Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: City
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 46/2
Preço LEGO®: 10€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/60322-1/Race-Car
Os conjuntos 4+ não costumam ter muita sorte nas minhas análises. Será que este se safa?
A verdade é que a minha reacção ao conjunto não foi a melhor e isso ficou bem evidente no vídeo de unboxing e speedbuilding que se encontra no final deste artigo.
Primeiro temos as peças. Mais de 20 cêntimos de PPP não é agradável, mas acho que mais do que isso é a questão que a grande maior parte das peças são completamente inúteis nas mãos de uma criança de 4 ou 5 anos. Não há um único brick básico, a peça base de qualquer construção de uma criança com aquela idade. Isso faz-me olhar para este conjunto e não vê-lo como um jogo de construção.. Mas sim um brinquedo que tem que ser construído. Algo como um Playmobil que se constrói e depois não se pode desfazer porque arriscamo-nos a ficar com uma mão cheia de nada. Este conjunto é isso!
Sim, temos algumas peças interessantes para AFOLs como aquela plate 2x3 with holder em laranja (65886), o troféu e o arco branco, mas isso não vale nem um décimo do preço deste conjunto.
Nem falo muito dos dois minifigs que parecem que saíram da mesma fornada (serão irmãos?) e rapidamente caem no esquecimento de qualquer pessoa.
O livro de instruções é algo que pessoalmente acho que roça o absurdo. Se antes o pessoal se queixava de se colocar apenas uma peça em alguns passos, neste isso acontece mas com agravante que cada passo ocupa duas páginas. Sim, leram bem. Duas páginas. Numa aparece umas mãozinhas com as peças que são necessárias (duas mãos que apenas criam ruído) e depois na página seguinte a colocação da página. São várias vezes que duas páginas são gastas apenas com uma peça! Isto não parece nada sustentável… O número do passo desapareceu dando lugar apenas à barra de progressão na parte inferior. A numeração das páginas mantêm-se, felizmente. Ahh, quando são múltiplas unidades de uma mesma peça, já não aparece o “2x”, mas sim a imagem repetida 2 vezes. Não sei até que ponto isso facilita, mas pronto.
O design é miserável. A busca de ter algo moderno e com curvas suaves fez com que o modelo ficasse vazio. O espaço que o minifig tem é tanto que arrisco a dizer que parece que está numa banheira gigante.
A jogabilidade é a esperada de um brinquedo qualquer que representa um carrinho. Como brinquedo de construção é zero
As Peças 3/10 (peças caras e, na maior parte, inúteis para os mais novos)
A Construção 4/10 (colocam-se umas peças…)
O Desenho 2/10 (aquilo é um fórmula 1?)
Jogabilidade 4/10 (empurra-se e anda)
Se um miúdo tem o azar de receber este set como o primeiro LEGO, vai ter uma noção completamente errada do que deve de ser um brinquedo de construção.
Não avalio com um 1 porque quer queiramos quer não, o material continua a ter uma qualidade excelente.. No que toca a design e potencial de brinquedo de construção, não vale nada.
Conclusão 3/10