Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Ninjago
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs: 372/2
Preço LEGO®: 29.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/71742-1/Overlord-Dragon
Chegamos então à última review desta série. A tarefa não poderia ter ficado mais difícil, avaliar um dragão construído com peças LEGO. É que sinceramente às vezes gosto muito do resultado atendendo à grande dificuldade que é recriar com peças LEGO um ser vivo, outras vezes detesto porque não consigo transportar a visão da construção para a visão de uma criatura viva. Qual será a minha opinião para este dragão em particular?
Primeiro devo referir que este conjunto não traz qualquer minifigura limitada apesar da presença de uma versão dourada do Lloyd. Além disso, segundo o Bricket este conjunto não é o “redux” de um mais antigo como acontece com os outros quatro sets analisados nesta série.
A construção do bicho é engraçada já que essencialmente estamos a construir de dentro para fora (como acontece em muitos sets technic) e não de baixo para cima como muitos conjuntos system. Além da utilização do SNOT para a introdução de vários detalhes há também a utilização desta técnica para aumentar a resistência do modelo. Forma bem mais interessante que o habitual travamento através de peças technic. No entanto, as peças technic estão lá. Pode não ser em grande quantidade como acontece noutros conjuntos, mas mesmo assim numa quantidade notória. Isto acontece compreensivelmente devido às articulações e para conseguir certas orientações. No fundo temos três fases de construção agradáveis, mesmo tendo em conta alguns momentos montar secções em espelho.
O resultado é.. Escuro. Mesmo que queira, não consigo deixar de não gostar de esquema de cores demasiado escuros nas construções LEGO. Não é só porque depois dificilmente utilizo as peças mas também talvez porque o brilho das peças é mais notório e dá um ar mais plástico/artificial à coisa. Ok, é mesmo uma esquisitice minha. Fora a escuridão (brilhante) que é o dragão, a verdade é que o resultado consegue ser maioritariamente proporcional e captar as formas gerais de um dragão (estranhamente europeu). Talvez as asas fiquem um pouco vazias com aquelas três espadas gigantes, mas no geral esse defeito não se nota muito. Fiquei mais descontente com as patas que parecem ser um pouco grandes em relação ao resto do dragão.
Por ser demasiado escuro o meu interesse pelas peças é limitado. Ok, há ali algumas bem interessantes mesmo sendo escuras e não me posso esquecer que o cinzento escuro é uma cor que até é fácil de utilizar. O preço por peça é de 8 cêntimos o que até é bastante aceitável para um conjunto Ninjago. Destaco algumas peças relativamente comuns em cores não tão comuns (roxo, azul escuro e dourado) e relembro que podem ver o vídeo “Abrir e Montar” que se encontra no final deste artigo onde eu refiro outras peças.
As brincadeiras possíveis com o dragão é mesmo pô-lo a voar de um lado para o outro (sim, porta-se bem quanto a isso) e simular umas lutas com o pequeno Lloyd. Estranhamente senti mais falta de um oponente à altura neste conjunto que nos anteriores (71738, 71737 e 71736). De qualquer forma tem um aspecto bem imponente para o preço que é e ficará bem em qualquer prateleira dedicada ao tema.
As Peças 7/10 (muito escuro)
A Construção 9/10 (rápida e bastante interessante)
O Desenho 7/10 (imponente, mas escuro)
Jogabilidade 7/10 (a esperada para um dragão dos maus)
Talvez o ponto que eu considero mais fraco (esquema de cor escura) é algo demasiado pessoal para pesar numa avaliação mais imparcial. No geral é um dragão com boa presença a um preço que eu considero justo.
Conclusão 7/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)