Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: NinjaGo
Ano de Edição: 2020
Número de Peças/Minifigs:1781/7
Preço LEGO®: 129.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/71705-1/Destiny-s-Bounty
Yahh, um barco voador. Quem conhece bem os meus gostos até já se devia estar a perguntar quando é que iria fazer um review deste conjunto. O problema é que há uns anos atrás tive uma fraca experiência com uma das versões da Destiny’s Bounty (ler aqui) e, portanto, não estava com vontade de repetir o erro.
No entanto como o meu filho Artur (6 anos de idade) adora NinjaGo, lá decidi experimentar e dar-lhe a oportunidade de construir um set já com uma boa dimensão.
É mesmo pela construção que vou começar. São catorze fases ao longo de 316 páginas. De notar que as fases são notoriamente mais curtas que as que eu estou habituado nos conjuntos 18+. Cerca de noventa por cento da construção foi realizada pelo meu filho ao longo de 2 semanas (!). Ajudei mais nas secções que incluíam Technic e pouco mais. No entanto fui observando e percebendo o prazer dele quando se apercebia dos pequenos gadgets que iam aparecendo, de alguns detalhes e, para espanto meu, de utilizações menos convencionais de algumas peças e/ou técnicas de construção. Já começa a saber apreciar uma construção LEGO. Apesar de ter algumas secções em espelho, a construção é agradável e, penso eu, indicada para a idade-alvo (9+).
Depois da construção concluída o resultado é.. Impressionante. Não só pela dimensão e pelo peso, mas também pelo design. É que o desenho joga com detalhes mais clássicos com técnicas de construção avançadas o que resulta perfeitamente e com formas e curvas que podem fazer empalidecer muitos barcos de outros temas LEGO. Apesar de ter algum technic, é realmente um conjunto system. Além disso esta versão é bastante composta, cheia. O que realmente não acontecia nas versões de 2012 (9446) e 2015 (70738) do Destiny’s Bounty. Mesmo apesar da embarcação ser relativamente grande, é um pouco difícil de colocar todos os minifigs no convés além de que o acesso ao interior é um pouco difícil. No vídeo de análise apontei uma falha que afinal não existia, já que houve um erro na altura da construção. Fora isso, não posso apontar grandes defeitos.
A introdução de vários gadgets vem reforçar a jogabilidade do conjunto apesar de não considerar nenhum deles propriamente essencial. Talvez o mais interessante para a brincadeira seja o insuspeito dojo, já que possui a possibilidade de o retirarmos e abri-lo para os minifigs poderem treinar. Outro pormenor que achei interessante foi que não foram incluídos os habituais inimigos (apesar do pequeno Lloyd na primeira temporada ser uma espécie de inimigo chato), o que possibilitou a presença de todos os elementos que compunham a equipa na altura. Falo na altura já que este set é um Legacy e pretende representar o Destiny‘s Bounty da primeira temporada (algures em 2012).
O PPP deste conjunto situa-se nos 7,3 cêntimos, o que é bastante bom principalmente tendo em conta da presença de 7 minifigs. Apesar de ter peças exclusivas (fora minifigs e acessórios temos as 6218833, 6218836 e 6313216), a minha atenção recaiu mais sobre a quantidade e variedade de peças em castanhos e tan. Devido a uma boa parte da construção ser próximo do que chamamos clássico, faz com que a quantidade de peças que se podem facilmente utilizar noutras situações seja muito grande. Algo que muitas vezes não acontece nestes conjuntos mais temáticos. Fiquei espantado comigo mesmo por não ter simplesmente ignorado os minifigs. Ok que agora já vou conhecendo melhor as personagens NinjaGo devido à adoração do meu miúdo. No entanto e tentando distanciar-me, a verdade é que até vejo algumas potencialidades na maior parte das peças que os compõem.
Claro que é só ver, porque este set vai ficar ao cuidado do Artur e julgo que ele não vai demorar muito a fazer modificações em tudo :)
As Peças 9/10 (bom preço por peças muito interessantes)
A Construção 9/10(muito variada no estilo)
O Desenho 9/10 (excelente, apenas falhando por ser um pouco apertado)
Jogabilidade 8/10 (a normal para um set temático. Não se sente a falta de “inimigos”)
Confesso, não estava à espera de um conjunto tão bom. Excelente no design geral, rico em detalhes, gadgets atractivos e dá mesmo a vontade de andar a voar com ele.
Ofusca completamente as encarnações prévias de 2012 (9446) e 2015 (70738).
Conclusão 9/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)