Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: NinjaGo
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 1394/8
Preço LEGO®: 100€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/71767-1/Ninja-Dojo-Temple
O quinto conjunto desta série é também aquele que mais curiosidade me despertou quando as imagens desta vaga foram conhecidas. Não sou muito fã da amálgama que o tema NinjaGo se tornou, mas gosto quando, de certa forma, regressam às origens.
A primeira nota está para o preço do conjunto. 100 euros para uma caixa relativamente grande e com quase 1400 peças? Hum, isto tem tudo para valer a pena! São pouco mais de 7 cêntimos por cada peça e nesta vaga isso é um feito. Mas o melhor em relação às peças nem foi isso. Foi o facto que sempre que abria uma nova saqueta, ficava ainda mais agradado com a seleção de peças que se espalhavam à minha frente. A proporção de peças básicas (mais) e peças específicas (menos) era a ideal, as cores utilizadas eram quase todas do meu agrado e fiquei com a sensação que a grande maior parte delas facilmente iriam para as minhas construções originais. Isto se andasse com tempo para as fazer :)
Além disso gostei da presença de algumas peças novas (para a minha colecção), o que pode causar alguma admiração para quem me conhece. Fiquei agradado porque eram peças que posso considerar de básicas, que preenchem lacunas na LEGO e que, talvez principalmente, tem tudo para serem utilizadas por mim com regularidade. Tem também uma variedade de peças raras e incomuns muito interessantes. Várias delas não tinha nenhum exemplar no meu stock ou eram escassas. Quando desmontar este conjunto, fico com a certeza que vou ficar com uma melhor colecção de peças. É daquelas alturas em que ter vontade de desmontar um set é um sinal de apreço para o próprio set!
Em termos de minifigs a seleção é a habitual neste tipo de conjuntos. Temos a qualidade habitual nas impressões e formas, acessórios bestiais e a presença da Pixal, personagem que não teve direito a tantas aparições como isso.
A construção é dividida em 12 fases, todas elas relativamente curtas e com uma quantidade de peças que diria na média. Ignorando as minifigs, a primeira fase é o ariete motorizado dos malvados homens (bem, na verdade, minifigs) cobra; depois passamos para o pequeno mech do Kai e só na terceira fase é que chegamos ao dojo. São nove as fases que dedicamos ao dojo e posso dizer que passaram num instante. Apesar de termos uma ou outra zona repetida e apesar de não ser propriamente uma maravilha de técnicas ousadas, a verdade é que a construção é deliciosa. A quantidade de formas diferentes, de zonas alternadas e detalhes interessantes faz com que este set seja uma excelente experiência de construção tendo em conta que é direccionado para os mais novos. Além disso a construção é intercalada entre vários detalhes o que faz com que o “levantar paredes” nunca se torne numa tarefa chata. A décima-segunda fase é dedicada ao pequeno acrescento lateral e respectiva ponte de ligação.
O resultado final é completamente do meu agrado. O dojo tem um aspecto fantasioso qb onde não são esquecidos detalhes realistas. Existem vários pormenores que o tornam bastante jogável e até arrisco dizer que algumas coisas giras ficam tão escondidas que depois não vão chegar a ser utilizadas. Claro que a construção com a traseira aberta não é propriamente do meu agrado, mas facilita imenso a brincadeiras dos mais novos. Adorei a forma como é alcançada uma dimensão considerável para esta faixa de preço sem se recorrer a peças demasiado grandes (as POOP como se falou no último do podcast Conversas em Construção).
Quanto à jogabilidade, temos um templo recheado de locais de brincadeira, apesar de a maior parte deles serem demasiado pequenos para os meus dedos. Depois temos os mauzinhos que acrescentam as habituais possibilidades de aventura.
As Peças 10/10 (excelente variedade e preço)
A Construção 9/10 (agradável de princípio ao fim)
O Desenho 9/10 (templo bastante identificável recheado de vários detalhes )
Jogabilidade 9/10 (oferecer o potencial de jogabilidade habitual)
Este é um excelente conjunto LEGO. Excelente variedade e distribuição de peças, experiência de construção muito boa que resulta num design interessante e com um grande potencial de brincadeira.
Conclusão 9/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)