Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Education
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs: 523/4
Preço LEGO®: 120€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/45401-1/BricQ-Motion-Essential
A LEGO conhece perfeitamente as potencialidades do seu brinquedo como ferramenta pedagógica e, como não deveria deixar de ser, explora-o de forma a chegar às escolas num formato próprio que facilite a tarefa aos profissionais da educação.
Talvez já algo cansado das várias iterações LEGO - Digital (talvez mais deste último), reparei neste conjunto e no seu irmão mais velho e perguntei-me se a resposta não está muitas vezes em não só voltar ao básico, mas puxar esse básico até aos limites sem ultrapassar certas fronteiras.
Este é um conjunto aparentemente caro (PPP de quase 23 cêntimos) porque não se deve percepcionar apenas pela dimensão das peças. Podemos mesmo começar pela componente material já que a caixa, o sistema de arrumação e a presença de uma caixinha com peças extra, que neste caso não se limitam às mais pequenas, faz com que o cuidado seja diferente e direccionado à realidade e dinâmica de uma sala de aula e a possibilidade de utilizadores não habituados às peças LEGO. Podemos olhar para a caixa como uma estação de trabalho onde estão as ferramentas de trabalho que um grupo de alunos (não muito grande) irá utilizar para experimentar várias situações e assim aprender conteúdos e adquirir competências. Sim, a ideia é a turma ter acesso a várias caixas destas, uma por grupo, ou cada grupo trabalhar conteúdos diferentes utilizando assim outros materiais. A caixa vem acompanhada com uma grande folha de autocolantes que deverão ser colocados na própria caixa e recipientes de arrumação para uma mais fácil organização das peças. A organização das peças poderá causar alguma estranheza aos AFOLs, mas a sua lógica de juntar algumas peças por cores e/ou dimensões e/ou características é fácil de decorar e acredito que seja a mais simples para quem não esteja habituado ao mundo LEGO. Apenas acho que os recipientes deveriam ser mais ou mais fundos, já que ficam atulhados de peças o que, por vezes, dificulta a procura da peça que necessitamos. Mas além do plástico, também temos muito papel. São dois livros de instruções com 72 e 104 páginas com uma dimensão próxima ao A4 e com uma gramagem superior ao normal para assim resistir a várias sessões de montagem. Como podem ver nas fotos que acompanham este artigo, são vários os modelos propostos. No primeiro livro temos modelos mais simples que são indicados para alunos dos dois primeiros anos do ensino básico. O segundo livro, com modelos que tratam de temas um pouco mais complexos, já que são indicados para alunos do 3º e 4º ano. A minha experiência diz-me que há bastante liberdade nestes limites e confirmei a minha impressão com uma professora do 3º ciclo que afirmou que alguns dos modelos são bastante transversais quando ao ano de escolaridade que podem ser utilizados.
Além deste material físico, temos um conjunto enorme de recursos digitais para guiar os professores e que podem ser encontrados nesta página. Apesar de estarem em português do Brasil, os planos de sessão estão extremamente detalhados onde não é esquecido a avaliação (tão cara ao sistema de ensino vigente) e está recheado de dicas para os professores que não estão habituados às peças LEGO.
Construí todos os modelos propostos e alguns deles com a ajuda do meu filho (8 anos). São todos de rápida execução já que interessa que numa sessão de aula o tempo perdido na construção não seja demorado já que é normal haver crianças que não tenham grande experiência com peças LEGO. Por isso mesmo as técnicas utilizadas são relativamente simples apesar de alguns modelos utilizarem peças em situações nada convencionais.
Por falar em peças, reforçando o que disse acima, não deveremos olhar este conjunto como um set regular da LEGO já que o conteúdo extravasa o que vem na caixa. Mesmo assim temos algumas coisitas interessantes como os bricks 2x6x2 pesados, os bricks 1x2x2 modificados para prenderem folhas, várias engrenagens system, minifigs e acessórios e várias peças impressas.
É um conjunto que é extremamente direccionado (e bem) para o mundo do ensino. Para AFOLs é apenas uma curiosidade e para famílias poderá ser um jogo interessante mas caro. A sua utilização em contexto de sala de aula poderá ser limitado devido ao nosso sistema de ensino já que este é pensado em resultados normalizados e de abrangência reduzida.
Ideal para professores do 1º ciclo que querem ir um pouco mais além do esperado.
Conclusão 9/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)