Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Review: LEGO 31198 The Beatles

por baixinho, em 07.10.20

31198 The Beatles

Tema: Art 

Ano de Edição: 2020

Número de Peças/Minifigs: 2933/-

Preço LEGO®: 119,99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/31198-1/The-Beatles

 

O tema LEGO Art pode não ter animado a comunidade de AFOLs, mas o efeito criado por estes sets e mostrado nas imagens promocionais é, a meu ver, espectacular. Aproveitando que o meu filho (a fazer 6) é fã dos The Beatles não resisti à oportunidade de analisar o set dedicado à banda de Liverpool. Desta vez apenas tenho a acompanhar este texto o vídeo de análise que podem ver aqui ou no fim deste artigo. Este conjunto também é abordado no episódio 7 do podcast Conversas em Construção do qual faço parte e que pode ser ouvido aqui.

Antes de mais devo dizer que este conjunto da LEGO é diferente do que esperamos ver de um brinquedo de construção. Ok, constrói-se, mas a experiência de construção, fora a moldura, é de simplesmente assentar tiles. Nem há aquela procura da peça certa como acontece nos puzzles, simplesmente seguimos a folha de instruções, escolhemos a peça na cor correcta e colocamos no sítio. Ainda tentei em vez de construir linha a linha construir cor a cor para ver se “apimentava” a experiência e… nada. Não há magia alguma naquilo. Sim, é relaxante, mas pessoalmente e provavelmente por construir em demasiada conjuntos e MOCs, este conjunto não me satisfaz nesse critério.

Mas se calhar adiantei-me e deveria ter primeiro explicado como é composto este set. Temos perto de dois milhares e meio de tiles round 1x1 em quinze cores diferentes (várias delas exclusivas deste set) que são colocadas em nove gigantescos bricks 16 x16. Estes bricks fazem lembrar um pouco uns antigos que existiam nos longínquos anos 70 já que, como seria de esperar, a parte inferior não está totalmente preenchida pelos famosos tubos da LEGO. Além da novidade deste gigantescos bricks, temos um novo separador de peças maior que o habitual e duas peças technic que servem de suporte para os pregos ou parafusos para pendurarmos o mosaico na parede.

Depois de assentar as 2 304 tiles necessárias (sobram várias dezenas para se conseguir construir as outras iterações), pode-se finalmente construir a moldura para termos então o quadro completo. No caso deste set temos instruções e peças para montar uma de quatro possibilidades, ou seja, um dos quatro fab four.

Sim, se quisermos desmontar o quadro para montar a imagem de outro beatle, temos que obrigatoriamente desmontar a moldura. 

Para acompanhar a construção temos um podcast num inglês que para mim estava algo puxado. Conta alguns factóides do famoso álbum branco (na verdade o álbum é intitulado simplesmente The Beatles) e peripécias dos locutores. Nada de transcendente mas sem deixar de ser interessante.

Mas se a experiência não é nada de especial, achei o efeito o máximo. Já tinha construído mosaicos e posso dizer que o efeito final deste é muito bom. Estou ansioso para pendurá-lo na futura LegOcifina ou mesmo na sala de estar. Isto se o Artur não se apropriar dele primeiro para o colocar no quarto dele. :)

Pena que para ter os quatro beatles teria que fazer um grande investimento e aqui vou a outra característica que me desagrada. O preço. Sim, podem referir que o custo de produção é alto.. Mas a verdade é que 120 euros é mesmo muito dinheiro por um mosaico. Dava quase para comprar a discografia (que de qualquer forma é obrigatória para qualquer apreciador e de música moderna) da banda. Então se quisermos ter os quatro.. :/

Devo também referir o livro de instruções é uma pequena maravilha (apesar de insistirem no preto). Contém alguns pormenores da banda incluindo as fotografias originais destes mosaicos e que originalmente estavam na parte central do LP The Beatles.

Como devem compreender, desta vez não vou fazer uma avaliação às várias características ficando-me apenas por uma avaliação geral não só deste conjunto em especial mas do próprio tema.

 

Esta série de conjuntos é, de certa forma, algo já há muito esperado pela LEGO. No entanto não penso que sejam indicados para um fã da marca, mas mais para os fãs dos temas representados. Apesar de serem algo caros e com uma experiência de construção reduzida, dão um efeito final extremamente interessante.

Conclusão 8/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:47


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds