Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Harry Potter
Ano de Edição: 2019
Número de Peças/Minifigs: 922/8
Preço LEGO®: 100€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/75948-1/Hogwarts-Clock-Tower
Segundo o Brickset, a disponibilidade deste conjunto termina no final deste ano, portanto fica aqui o alerta, antes mesmo de mostrar a minha opinião sobre o mesmo.
São 922 peças e 8 minifigs (5 exclusivas, segundo o incontornável Brickset) o que faz com que tenha um PPP de quase 11 cêntimos. Não é o melhor negócio, mas tendo em conta a média geral dos temas licenciados, até considero que poderia ser pior. Quanto às peças o que mais me agrada é o volume e esquema de cores que sobressai do monte de peças que resulta deste set. São imensos os bricks (alguns deles modificados) em tan, medium nougat e dark tan o que me faz salivar ao pensar em que um dia vou desmontar isto para peças. Espreitem aqui para ver o que gosto de fazer com este tipo de cores. Além disso temos um bom sortido de janelas, arcos, slopes, plates, etc para criar um efeito de “eu posso utilizar quase tudo daqui” que é habitual nesta série de sets. Também há direito a algumas peças raras onde destaco as peças impressas com os relógios, peças que consigo transportar logo para um ambiente steampunk.
As 8 minifiguras tem a habitual qualidade das impressões LEGO onde destaco a Fleur Delacour e o Albus Dumbledore em trajes únicos. Apesar da Hermione estar relativamente diferente, não fiquei inteiramente satisfeito com a solução encontrada para as pernas.
A montagem do conjunto é dividida em 6 fases e desenrolou-se ao longo das 176 páginas do livro de instruções. Como é hábito nesta série de conjuntos, a maior parte da construção é relativamente simples apesar de nunca haver a sensação que estamos a empilhar tijolos para construir paredes. Essa tarefa é tão diluída entre os detalhes que quando damos por ela, temos mais um andar completo. Consigo destacar a construção das mesas, da zona de dança, relógio e é sempre giro ver os telhados a baterem certinho. Ao construir fiquei algo surpreso pela presença de algo que julgo que é uma enfermaria, o que em conjunto com o relógio, faz-me pensar que este conjunto tem detalhes redundantes com o 76398 Hogwarts Hospital Wing.
O resultado é o habitual onde as atenções vão para a traseira aberta mas onde a fachada não desilude. Adorei o detalhe da zona de dança, do pequeno escritório e da pequena enfermaria. Na fachada o janelão por baixo do relógio, o próprio relógio e os telhados dão o charme necessário à construção, mas sem causar grande admiração.
É na jogabilidade que este conjunto brilha. São 8 as minifiguras e algumas divisões de um castelo que promete ser um bom cenário de aventuras. Não é necessário conhecer as histórias do orfãozinho para perceber algumas nuances desta ala do castelo e criar as próprias histórias. Presencio isso mesmo com o meu filho que farta-se brincar com os vários conjuntos deste sistema e não conhece nem os filmes nem os livros do Harry Potter. Aliás, apenas conhece alguns nomes e que existe muita magia na história. Claro que se apenas esta ala é um excelente brinquedo, juntando outros conjuntos do sistema a coisa ainda ganha mais vida.
As Peças 9/10 (boa variedade de peças)
A Construção 7/10 (sem grandes surpresas, mas agradável)
O Desenho 7/10 (cumpre e é interessante nos interiores)
Jogabilidade 10/10 (excelente para criar ou imitar aventuras)
Este sistema de criar as várias alas do castelo de Hogwarts através de um sistema modular é excelente e resulta na perfeição quando o intuito é brincar. Este conjunto representa bastante bem este sistema.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)