Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review: LEGO 75969 Hogwarts Astronomy Tower

por baixinho, em 29.07.22

75969 Hogwarts Astronomy Tower (1)

Tema: Harry Potter

Ano de Edição: 2020

Número de Peças/Minifigs: 971/8

Preço LEGO®: 100€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/75969-1/Hogwarts-Astronomy-Tower

 

Para mim a grande surpresa da construção dos sets Harry Potter de Junho deste ano foram as secções do Castelo de Hogwarts. Montei dois (o 76402 Hogwarts: Dumbledore's Office e o 76401 Hogwarts Courtyard: Sirius's Rescue) e imediatamente cheguei à conclusão que estava a passar ao lado de uma linha muito interessante. Tratei de arranjar mais três e este é o primeiro deles.

75969 Hogwarts Astronomy Tower (2)

A seleção de peças é muito boa tendo em conta que a maior parte delas são em tan (ou noutras cores próximas) e são básicas. A distribuição que considero ideal com muitos bricks para construir e algumas peças específicas para aprimorar as construções. Fora alguns componentes das minifigs, não há peças exclusivas e até a grande maioria até são relativamente comuns. No entanto acho que isso não é tão relevante como poderia ser, já que a utilidade delas é bastante boa. Mesmo assim destaco as 16 unidades do brick 1x2 modificado com aspecto de tijolos em medium nougat (4656783), as 10 unidades da janela em lattice 1x2 (6234994) com as respectivas molduras em castanho (4595814) e por fim as insuspeitas 8 unidades do stick em sand green (6233298). No fundo, uma boa selecção para construir edifícios, sejam castelos ou não.

75969 Hogwarts Astronomy Tower (3)

75969 Hogwarts Astronomy Tower (4)

Quanto às minifigs, segundo o Brickset, todas as 8 são exclusivas (algo corriqueiro nos tempos de hoje) e adoro-as, já que os componentes facilmente são utilizáveis por mim. Sim, acho que me vou render à utilização das cabeças (e mãos) em flesh.

75969 Hogwarts Astronomy Tower (5)

75969 Hogwarts Astronomy Tower (6)

O livro de instruções tem 172 páginas e divide a construção em 6 fases. A primeira é dedicada à pequena estufa que tem a particularidade de ter o telhado solto e que apesar de diminuta, tem um aspecto giro. O dark orange ajuda e muito! Para a segunda e terceira fase a construção incide numa ala que me parece ser uma entrada secundário do castelo. Construção sem nada a apontar e apesar de ter alguns ornamentos exteriores, o destaque vai para os interiores com detalhes simples mas que introduzem algum colorido. Sim, que talvez um dos grandes defeitos deste sistema é o abuso do tan que os designers tentam disfarçar com apontamentos de outras cores próximas. Esse efeito é notório nas fachadas já que os interiores são bem coloridos com a introdução de imensos detalhes. Mas voltando a este set, as últimas três fases são dedicadas à torre propriamente dita. Curiosamente existem várias falhas na página cinco do livro de instruções onde são ilustradas estas três fases, falhas que mais tarde são novamente repetidas no início de cada uma delas. Basicamente o que é mostrado não é bem o que é feito :). Mas fora isso a construção é extremamente agradável onde vemos uma estrutura a crescer rapidamente com recurso a muitas peças e não através de grandes painéis (apesar de existirem dois na construção). Há algum SNOT, algumas soluções engenhosas, mas tudo relativamente simples mas que resulta no bloco bem giro. Destaque para as grandes janelas em curva, para o telescópio e, claro, para a esfera armilar.

75969 Hogwarts Astronomy Tower (7)

Quanto à jogabilidade não se pode pedir muito mais. Oito figuras com vários locais para interagirem já seria suficiente para algumas aventuras. A isso temos que adicionar o próprio universo Harry Potter (que apesar de não ser apreciador, reconheco-lhe alguma qualidade), a possibilidade de juntar outras secções do castelo e, talvez a mais importante, um sistema que é simples de melhorar e até replicar com novas secções originais.

As Peças 9/10 (variedade interessante a um preço justo)

A Construção 8/10 (agradável com vários detalhes interessantes)

O Desenho 8/10 (simples mas eficaz)

Jogabilidade 9/10 (bom potencial que poderá ser ainda maior com outros sets do sistema)

75969 Hogwarts Astronomy Tower (8)

Cada vez mais sinto que este sistema do Castelo Hogwarts é das melhores coisas que a LEGO fez nos últimos anos para crianças. Boa modularidade, blocos giros, bom potencial de jogabilidade e excelente para servir de base para criações originais.

Conclusão 9/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:56



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog