Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Creator
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs:327
Preço LEGO®: 29.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/31115-1/Space-Mining-Mech
Este é o primeiro de uma autêntica maratona de reviews que vou publicar nas próximas duas semanas. Haverão dias com duas reviews e outros dias sem qualquer review. Sem adiantar temas, o total de conjuntos analisados serão 14, tudo novidades para o próximo mês de Março. Para ter tudo pronto a tempo, escrevi este artigo cerca de 10 dias antes da publicação, por isso é expectável que apareça informação neste interlúdio que não será incluída. Pelas mesmas razões, só vou publicar vídeos com o “Abrir e Montar” deste conjuntos e não os de “Analisar”. Algo que de qualquer forma já vinha a fazer em alguns conjuntos.
Confesso que só soube da existência deste conjunto, bem como de outros desta série de reviews, quando fui informado da possibilidade de os analisar. Claro que fiquei agradavelmente surpreendido já que este tema (Creator espacial) foi muito bem representado em 2020 com o 31107 e tenho tudo para acreditar que este mech entre na mesma linha. Será que depois de construído essa expectativa é confirmada?
O primeiro senão foi mesmo a dimensão da caixa já que é a vulgar dos sets de 20 euros (ok, não licenciados) e sabe a pouco para um conjunto de 30 (pelo menos é a informação do PVP deste preço no momento em que escrevi este texto). Claro que isto pode ser mesmo uma sensação daquilo a que estamos habituados e deve-mo-nos sempre lembrar que a LEGO anda a diminuir a dimensão das caixas (e não do conteúdo) tanto por razões económicas como de sustentabilidade. O problema é que a sensação subsiste quando abrimos a caixa e percebemos que está longe de estar cheia.
Mesmo com essa sensação, abri os quatro sacos não numerados com bastante curiosidade, afinal é um set espacial e isso por norma indica a presença de várias peças que me podem interessar. Apesar de não ter peças especialmente raras (só poderei confirmar na altura que o inventário de peças esteja disponível no Brickset), a verdade é que uma boa parte delas são particularmente úteis e outras até mesmo cativantes pelas possíveis utilizações. Fiquei contente pela quantidade de peças brancas, pela barbaridade de plates modified (principalmente para SNOT) e pelos windscreens em domo, dois deles em branco. A variedade de peças também ajuda a perceber a dimensão dos sacos dentro da caixa, a maior parte das peças são pequenas. Para terem uma ideia, a peça mais volumosa é um brick technic 1x8. Existem também várias articulações click hinge com rotação, mas como sempre achei difícil de utilizar estas peças não lhes consigo dar grande destaque.
Não, não há minifigs. Estranhamente também não senti a falta deles tanto durante a construção como no exame aos modelos já construídos.
A construção de todos os modelos obedece a premissas bem semelhantes. SNOT qb, seja para efeitos estéticos, para permitir posições únicas ou até mesmo para maior resistência da construção. As articulações fortes que permitem as mais variadas poses também são comuns a todos os modelos. No entanto a minha atenção foi para a utilização fulcral da 6307999 Technic Rotor, 3 Blades que serve de base para pormenores estruturais bem interessantes nos três modelos. Esta é uma peça que muitas vezes é esquecida e que quando bem utilizada pode gerar estruturas com formas bem interessantes. Sendo assim, qualquer um dos modelos é bastante agradável de construir e apesar de ter algumas secções simétricas, não são assim tão grandes que diminuam o prazer da experiência.
A construção resulta em desenhos essencialmente versados para as articulações. O modelo principal é um mech e os outros dois apesar de terem formas diferentes, também devem ser considerados mechs. O primeiro tem talvez o formato mais vulgarizado para este tipo de veículos. O segundo, apesar de não ser tão vulgar, ainda vai aparecendo num ou outro local. Faz lembrar rapidamente os AT-ST do universo Star Wars, mas também pode lembrar alguns mechs do mundo BattleTech ou até uma das várias encarnações do Castelo Andante. Mesmo assim o efeito é tão alto que remete automaticamente para uma sensação de desproporcionalidade. Talvez não surpreendentemente o meu modelo preferido é o terceiro. A forma de escaravelho (?) está bastante bem conseguida apesar de sentir a falta do terceiro par de patas. As proporções são bastante boas e não fui capaz de o desfazer já que talvez possa servir de modelo para um MOC.
Um ponto que pode gerar alguma insatisfação neste conjunto é a ausência de minifiguras. Pessoalmente no início fiquei intrigado e com os modelos já construídos até fiquei até a achar alguma piada. Sim, para mim o melhor até é mesmo aquela criatura/robô que pilota o mech do modelo principal. Tem algo de estranho como desconcertante que me faz lembrar os robôs do Interstellar.
A jogabilidade é mais do que a esperada para um conjunto Creator. Construções interessantes, boa variedade de peças que permitem outras construções e um tema capaz de gerar boas histórias. Sem grande conflitos :D
As Peças 7/10 (caro?)
A Construção 8/10(muitas articulações!!)
O Desenho 8/10 (regular com uma preciosidade final)
Jogabilidade 9/10 (Creator na sua excelência)
Se se confirmar que este conjunto custa 30 euros, este será o seu principal handicap. De resto é um set acima da média que considero um valor seguro como um brinquedo de construção. Além disso adoro quando a LEGO utiliza desta excelente forma a linha Creator para colmatar algumas falhas no seu portfólio de temas.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)