Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Ideas
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 2316/1
Preço LEGO®: 170€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/21333-1/Vincent-van-Gogh-The-Starry-Night
Mais um quadro LEGO?
Ahh, mas este é um Ideas e projecto original (link) até está bem catita. Será que o conjunto faz juz tanto ao projecto original como ao trabalho do van Gogh?
Comecemos pelo livro de instruções com 240 páginas num formato próximo do A4. Como habitualmente as primeiras páginas são dedicadas à história do pintor e do quadro, umas breves palavras acerca do Museum Of Modern Art, o designer original e os designers da LEGO. Depois de aumentar a nossa cultura e curiosidade, podemos navegar pelas restantes páginas para construir as nove fases que compõem esta aventura. Há um pouco de tudo, desde secções com peças viradas para todos lados, de momentos wow do tipo “não sabia que dava para fazer isto e já conheço esta peça há mais de 30 anos”, de ver as coisas a aparecer aos poucos e até uma secção inteira que é tão longa que tive que a dividir em três partes (nota-se no vídeo de unboxing e speedbuilding que está lá em baixo). Definitivamente não é um conjunto para se fazer às pressas, mas sim algo para saborear aos poucos e de preferência dar uma espreitadela ao quadro original para não só perceber como os designers interpretam como para apreciar algumas das liberdades que tomaram. Sim, existem vários momentos de “empilhar n peças”, mas o resultado vai aparecendo e isso encanta qualquer um. Das soluções, há alguns compromissos que me espantaram, outros já eram mais ou menos esperados.
Apesar de na quarta fase já começarmos a ter uma noção de como vai ficar o efeito final, a verdade é que só no fim é que dá para apreciar esta construção como deve de ser. Não foi à toa que deixaram os ciprestes para o fim! Aliás, não posso deixar de referir que até a simplicidade da moldura é essencial para todo o trabalho. Há mesmo algum charme na forma como a “pintura” sai para fora do quadro dando um efeito 3D que não se limita a um truque. Claro que para termos o efeito do quadro, temos uma posição de visualização preferencial. Mas a magia deste set é que podemos mudar a nossa posição para ver o quadro de forma diferente mas sem deixar de transportar-nos para a versão original.
Para isso ser conseguido os designers abusaram de uma peça LEGO em vários tons (só de azul são uns 5). A vulgar plate 1x4 foi perfeita para transportar o estilo impressionista/expressionista do autor holandês para a realidade LEGO. Claro que não temos só esta peça e muitas outras mostraram-se fulcrais. O que me satisfaz imenso é que a grande maior parte delas são peças básicas o que levou a soluções de construção simples mas de uma elegância ímpar como refiro no fim do vídeo lá de baixo.
É um quadro para ficar exposto onde o único problema é que tem imensos espaços para o pó acumular-se. Também adorei o detalhe da minifig, da forma como pode ser integrada na construção e do facto de ser facilmente amovível.
Durante algum tempo pensei em não abordar a questão das peças. Gosto tanto do quadro que provavelmente irá ficar montado durante anos e portanto a questão das peças é algo irrelevante para o efeito. No entanto acho que devo referir algumas coisas. Um PPP de 7.3 cêntimos é sempre bom, mesmo tendo em conta que a grande maioria das peças é básica; eu adoro isso, muitas peças básicas; várias tonalidades de azul que aumentam as possibilidades de construção com esta cor e várias peças recentes que dão sempre jeito;
As Peças 9/10 (muitas e a maior parte delas de fácil utilização)
A Construção 9/10 (chata em algumas fases mas com vários momentos wow)
O Desenho 10/10 (um excelente compromisso entre o quadro original e a ideia proposta)
Jogabilidade -/10 (isto é para expor, certo?)
Este set é o delicioso resultado entre uma obra eterna, uma proposta fenomenal e um trabalho criativo competente. A experiência de construção tem algumas fases mais aborrecidas mas que são intercaladas por vários momentos com soluções interessantes. É espantoso ver a obra a crescer e começar a identificar vários detalhes do quadro original. O resultado é fabuloso.
Conclusão 9/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)