Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: NinjaGo
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 279/3
Preço LEGO®: 30€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/71763-1/Lloyd-s-Race-Car-EVO
Este é o primeiro de seis reviews que vou fazer sobre os conjuntos da nova vaga de NinjaGo. Por pouco falho a totalidade dos 8 sets previstos deste tema para Janeiro de 2022.
Apesar de ter ficado relativamente agradado com as vagas do ano passado (analisei uma boa parte de duas das três vagas), a primeira impressão que tenho desta vaga não é a melhor. Claro que essa impressão foi obtida por uma vista geral nas caixas e, provavelmente, irá modificar-se consoante vou analisando os conjuntos que tenho.
Invulgarmente desta vez vou falar da caixa. Apesar de achar piada ao aspecto comics da frente, acho que não dá uma leitura clara do que realmente a caixa contém. Mas o que mais me intrigou foi a traseira onde o set é mostrado em vários estágios de montagem com as legendas “Sobe de nível para completar a missão”; “Cruzeiro”; “Aceleração” e “Aceleração”. Sim, esta última aparece duas vezes. Só depois de montar o conjunto é que percebi o que isto tudo significava, mas deixo isso mais para a frente.
No momento que fiz o vídeo e esta review, a informação no BrickSet não era muita. Portanto, sem uma bengala fundamental das minhas análises há algumas coisas que não vou abordar.
Em termos de peças começo por dizer que o PPP de 10,75 cêntimos é mais ou menos o que começo a esperar nestes conjuntos mais pequenos do tema NinjaGo. Não é um set licenciado, mas acredito que a quantidade de peças exclusivas do tema fazem que a produção seja um pouco mais cara. Há algumas peças novas (armas) e várias outras que tem o seu interessante. Mas numa apreciação global, nada que me chame grandemente a atenção. Aliás, confesso que o que me chamou a atenção foi uma das minifigs dos “maus”, não por si própria, mas por aparecer em todos os conjuntos que recebi. Yeah, vou ter um exército de seis homem-cobra laranjas mais ou menos iguais!
O livro de instruções tem 128 páginas, todas com um fundo num tom próximo ao de pele (de um caucasiano, ok) que fica muito agradável e, penso eu, facilita a leitura dos passos. A construção está dividida em 4 fases, sendo que no final da segunda, terceira e quarta “subimos de nível”. Mas o que é isso de “subir de nível”?
Basicamente no final de cada nível a construção está preparada para servir de cenário para uma aventura. Ao longo da construção, a aventura, o modelo e os personagens vão evoluindo. Acredito que isto tenha sido feito para tornar a construção divertida, mas sinceramente, não vejo a existência dessa necessidade. A construção é simples e rápida (cada um destes passos demorou em média 60% do tempo que demoro noutros sets) e estas “paragens” só fazem com que haja uma quebra no processo. Claro que percebo que as crianças de hoje em dia não conseguem estar numa mesma tarefa durante muito tempo e isso pode explicar a introdução deste mecanismo. No entanto eu vejo essa incapacidade das crianças de hoje como um problema que deve ser resolvido e não deve ser encarado como algo que não se deve combater.
Depois da construção completa e termos obtido a bandeira de reconhecimento, o conjunto é aquilo que se espera de um veículo NinjaGo. Construção robusta, vários ornamentos para lhe dar um ar “ninja” e sempre algo para disparar. Há tanta coisa assim no tema que já me causam alguns bocejos, exactamente como acontece com Star Wars.
As Peças 7/10 (nada memorável)
A Construção 6/10 (linear com uma tentativa de níveis que simplesmente não me convence)
O Desenho 8/10 (o esperado, mas cumpre)
Jogabilidade 8/10 (a esperada, mas também cumpre)
O maior problema deste conjunto é que é mais do mesmo, apenas com a inovação de subir de nível conforme vamos construindo, processo que não me convenceu. De resto, cumpre na perfeição a sua missão.
Conclusão 7/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)