Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Creator
Ano de Edição: 2023
Número de Peças/Minifigs: 475/-
Preço LEGO®: 30€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/31137-1/Adorable-Dogs
Cãezinhos adoráveis. Isso existe?
Yeps, não sou nada apreciador de canídeos, mas vou tentar esquecer-me deste detalhe durante o resto da análise.
Se contarmos com a casa de passarinhos, este é um dos cinco sets Creator com animais deste ano. É também, em conjunto com o dos passarinhos, o mais caro. O preço pode ser considerado interessante já que dá 6,3 cêntimos a peça. Claro que há que ter em conta que uma boa parte delas são bem pequenas.
Há duas peças exclusivas com três unidades cada e que servem como coleira para os três cães. Nada que me chame a atenção, mas podem ver esses detalhes nesta página do Brickset. Na mesma página apreciei mais a quantidade e variedade de peças em tan e medium nougat onde são incluídas peças básicas como bricks e plates, mas também algumas específicas como plates modificadas e tiles. Apesar de ser de ser um conjunto pobre em termos de bricks básicos (há apenas 7), a verdade é que é bastante rico em plates básicas o que, na minha opinião, é outro ponto forte deste conjunto. A distribuição de peças básicas e peças específicas pode não ser a ideal, mas não fica muito longe daquilo que eu espero de um conjunto Creator. As dezanove cores presentes poderia ser um ponto fraco, mas a verdade é que várias delas estão apenas representadas por uma ou duas peças e há um grupo (branco, LBG, medium nougat, tan e preto) que estão muito bem representadas.
Apenas construí os três cãezinhos do modelo principal, mas pelas imagens dos outros dois modelos (com dois cães cada), posso afirmar com algum grau de certeza que todos seguem um modelo semelhante. Pois, é nisso que este conjunto é fraco. Ao fim ao cabo estamos a construir sempre o mesmo modelo mas com algumas variações tanto na cor como em algumas peças. Se até é giro construir o primeiro, agradável construir o segundo, a partir do terceiro já cheira a “mais do mesmo”. Ficam na memória soluções simples para fazer quadrúpedes.
O desenho é, acima de tudo, querido. Acho que foi esse o intuito e penso que foi cumprido com o relativo sucesso que as peças LEGO permitem. Principalmente tendo em conta que o set é Creator e não se aventura em soluções demasiado arrojadas que depois influenciam negativamente a jogabilidade.
Este é um ponto que diferencia este conjunto dos restantes animais Creator deste ano. É brincável. Consigo olhar para ele e imaginar uma criança a brincar com o vários cãezinhos. Consigo ver vontade em fazer os restantes modelos. Consigo até imaginar que as crianças mais criativas tentem, com as peças do conjunto, fazer outros animais utilizando as técnicas utilizadas até à exaustão nestes modelos. Portanto, olho para este conjunto como um representante fiel ao que acho que deve ser a linha Creator.
As Peças 8/10 (boa variedade)
A Construção 7/10 (solução interessante utilizada de forma repetida)
O Desenho 8/10 (adoráveis!)
Jogabilidade 9/10 (brincável e com potencial de modificação)
Adoraria dizer que não gosto deste conjunto pela sua adorabilidade de animais que não aprecio. No entanto, o set cumpre os requisitos daquilo que acho que deve ser a linha Creator. Sets que apelam à jogabilidade tanto com os modelos propostos como nas possibilidades de modificação ou, até mesmo, criação com as peças que são disponibilizadas.
Conclusão 8/10