Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: NinjaGo
Ano de Edição: 2020
Número de Peças/Minifigs:513/4
Preço LEGO®: 45€ (40 na Alemanha)
Link Brickset: https://brickset.com/sets/71704-1/Kai-Fighter
Apesar de não ser um dos meus temas preferidos, a verdade é que NinjaGo tornou-se incontornável no mundo LEGO. A prova disso está nos sets Legacy que vem saindo desde do ano passado e que são, por norma, re-interpretações de conjuntos mais antigos. É o caso deste Kai Fighter de 2020 que tem a sua origem no 70721 Kai Fighter de 2014 que tinha praticamente metade das peças, preço e tamanho. Vamos ver então se valeu a pena revisitar este veículo.
Em termos de peças tem um PPP um pouco abaixo dos 9 cêntimos (aqui em Portugal) o que não pode ser considerado mal de todo tendo em conta as 4 minifgs, sendo uma delas exclusiva, e a quantidade de peças interessantes. Devo referir que o preto e o vermelho são das cores que menos me interessam em peças LEGO, no entanto temos um sortido cativante onde podemos destacar a variedade e quantidade de wedges e tiles. Os minifigs, como sempre nesta colecção, são irrepreensíveis e sinceramente até gosto dos nindroids (ou lá como se chamam).
A construção divide-se em quatro fases, é bastante linear e rápida, mas com detalhes distribuídos ao longo do percurso que fazem com que não seja nada monótona. É sempre giro encaixar algumas peças onde a sua função só vai ser revelada uns bons passos à frente. Existem algumas secções inevitavelmente construídas em espelho mas que são relativamente curtas para causar qualquer aborrecimento.
Depois de montada a aeronave é, acima de tudo, bastante vistosa. As formas, misturando formas de nave espacial e avião de caça moderno, são notoriamente agressivas (principalmente quando aliadas a este esquema de cores) mas ao mesmo tempo, e se calhar de forma algo fantasiosa, bastante aerodinâmica. É resistente q.b. para aguentar umas boas brincadeiras e o gadget de inclinar a secção dianteira para abrir e fechar as asas (ok, um poucochinho apenas) é bastante atractivo. Sim, tem os habituais disparadores de projécteis e armamento notório, mas acho que aos poucos ando a ficar imune a isto. Não sei é se isso representa algo bom.
Essa poderia ser uma característica fundamental da jogabilidade, mas penso que a aeronave em si tem potencial para proporcionar horas de brincadeira, mesmo não conhecendo as aventuras dos ninjas coloridos da LEGO. Sim, mesmo sem os vilões sempre de serviço mas sempre baseada num potencial conflito. Por outro lado as peças poderão não ser suficientes para construções originais dignas de nota mas com certeza que são uma boa adição a qualquer stock de peças.
As Peças 7/10 (boa variedade mas sem entusiasmar nas cores)
A Construção 8/10 (rápida e variada)
O Desenho 8/10 (bastante vistoso)
Jogabilidade 8/10 (bom potencial)
Sendo bastante superior ao conjunto original, este Kai Fighter é bastante vistoso, proporciona uma boa sessão de construção e tem um bom potencial de jogabilidade. Uma compra segura para os fãs ou não fãs do tema.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)