Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Ninjago
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs: 599/5
Preço LEGO®: 49.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/71737-1/X-1-Ninja-Charger
Se à primeira vista o 71736 Boulder Blaster foi o set que mais me chamou à atenção, o terceiro set da série (este) foi o que me atraiu menos. Um carro enorme vermelho e preto? Nahh, isto não é mesmo para mim. Quando a caixa me chegou às mãos, reparei que tinha um mecanismo para sair uma mota do interior o que ajuda a justificar a dimensão do veículo bem como o preço. Mas estas características serão suficientes para destorcer o meu nariz?
O PPP é de um pouco mais de 8,3 cêntimos. Bom para um conjunto que apesar de não ser licenciado, é de um tema conhecido por trazer várias peças únicas ou raras. É o caso deste conjunto que traz algumas peças que, pelo menos para mim, eram desconhecidas. Pena que o Brickset ainda não tenha o inventário das peças para poder verificar se realmente são novas já que pelo menos no Bricklink não as encontro nas cores que aparecem neste set. O melhor é mesmo dar uma vista de olhos no vídeo de “Abrir e Montar”, no final deste artigo, para saber quais as peças que destaco. Apesar de haver uma ou outra novidade em termos de cores, a verdade é que o sortido de peças do conjunto não me foi assim tão especial. A quantidade de peças em preto e vermelho e ainda por cima com uma quantidade apreciável de peças technic ajudaram a que o meu nariz se mantivesse torcido. As minifigs seguem a qualidade do tema mas sem brilhar como acontece no 71735.
Sim, não me posso esquecer da presença de mais um minifig dourado versão limitada, desta vez o Cole.
A construção, que se faz em cinco fases através das folhas de um livro com pouco mais de 150 páginas, confesso que foi algo aborrecida. Não sei se foi por estar de mau-humor na altura que o montei, ou pela presença de vários componentes technic ou mesmo de vários momentos de construir o simétrico dos passos anteriores. Sim, há muito SNOT e várias curvas bem conseguidas. No final o efeito até é giro, agressivo e transmite potência. No entanto, não deixo de o olhar como descomunalmente grande para um carro! São mais de 23cm.. Quase uma baseplate. Aliás, ele ocupa praticamente toda a secção da estrada de uma (posso dizer agora, antiga) roadplate. Já vi tanques de guerra mais pequenos.
É mesmo essa a maior sensação sempre que olho para este carro. É enorme, demasiado grande para a escala minifig. O minifig fica literalmente perdido lá no meio.
Mas se no veículo a minha principal queixa até nem está no design mas sim na dimensão (ok, e também no esquema de cores), a mota é para mim um desastre. Primeiro acho-a desequilibrada ao ter bastante mais volume na frente e praticamente nenhum na traseira. Sim, eu sei que isso até acontece regularmente nas motorizadas reais, mas acho que nesta o efeito não é bem conseguido. Além disso acho que, no mínimo, é irrealista a forma como o condutor fica sentado, já que não segura nenhum guiador e fica algo desamparado e deslocado. Se calhar até devo cometer a heresia de dizer que a mota da versão original deste set (70727) é melhor!
Em termos de jogabilidade não tenho grande coisa a apontar. É um veículo todo ele (tanto funcionalmente como esteticamente) virado para o conflito e pouco se pode esperar mais. De qualquer forma este deve ser o mote de 90% deste tema...
As Peças 6/10 (algumas boas peças no meio de um mar de vermelho e preto)
A Construção 5/10 (aborrecida com muito technic e secções em espelho)
O Desenho 8/10 (agressivo e potente.. Mas demasiado grande)
Jogabilidade 7/10 (a esperada para um set Ninjago)
Um veículo de dimensões enormes que apela à agressividade tanto funcionalmente como na estética e com um esquema de cores que me desagrada, teria tudo para não me encantar.
E não me encantou.
Tem peças interessantes e, agora, até posso dizer que tem elementos bem construídos, simplesmente não se encaixa naquilo que eu espero de um set LEGO.
Conclusão 6/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)