Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: LEGO 71759 Ninja Dragon Temple

por baixinho, em 27.05.22

71759 Ninja Dragon Temple (1)

Tema: Ninjago

Ano de Edição: 2022

Número de Peças/Minifigs: 161/4

Preço LEGO®: 40€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/71759-1/Ninja-Dragon-Temple

 

Chegou o momento de analisar aquele que se arrisca a ser o pior conjunto da série. A razão é simples, sou contra a forma como a LEGO encara estes 4+ onde premeia uma jogabilidade baseada no conflito e não na tal óptica de construção. Exactamente o contrário do que faz com o Classic e onde se aproxima perigosamente do que é a Playmobil.

71759 Ninja Dragon Temple (2)

Comecemos pelas peças onde é inevitável referir que o PPP está próximo dos 25 cêntimos. Sim, leram bem. 4 peças LEGO por 1 euro. Mesmo ignorando esse detalhe, há uma quantidade apreciável de peças que pela sua dimensão e especificidade pretensamente infantil, tornam-se de difícil utilização em MOCs. Sim, existem boas peças e até em cores interessantes, mas ao preço que ficam, mais vale ir comprá-las directamente no site da LEGO. Fiquei intrigado com a utilização de peças technic (sim, são apenas meia-dúzia) num conjunto que é direccionado para crianças de 4 anos…

71759 Ninja Dragon Temple (3)

A montagem é horrível. As 161 peças são colocadas ao longo de 4 livros (o que dá uma média de 40 peças por livro!) num formato que já tinha visto noutro conjunto 4+. De um lado temos uma página inteira com duas enormes mãos desenhadas e as peças que são necessárias. Do outro lado, mais uma página inteira para colocar as tais peças na construção. Mas desta vez temos um desenvolvimento intrigante. Do lado direito temos dois passos o que tornam as coisas mais confusas, já que as peças que recolhemos muitas vezes devem ser colocadas em sequência. Sim, tiramos 4 peças, colocamos 2 e só depois é que vamos colocar as outras duas por cima das anteriores. Mas então para que raios retiramos 4 peças e não duas, colocamos, mais duas e colocamos? Mistério. O constante virar páginas torna a construção aborrecida mesmo sendo curta, já que não conseguimos ter a sensação de algo fluído. Momentos wow? Nahh.

71759 Ninja Dragon Temple (4)

Quanto ao design, aquela espécie de dojo até tem a sua graça se esquecermos a mono-peças. O resto, dragão, moto, minicatapulta e rochedo com ninho, é melhor não alongar-me em grandes comentários. Como brinquedo de construção é fraco, a nível de design vai no mesmo caminho.

71759 Ninja Dragon Temple (5)

Jogabilidade. Ok, temos dois mauzões, temos dois heróis, temos o local para eles treinarem e aumentarem os seus “poderes” depois do fracasso do primeiro confronto e pronto. Desmontar para construir outra coisa qualquer? Não, isso não está nos planos.

Ahh, não falei dos minifigs. São curtidos :D

As Peças 3/10 (demasiado caro para pensar sequer em ver coisas interessantes)

A Construção 2/10 (4 longos livros de instruções para 160 peças)

O Desenho 5/10 (cumpre os mínimos)

Jogabilidade 2/10 (muito conflito e pouca construção)

71759 Ninja Dragon Temple (6)

Cada vez mais acho que a LEGO vai no caminho errado nestes conjuntos 4+. Este set não tem qualquer potencial como brinquedo de construção mas sim como “brinquedo que requer construção”. Para isso temos a playmobil e é pena, já que a LEGO faz um excelente trabalho com a linha Classic.

Conclusão 3/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:41



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog