Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: City
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 275/3
Preço LEGO®: 30€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/60348-1/Lunar-Roving-Vehicle
Estou a gostar que a LEGO ciclicamente volte ao espaço dentro do tema City. Não é a mesma coisa que um tema espacial puro e duro, mas não deixa de ser uma aproximação ao tema e que até tem alguns laivos de “científico”.
Este rover é o primeiro da série de quatro conjuntos que foram lançados em Março deste ano. Aparentemente é mais simples do que saiu na Creator em 2020 (31107 Space Rover Explorer) mas isso não diminui o interesse que tinha nele. Aliás, há um detalhe que aparece na caixa que o colocou no meu radar instantaneamente. A possibilidade de se ligar através da escotilha a outro set do tema!
Em termos de peças não é propriamente um achado. O PPP situa-se em quase 11 cêntimos, o que me parece exagerado para um set não licenciado e que, por cima, não tem peças raras que sejam particularmente interessantes. Destaco a presença de duas unidades da 35191 em branco (que irá aparecer mais vezes nesta série), dos minifigs e respectivos acessórios e de duas unidades da 65617 em LBG. A distribuição de peças não é a óptima (mais peças específicas do que básicas), mas é de salientar que fora as peças technic, a grande maior parte são úteis.
A construção desenrola-se ao longo de 3 fases. Primeiro dedica-mo-nos às minifiguras, cratera e rocha/meteorito/whatever pejada de cristais azuis que provavelmente são água num estado qualquer. Construção simples sem nada que destacar. Devo referir que a mochila agora é composta por peças (relativamente básicas) o que dá um aspecto mais blocky aos astronautas. É bom pela versatilidade das peças, mas ao mesmo tempo fica aquém de algumas soluções que a LEGO nos deu no passado. A segunda fase ocupa-se da construção da parte central do veículo. Algo que até poderia ser insosso, na verdade tem algumas particularidades que tornam a construção divertida. Primeiro há que referir que o interior do veículo está dividido em duas secções, presumo que uma com atmosfera e outra sem atmosfera para transporte dos astronautas equipados. Segundo, há algumas técnicas nada convencionais em conjuntos para esta faixa etária. Utilização de barra+clip para virar ao contrário peças e a utilização de peças em SNOT para virar duas vezes a linha de studs. Até o meu filho reparou nisso! A última fase é dedicada ao topo, rodas e outros acessórios, o que faz com que a construção seja bem variada se excluirmos a montagem dos 6 rodados duplos.
O design é, não consigo exprimir melhor, confuso. Não sei se é a presença de várias cores (questiono a necessidade do azul escuro) ou mesmo as superfícies que variam muito ao longo de todo o veículo. Além disso, temos aqueles windscreens que, sinceramente, não nos consegue levar para paisagens lunares mas sim para uns estaleiros quaisquer aqui bem na Terra. Ou seja, esteticamente este rover não me convenceu apesar…
Apesar de ter tudo para ser interessante em termos de brincadeira e, acima de tudo, estar bem próximo daquilo que poderá ser um rover de exploração na superfície lunar. Tem um compartimento pressurizado bem equipado, as rodas permitem movimentos giros (yeps), temos secção para levar os astronautas e um base atrás para levar as rochas para análise na base. Claro que fico intrigado como se acede a estas duas coisas. :)
As Peças 6/10 (variedade interessante mas algo cara)
A Construção 8/10 (agradável)
O Desenho 5/10 (confuso e com algumas opções estéticas questionáveis)
Jogabilidade 9/10 (imensas possibilidades)
O set mais pequeno desta série é excelente em termos de jogabilidade e aproximação à ciência por detrás desta aventura, mas desilude em termos estéticos com um formato e esquema de cores confusos.
Conclusão 7/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)