Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Harry Potter
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs: 597/1
Preço LEGO®: 40€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/76394-1
Este foi o segundo animal alado que a LEGO editou e está a ser o terceiro que analiso. Presumo que o primeiro (o 75979 Hedwig) tenho tido o seu sucesso, mas julgo que os seguintes não tenham chegado ao mesmo patamar e sinceramente não sei se a LEGO vai continuar com esta série. Também não me estou a lembrar qual seria o animal a ser representado desta vez, mas confesso que não sou propriamente um especialista neste universo de feiticeiros. Talvez algo dos filmes/livros spin-off.
Como acontece com a coruja branca e o dragão húngaro, o preço por peça é muito atraente. Menos de 7 cêntimos num conjunto licenciado é sempre de arregalar o olho. Talvez ajude a justificar este baixo preço o facto de haver muitas peças pequenas, mas a verdade é que o resultado final tem uma dimensão interessante. Em termos de peças e ignorando as peças impressas e de minifigs, temos as exclusivas 4 unidades da slope de cume 2x4 em castanho (6358108) e a interessante 6349633, mas que duvido que seja muito útil sozinha. Estranhamente também gostei das 4 unidades da 6349623 em dourado (desculpem não descrever, mas em algumas peças não sei como o poderia fazer), das muitas unidades das tiles quartos de pizza em vermelho, dark orange e laranja e por fim a quantidade apreciável de plates modificadas para permitir SNOT. O resto é uma selecção interessante onde não faltam várias plates wedges, tiles e, como não poderia deixar de ser, peças technic. Não muitas.
A construção é quase uma cópia da Hedwig havendo até algumas secções em que apenas muda a cor. Mesmo tendo construído a Hedwig há apenas um mês, não senti qualquer cansaço já que a construção é bem interessante misturando algumas técnicas mais elementares com boas explorações da geometria LEGO e com um cheirinho de technic para permitir o movimento das asas.
É mesmo esse movimento o ponto chave deste set e dos restantes da linha. O Wes Talbot (o designer dos três) criou uma fórmula de sucesso e agora há que “espremer” a vaca ao máximo. Pessoalmente não me importo já que o efeito é bastante giro e, agora que tenho os três, posso afirmar que juntos ficam mais giros.
Em termos de design o Fawkes está brilhantemente representado e é instantaneamente reconhecível. Gosto especialmente do efeito das penas conseguido ora com tiles quartos de pizza, ora com recurso a pequenas secções de peças que parecem ter saído directamente do Hedwig apenas com uma pequena re-colorização. Gostei também da cabeça que está bastante proporcional e utiliza poucas peças para o efeito conseguido.
Jogabilidade? Fica tão bem na estante que não é preciso mexer muito com no bicho.
As Peças 8/10 (variedade interessante a bom preço)
A Construção 8/10 (proporciona uma boa experiência)
O Desenho 9/10 (engenhosamente bonito)
Jogabilidade 9/10 (ficará bem em qualquer prateleira de um aficionado)
Para quem já construiu alguns dos outros animais alados, pode sentir bastantes parecenças. Mas acho que o público alvo não se importa muito com isso e quer é expor os três juntos. O Fawkes está muito bem representado e o preço é bastante bom para o que se recebe.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)