Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Ninjago
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs: 840/4
Preço LEGO®: 59.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/71738-1/Zane-s-Titan-Mech-Battle
Para quarta review desta série temos um mech, tipo de veículos para qual não tenho uma opinião conclusiva. Se por um lado aprendi a gostar dos mechs bem militares do universo Battletech (adorava jogar no computador os vários MechWarriors dos anos 90), os mechs humanóides bem estilizados vindos do animé ou do manga nunca me atraíram grandemente.
Este conjunto entra bastante bem no segundo grupo e por isso entro novamente de nariz torcido para um review. Será que vai acontecer o mesmo que na análise anterior?
Em termos de peças devo referir que um PPP de pouco mais de sete cêntimos é bastante interessante para este tema. Claro que existem imensas peças minúsculas, mas a verdade é que é bem compensado pelo facto de existir uma boa variedade de peças interessantes bem como estar bastante bem fornecido em termos de peças não tão vulgares. Como vem sendo habitual, consultem o vídeo “Abrir e Montar” que está no fim do artigo para verem as peças que destaco ao longo de cada uma das fases. A verdade é que os tons utilizados neste conjunto são bem mais da minha preferência o que animou logo as coisas. Lingotes em branco e em dourado com fartura, wedges e tiles de várias cores e, não devo deixar de referir, boa variedade de peça em sand-blue.
Os minifigs apesar de bem peculiares, não lhes consigo dar grande destaque. Sim, temos direito a mais um dourado versão limitada.
Passando uma vista geral às peças, chegamos ao ponto onde os mechs conseguem ser bastante positivos, a experiência de construção. A verdade é que a presença de articulações como o cuidado estético para que tudo fique bonitinho no fim, proporcionam soluções bem interessantes que tornam a construção entusiasmante. Este set não foge a isso. A longo das seis fases temos vários momentos que são em espelho (então a das pernas..), no entanto como a construção envolve tantas orientações e várias articulações, não chega a ser cansativa. Aliás, há umas semanas construí três mechs do filme Ninjago (não, não fiz o review) e sinceramente este bate todos.. Principalmente porque é mais pequenino e também por utilizar algumas técnicas diferentes. Uma das técnicas que vai ficar para a memória é a articulação do joelho onde a parte de trás está simplesmente incrível.
A construção resulta num desenho que apesar de não ser o meu estilo, está muito, muito bom. O aspecto humanóide está perfeito e muito próximo daquilo que me habituei a ver nos mangas. Gosto particularmente do esquema de cores onde o branco sobressai de um núcleo mais escuro. A posição do piloto é a habitual apesar de achar que fica demasiado exposto. As articulações permitem várias posições no entanto acho que os tornozelos fiquem um pouco frouxos o que por vezes resulta em que o mech tombe um pouco, mas sem cair.
Ahh, não esquecer que este set tem provavelmente a melhor parte de trás que já vi num mech LEGO.
Apesar dos inimigos estarem fracamente representados (na versão original, o 70737 Titan Mech Battle, estavam representados dois mechs), existem bastantes possibilidades de brincadeira. Claro que para isso ajuda o próprio mech, já que facilmente arranjam-se inimigos mais poderosos para ele combater. Sim, não consigo ver uma criança a ter uma brincadeira mais pacifista com um mech deste género...
As Peças 8/10 (selecção muito interessante)
A Construção 9/10 (cheia de momentos bons)
O Desenho 9/10 (excelente)
Jogabilidade 7/10 (a esperada para um mech)
Surpreendentemente este foi o conjunto desta série (até agora) que mais me agradou. Digo isso porque não vou muito à bola com este tipo de mechs, mas o resultado é bastante interessante. Além de que traz uma boa variedade de peças e a construção é recheada de bons momentos.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)