Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: LEGO 21332 The Globe

por baixinho, em 18.01.22

21332 The Globe (01)

Tema: Ideas

Ano de Edição: 2022

Número de Peças/Minifigs: 2585/-

Preço LEGO®: 200€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/21332-1/The-Globe

 

Mal recebi a caixa fui dar uma vista de olhos ao projecto original (ver aqui) e fiquei agradavelmente admirado pela qualidade da proposta. Já não me lembrava muito bem como era e ao analisar as várias imagens, gostei do que vi e fiquei contente por a LEGO ter respeitado várias das principais características do projecto do Disneybrick55. 

21332 The Globe (02)

No momento em que escrevo estas palavras ainda não tenho confirmação oficial quanto ao preço de venda ao público deste set. Mas a verdade é que em termos de peças há vários detalhes com que fazem que seja uma compra interessante. Claro que poderia referir a existência de 32 unidades das plates 1x5 em preto, mas julgo que rapidamente se vão tornar vulgares para lhe dar muita importância agora. Dou mais importância à variedade de peças castanhas (sim, salivei com tiles e slopes curvas), às plates wedges de várias formas e cores (incluindo várias 6x2), tiles cortadas, n plates 6x6 azuis escuras, peças em dourado metálico entre outras peças nada comuns. De destacar as peças gravadas que apesar de bem temáticas, julgo que facilmente poderão ser encaixadas em MOCs. Claro que há uma catrefada apreciável de peças Technic e muita delas repetidas até à exaustão, mas dá para perceber que não havia grande coisa a fazer para termos um globo como deve de ser.

21332 The Globe (05)

O livro de instruções tem 232 páginas e as primeiras, como habitualmente, são dedicadas a uma introdução aos globos terrestres, referência ao autor original, designers da LEGO e, por fim, um artigo “Together, We Can Rebuild The World” que refere os planos de sustentabilidade por parte da empresa. São 16 as fases que, por sua vez, podem ser divididas em quatro grandes secções. Suporte do globo, equador, hemisfério norte e hemisfério sul. Adorei a construção da primeira secção já que o suporte é construído de forma estável e resistente sem utilizar peças Technic. As soluções encontradas são elegantes e conseguem um bom equilíbrio entre o “brinquedo” e o “clássico”. Fiquei admirado com a utilização de pneus na base como anti-derrapantes. Funciona na perfeição e acho que esta solução não vai demorar a ser utilizada mais vezes. A construção da segunda secção já foi algo mais monótono onde tive que montar 16 secções muito parecidas. O que vale é que a parte mais interessante foi deixada para o fim, “pintar” as massas continentais no mar azul-escuro. A construção dos hemisférios são algo agridoce. Por um lado temos a monotonia da montagem de 32 fatias, 16 mais 16 iguais onde fiquei farto de enfiar peças em eixos Technic. Por outro temos a colocação das massas continentais, que é sempre um momento giro. Além de “desenhar” as linhas das Terra, temos também uma ou outra surpresa para colocar na face do globo. A décima-sexta fase é dedicada apenas aos pólos e colocação dos eixos. Não me posso esquecer de referir que são colocadas 4 rodas dentro do globo e que não consegui perceber a função. Suspeito que tem que ver com a estabilidade. Pode ter-me escapado alguma referência no livro, mas com certeza que vou tentar saber mais! De qualquer forma aconselho a dividir a construção ao longo de dias, para esbater a sensação de monotonia.

21332 The Globe (06)

Em termos de design o globo é simplesmente espectacular. O efeito é excelente tendo em conta que estamos perante uma construção com peças LEGO. Claro que os espaços entre as peças são notórios e, em certos ângulos, até é possível ver de um lado para o outro. O desenho dos continentes é também o possível tendo em contas as peças LEGO existentes, mas mesmo assim é bastante reconhecível e, apesar de torcer o nariz a alguns detalhes (não deveria ser Oceania em vez de Australia?), o efeito geral é muito, muito bom. De forma surpreendente, adorei o suporte. Cumpre na perfeição a função com o bónus de ter o charme de não utilizar peças Technic!

21332 The Globe (08)

A jogabilidade também foi algo que me surpreendeu, já que não estava à espera que o movimento rotativo do globo fosse tão suave e que a utilização de pneus na base ajudasse imenso à fixação nas superfícies. É um objecto que fica bem em qualquer secretária, prateleira ou mesmo outro móvel lá de casa. De preferência ao pé de um bom set LEGO como o 21313/92177 Ship in a Bottle.

As Peças 9/10 (boa variedade a um preço justo)

A Construção 8/10 (agridoce, alguns momentos excelentes, outros muito repetitivos)

O Desenho 10/10 (lindo!)

Jogabilidade 10/10 (excelente presença em cima de uma mesa)

21332 The Globe (10)

A construção monótona não impede que este conjunto seja simplesmente excelente em termos de design. É, provavelmente, dos sets mais bonitos que construí nos últimos anos!

Conclusão 10/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:00



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog