Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: LEGO 60354 Mars Spacecraft Exploration Missions

por baixinho, em 03.06.22

60354 Mars Spacecraft Exploration Missions (1)

Tema: City / Missions

Ano de Edição: 2022

Número de Peças/Minifigs: 298/3

Preço LEGO®: 30€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/60354-1/Mars-Spacecraft-Exploration-Missions

 

Ora aqui está um conceito diferente, o que é uma coisa que sabe sempre bem. Claro que todos sabemos que 90% destas experiências da LEGO tem uma duração demasiado efémera para deixar grandes marcas, mas pronto, vale sempre a pena.

60354 Mars Spacecraft Exploration Missions (2)

Apesar da impressão de novidade, o conceito não é inteiramente novo. Com recursos a livros ou revistas, a LEGO já fez algo semelhante. No entanto, englobar esta atividade numa aplicação que já existe e está solidificada faz com que isto não pareça uma iniciativa desconexa de tudo o resto. Mas parece que me estou a adiantar e não descrevi o que este conjunto tem diferentes dos restantes.

60354 Mars Spacecraft Exploration Missions (3)

Primeiro não tem instruções. Bem, não é bem assim, mas o conceito é promovido assim. Abrimos a caixa e além das 5 saquetas numeradas temos uma folha de papel bastante fina que nos pede para arrancar/instalar a app de instruções da LEGO e digitalizar o QR Code que se encontra mesmo ao lado. Este passo não é obrigatório já que dá para procurar o set na biblioteca da própria aplicação. Depois de escolhido o set (seja através do QR Code ou manualmente), arrancamos para as missões, algo que demora uns 30 segundos e temos acesso à primeira de 8 missões. Cada missão desenvolve uma história que apesar de simples, tem um bom ritmo, algum humor e consegue introduzir alguns conceitos científicos. Com o desenrolar da história é necessário construir alguns modelos onde o principal é mesmo a nave espacial. Ou melhor dizendo, a estrutura principal da nave espacial. Com as missões vamos adicionando e retirando componentes para poder ultrapassá-las. Há instruções para a nave espacial e alguns componentes que aparecem, mas para as modificações que temos que fazer à nave não existem propriamente instruções. Apenas uma descrição do que se pede e algumas fotografias que podem servir de guias/ideias. Achei curioso também haver sempre um passo no desenrolar de cada missão onde é pedido que se brinque com a construção. Em algumas missões temos um prémio final que é uma pequena construção. Como as peças desse prémio fazem parte da saqueta com que estamos a fazer as construções da missão, acho que há a probabilidade de as utilizarmos antes. Além disso, as saquetas podem ter peças para várias missões e aconteceu-me utilizar algo para uma missão que depois teria mais lógica para uma missão seguinte. Clao que não há problema algum nisso, mas talvez funcionasse melhor onde cada saqueta estivesse alocada a apenas uma missão. Não vou descrever as missões para não dar spoilers, mas no vídeo abaixo dou várias referências.

60354 Mars Spacecraft Exploration Missions (4)

No final das várias missões ficamos com uma nave básica mas onde várias opções de configuração fomos nós que as tomámos. Claro que ficará sempre a sensação que qualquer que seja a pessoa, os resultados vão ser sempre algo parecidos. Temos também meteoritos, uma parte da superfície marciana, 3 minifigs e mais alguns apetrechos.

60354 Mars Spacecraft Exploration Missions (5)

60354 Mars Spacecraft Exploration Missions (6)

Num todo devemos considerar a experiência como interessante. Eu demorei cerca de hora e meia e posso dizer que estive relativamente entretido. Creio que as crianças sintam o mesmo e que a aventura até sirva de estímulo para a criação de outras.

As Peças 8/10 (boa selecção a um preço justo)

A Construção 8/10 (uma experiência diferente)

O Desenho 8/10 (perfeito para o efeito) 

Jogabilidade 9/10 (uma forma diferente de encarar o brinquedo)

60354 Mars Spacecraft Exploration Missions (7)

Este conjunto proporciona uma experiência diferente e que pessoalmente considero gratificante além de potenciar imenso a rejogabilidade. Talvez falte a versão “analógica” onde não seja obrigatória a utilização de telemóveis/tablets.

Conclusão 8/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:28



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog