Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: LEGO 31132 Viking Ship and the Midgard Serpent

por baixinho, em 26.07.22

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (01)

Tema: Creator

Ano de Edição: 2022

Número de Peças/Minifigs: 1192/4

Preço LEGO®: 120€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/31132-1/Viking-Ship-and-the-Midgard-Serpent

 

A LEGO começa a ser regular na disponibilização durante o mês de Junho de um grande set Creator revivalista. Em 2020 foi o 31109 Pirate Ship, em 2021 o 31120 Medieval Castle e agora temos este 31132 onde a grande diferença está num nome mais comprido que também ilustra a presença de algo mais do que o objecto principal.

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (02)

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (03)

Mas vamos começar pelas peças, onde o PPP é muito próximo dos 10 cêntimos, o que vou considerar como relativamente justo tendo em conta que não é um licenciado. Segundo o Brickset são duas as peças exclusivas (4521777 e 6347671), mas penso que ambas passem despercebidas olhando para todas as outras peças. Primeiro o destaque vai para a quantidade de peças que permitem o SNOT (com studs de lado), sejam bricks, sejam plates. Depois a grande quantidade de plates numa variedade deveras interessante não só nas dimensões mas também nas cores. Também uma menção para a variedade de slopes (simples, invertidas e curvas) e plates e bricks modificados. Fiquei algo admirado pela baixa quantidade de bricks normais, menos de 10 de cinco tipos diferentes. Demasiado pouco para um set Creator de 120 euros!!

As minifigs são brutais e estou a ver muita boa gente a fazer fila para as comprar à parte!

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (05)

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (06)

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (07)

A construção do barco Viking é gira apesar de haver várias repetições na montagem da proa e da popa. No entanto foram estas zonas que deram mais gozo na construção, o que tornou as coisas mais suaves. Toda a construção é bastante linear, com muito SNOT e algum technic. Apesar de não haver nada que provoque um wow num AFOL, acho que algumas soluções são bem elegantes. A serpente tem uma construção demasiada repetitiva e, pessoalmente, desinteressante. A construção dos restantes dois modelos não acrescentam muito à experiência. A cabana do chefe é bastante massiva em termos de utilização de plates e até utiliza uma solução interessante para as paredes. O lobo é o esperado neste tipo de animais construídos e fiquei agradavelmente admirado com a construção da árvore.

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (08)

No entanto, é mesmo nestes dois modelos que o desenho é, a meu ver, fraco. A cabana do chefe tem um resultado final confuso e onde praticamente não existem superfícies limpas para ajudar a uma melhor identificação. O lobo é, no mínimo, esquisito e desproporcional. Claro que há apontamentos brilhantes nos dois, mas a sensação que ficou foi que são mesmo um refugo possível das peças alocadas ao modelo principal. Atenção, nota-se que algumas foram introduzidas para servirem aos modelos alternativos, mas mesmo assim não conseguem quebrar a sensação de refugo.

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (09)

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (10)

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (11)

Já o modelo principal é outra história. Adoro a embarcação apesar de ser relativamente grande. As soluções “Creator” onde se dá a primazia a peças básicas resultam num drakkar espectacular e elegante onde as velas, as esculturas da proa e popa, as curvas e o espaço interior são do melhor que há. No entanto, há coisas que considero que são menos boas. A presença da balista e da serpente remontam ao barco viking de há dezassete anos atrás (análise aqui) e continuo a achar que são adições para uma jogabilidade que, sinceramente, acho questionável. Bem, se calhar é melhor brincar com combates a monstros mitológicos do que brincar a pilhar aldeias costeiras.

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (12)

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (13)

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (14)

Apesar desta questão, acho que a jogabilidade é excelente e, apesar da falta de bricks normais, as peças são suficientes para fazer algumas coisitas engraçadas. Os modelos secundários tem também o seu valor neste parâmetro já que até podem ajudar a complementar o modelo principal.

As Peças 8/10 (preço aparentemente justo para muitas peças interessantes. Faltam é bricks normais!)

A Construção 8/10 (agradável sem grandes momentos)

O Desenho 8/10 (bom no modelo principal, fraco nos alternativos) 

Jogabilidade 9/10 (bom tema para a jogabilidade e boas peças para construções)

31132 Viking Ship and the Midgard Serpent (04)

A expectativa era enorme devido à qualidade do Barco Pirata e do Castelo Medieval dos anos anteriores. Apesar de continuar a ser um set de qualidade, a verdade é que é o mais fraco dos três. Bom desenho no modelo principal, fraco desenho nos modelos alternativos. Presença questionável da balista e serpente. Boa variedade de peças mas com a curiosa falha de praticamente não ter bricks básicos.

Conclusão 8/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:43



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog