Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Harry Potter
Ano de Edição: 2022
Número de Peças/Minifigs: 345/3
Preço LEGO®: 50€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/76401-1/Hogwarts-Courtyard-Sirius-s-Rescue
Aqui está o meu primeiro set de módulos para o castelo de Hogwarts. Sim, já deixei escapar muitos (não dá para ter tudo), mas isso não diminuiu a minha curiosidade neste sistema. Aliás, este sistema até nem é propriamente uma novidade, já que na primeira encarnação do tema a LEGO fez algo muito semelhante mas, a meu ver, com piores resultados. Cheguei a ter dois ou três sets na altura e, apesar de ter uma boa selecção de peças para a altura, achava-os muito básicos e blocky. Será que era o que era possível na altura? Não vou responder a essa pergunta, mas vou tentar responder se o actual sistema é bom.
A construção deste conjunto é dividida em apenas 3 fases e cada uma delas trata de uma secção bem distinta desta parte do castelo. O engraçado é que fora a cela do prisioneiro e da escadaria em caracol, eu não consigo precisar realmente quais são as funções das divisões. Melhor, ficam ao cargo da imaginação :D.
A construção é bastante linear e sem grandes segredos ou momentos wow. No entanto está longe de ser aborrecida já que é bastante variada e possui vários detalhes simples mas que conseguem embelezar cada um dos módulos. Por falar nos módulos, são estruturas simples que neste caso tem uma área de 8x8 e tem bricks technic em locais chave que possibilitam a conexão com outros módulos. É possível também empilhálos. Um cuidado que a LEGO teve em relação à versão antiga é que este módulos são mais “leves”. Quando digo leves não me refiro apenas à utilização de menos peças mas também da forma como deixam áreas abertas (em qualquer uma das faces) para facilitar o acesso mas também para não ficarem com os interiores demasiado escuros. A única coisa que me posso queixar em relação à construção é que é demasiado rápida para um conjunto de 50€.
Daí também vamos para a minha principal preocupação em relação às peças, o preço. O PPP está nos 14,5 cêntimos e além disso o volume não é assim para o considerável e ainda temos o detalhe da “leveza” dos módulos. Tudo isso contribui para a sensação de “caro”, algo que só é esbatido porque eu adorei a variedade e distribuição de tipos das peças. É um excelente pack de peças e são poucas as que me levaram a torcer o sobrolho para descobrir algo que posso fazer com elas. Destaco as cores utilizadas, tan e dark tan nunca são demais, as velhas escadas em caracol numa cor nova e o grifo (não, não ia esquecer-me dele). As minifigs, como é hábito, são irrepreensíveis.
As Peças 8/10 (variedade excelente mas algo cara)
A Construção 7/10 (agradável mas se calhar demasiado rápida)
O Desenho 8/10 (bom sistema de modularidade)
Jogabilidade 9/10 (potencial excelente)
Com um aspecto bem simples mas com muito potencial de modularidade e jogabilidade, este set é mais um bocado de um castelo. Esse é mesmo o seu único ponto fraco, não parece inteiro.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)