Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Star Wars
Ano de Edição: 2020
Número de Peças/Minifigs: 3187/21
Preço LEGO®: 349.99€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/75290-1/Mos-Eisley-Cantina
Para a minha geração o primeiro filme da Guerra das Estrelas (sim, estou a falar do Episódio IV) é provavelmente o mais marcante. A mistura de ficção científica com western pontilhado com algum humor e indícios de uma história que se entrevia épica eram mais que suficientes para despertar emoções. Lembro-me perfeitamente de o ver numa sessão de filmes na escola, numa qualquer festa de natal, onde eu e os meus colegas ficamos completamente vidrados e serviu de mote de conversa nos dias seguintes.
E nos anos seguintes.
Apesar de não ter sido tema de conversa na altura, aquela malfadada Mos Eisley Cantina serviu para criar um certo ambiente que nos mostrou como era aquela parte da galáxia. Arruaceiros, caçadores de recompensas e biscateiros juntavam-se a uma enorme massa de pessoas que apenas conseguiam sobreviver. Era esta a vida na periferia do império.
Não foi sempre assim?
Mas voltando ao que interessa, será que esta quarta encarnação na LEGO da Mos Eisley Cantina valerá a pena?
Primeiro estou a ser injusto, as primeiras três versões da Mos Eisley Cantina (4501 de 2004, 75052 de 2014 e 75205 de 2018) nunca tiveram a pretensão de se dirigirem a um público mais velho.. Bem, pelo menos claramente. Por isso eram de dimensões relativamente menores e centraram as atenções no duelo do Han Solo e do Greedo. A versão deste ano vai mais além. Muito mais além.
Mas antes de dedicarmos a atenção à cantina em si, vamos dar uma vista de olhos nas peças e na experiência de construção.
11 cêntimos a peça pode parecer razoável tendo em conta que estamos perante um conjunto desta dimensão, ser um tema licenciado e estar pejado de minifigs, várias delas exclusivas. No entanto após o construir fiquei algo… não sei o quê. É que o set tem grandes quantidades de peças básicas, a maior parte delas em tan. Assim fico com a impressão que a quase totalidade das peças não merecem um valor assim tão alto. Sim, existem várias peças exclusivas (muitas delas nem vêm assinaladas no Brickset) mas mesmo assim a impressão que ficou foi mesmo essa. Um PPP algo caro para a quantidade e, talvez principalmente, para aquela variedade de peças.
Analisando as peças a primeira coisa que se observa, como referi acima, é que este conjunto é um verdadeiro pack de peças tan. Imensas e com uma variedade bastante interessante onde, em termos de quantidades, imperam as peças mais básicas mas sem deixar de aparecer umas quantas mais específicas. De notar que a presença do dark-tan, lbg e castanho é apreciável. Como gosto muito dessas cores, quando o desfizer vai tornar-se um importante reforço no meu stock de peças.
Apesar de muitas vezes não referir as minifigs nas minhas análises, a verdade é que neste set são incontornáveis. Em termos de qualidade são bestiais. Ok, o pessoal pode reclamar que não estão todos os personagens. No entanto acho que são uma boa selecção. Sim, mesmo para mim que não ligo muito a colecção de minifigs penso que a grande maior parte deles serão excelentes para habitarem cenários dos meus MOCs mais fantasiosos. Até fico com pena de não ter várias unidades de alguns deles.
Mas se nas peças até fico relativamente satisfeito, não consigo ter esse grau de satisfação quanto à experiência de construção. Talvez isso aconteça porque fiquei deliciado com a construção do 21318 Tree House do mesmo designer, o César “CesBrick” Soares, e, comparando, achei este com vários pontos relativamente enfadonhos. Não quer dizer com isto que não existem técnicas interessantes e pontos com um bom wow factor. No entanto penso que não foram suficientes para tornar interessante uma construção que se arrasta por dezoito fases. Penso que a dimensão e o próprio modelo original proporcionaram este resultado.
É que a ideia da LEGO seria fazer uma cantina completa e, segundo os blueprints que andam pela net, ficou muito perto disso acontecer. Tendo em conta as limitações das peças LEGO e, principalmente, da produção de sets, não poderia esperar muito melhor do que este set. Por isso não é difícil de prever que este é uma versão definitiva da LEGO para a Cantina. Pelo menos durante um bom par de anos até achar-se que comercialmente vale a pena revisitar este local.
Portanto em termos de design o César conseguiu aproximar-se muito da versão original e até colocar uns pequenos acrescentos que valorizam e enquadram melhor a Cantina. Sim, estou a falar daquelas pequenas habitações/lojas que não ficam para a memória e daquelas duas naves em que uma delas já fica para a memória. No entanto e talvez devido à experiência de construção, não consegui ficar fã do resultado final. É um bom set e extremamente fiel mas acho que lhe faltam técnicas rebuscadas para chegar à excelência como set LEGO 18+.
Quanto à jogabilidade, fica perfeito numa mesa (ou prateleira larga) e dispõe de algumas dobradiças para aceder/mostrar os interiores. Para os mais novos que sejam fãs deste filme é capaz de ser uma perdição, já que se configura como um excelente cenário para repetir aquela parte da história além de que a presença de mais de uma vintena de minifigs permitem a criação de mil e uma histórias!
Vídeo de análise no fim.
As Peças 8/10 (pack de peças tan com uma montanha de minifigs interessantes)
A Construção 7/10 (decente mas sem ficar na memória)
O Desenho 8/10 (muito fiel ao original, mas sem impressionar)
Jogabilidade 9/10 (fica bem em exposição e é capaz de gerar maravilhas nas mãos de um miúdo fã do filme)
Obrigatório para os fãs de Star Wars, especialmente do filme original. É provavelmente o melhor conjunto Star Wars de sempre que não é um veículo. No entanto pode ser desinteressante para não fãs da saga espacial ou da cor tan.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)