporte para a guitarra que é essencialmente composto por peças technic e que é tão rápido que facilmente nos esquecemos dele. Aliás, apenas ao reler este texto é que dei pela falta dele. Depois começamos pelo braço da guitarra espalhando a nossa construção invadindo o corpo com algumas peças brancas. Apenas depois disto é que vamos construir o corpo e onde temos que decidir qual vai ser a cor da guitarra. São duas as versões (vermelha e preta) e nas fases seguintes teremos que misturar peças que são comuns às duas e peças exclusivas de cada cor. Ou seja, isto significa que se um dia quisermos mudar a cor, seremos obrigados a desmontar uma boa parte da guitarra e voltar a montar tendo que utilizar várias peças novamente. Sinceramente não consigo entender esta opção!? A construção do corpo da guitarra envolve imenso SNOT, mas o que se destacou mais foi mesmo a colocação das cordas com uma solução bastante interessante e que até utiliza peças que mais tarde são retiradas e nunca mais utilizadas. Depois chegamos ao amplificador que, segundo a minha filha, também é da Fender. A experiência de construção decorre ao longo de quatro fases e pode ir do tédio de colocar 86 tiles 1x2 em grelha à entusiasmante construção de cada um dos transistores, válvulas e outros aparelhos electrónicos de antanho utilizando soluções bem originais. Pena que depois a maior parte destes detalhes fiquem escondidos. Por fim temos a construção do pedal cuja ligação ao amplificador é através de um tubo pneumático e o outro liga o amplificador à guitarra. Não achei esta solução nada elegante já que o tubo é bastante volumoso para a escala utilizada.
O resultado final é perfeitamente reconhecível e, posso afirmar até, bastante fiel. Apesar de até ter gostado de construir o amplificador, tenho a sensação que não acrescenta muito ao conjunto. Julgo que a solução ideal teria sido apenas a guitarra (com o suporte) em vermelho e mais tarde poderiam ter lançado a versão preta um pouco à semelhança com o que fizeram com o Fiat 500.
As Peças 7/10 (várias exclusivas, boa selecção, mas sem brilhar)
A Construção 8/10 (um pouco de tudo, momentos wow e momentos monótonos)
O Desenho 9/10 (realista qb)
Jogabilidade 9/10 (perfeita para colocar na estante de um qualquer admirador de guitarras)
É questionável a necessidade da presença do amplificador e da opção entre duas cores. No entanto, o modelo é bastante realista e proporciona uma experiência de construção agradável. Perfeita para o pessoal que adora guitarras!
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)