Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Creator
Ano de Edição: 2023
Número de Peças/Minifigs: 253/-
Preço LEGO®: 25€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/31136-1/Exotic-Parrot
Claro que só posso começar com uma perguntinha. Mas então este conjunto tem menos peças que o coelhinho, está numa caixa de dimensões semelhantes e custa mais cinco paus?
Quem me conhece sabe que raramente utilizo a expressão “paus” (para mim ainda são escudos), por isso facilmente pode perceber o meu ar de incrédulo perante esta situação.
Ok, o PPP fica nos 10 cêntimos e isso não é propriamente uma escandaleira, mas além de não ter nenhuma peça exclusiva (o coelho tinha), o volume das mesmas é… sim, adivinharam, semelhante. Mais, nos Estados Unidos estes dois sets tem o mesmo preço! Portanto, como devem perceber, não consigo entender porque é que este set na Europa custa mais 25% que o coelho. Com este detalhe bem pertinente, não posso dizer que a análise começa favoravelmente.
Quanto às peças, já vimos que o PPP é de 10 cêntimos. Há que referir a existência de várias peças Technic, todas de pequena dimensão, coisa que não me parece que seja interessante em conjuntos do tema Creator. Outro detalhe é que há imensas cores (26 delas, sendo que algumas apenas representadas por apenas uma peça) e tipos de peças, o que não é propriamente interessante para construções originais utilizando apenas as peças deste set. Mesmo assim há coisinhas interessantes como as plates e tiles em azures, as folhas pequenas em lima e… depois são tão poucas unidades de cada peças que nem vale a pena dar-lhes grande atenção.
Apenas construí o papagaio e posso dizer que não foi propriamente maçador, mas também não é para ficar com grandes memórias. No início trata-se da base e das flores, que são iguais, apenas variando na cor. Ainda nesta fase dá-se aquilo que para mim marca o set. As patas fazem parte da estrutura do tronco e não estão propriamente preparadas para separarem-se facilmente e assim podermos destacar o papagaio e deixá-lo voar livremente. A menos que ele fique com o aspecto de algumas pombas que vou vendo por aí que tem as patas cortadas.
Coisa que sempre me intrigou, como é que há algumas pombas que ficam mutiladas assim?
Portanto esta é uma construção que tem como único propósito ser montada e ficar em exposição. A menos que queiram brincar com o papagaio sempre com a base atrás. Logo temos um conjunto indicado para 7+ que não foi desenhado para ser brincável, apesar da LEGO andar aí com os comunicados e campanhas a dizer que as crianças brincam pouco…
No entanto, a experiência de construção não deixa de ser agradável e recorre a bastante SNOT e jogo de cores.
O desenho é giro, imediatamente reconhecível e bastante “estantável” (tentativa de fazer algo para as estantes como existe para o Instagram). No entanto, para isso tiveram que comprometer a jogabilidade, já que, como referi acima, não acho que dê para brincar com o papagaio. Depois de desmontado duvido que dê para fazer muita coisa apenas com as peças do set.
Curiosamente este é um conjunto que funciona lindamente para uma actividade que tenho no meu local de trabalho, a Caixa de Brinquedos em Paredes de Coura, onde os visitantes podem construir conjuntos LEGO apenas pela experiência de construção.
As Peças 6/10 (demasiada variedade de peças e cores)
A Construção 7/10 (regular)
O Desenho 8/10 (imediatamente reconhecível)
Jogabilidade 1/10 (apenas para expor…)
Este é um conjunto que, infelizmente, é um reflexo da direção que a LEGO está a tomar para a linha Creator. Sets que apostam mais na experiência de construção e resultado final do que propriamente um lote de peças com um enorme potencial de construção ou um resultado final que mais do que bonito, é brincável.
Conclusão 5/10